Captação do conhecimento? Você está preparado para captar conhecimento?

Conteúdo

5/5 - (4 votos)

Captação do conhecimento

Em nosso post de hoje iremos dar continuidade à discussão sobre os níveis de conhecimento, com foco no primeiro nível que é a captação do conhecimento. Como ressaltamos no post anterior, a partir de uma sequência de textos, iremos refletir sobre como podemos nos emancipar por meio do conhecimento.

Como temos visto, este processo não é fácil, pois envolve a busca não apenas por aquele conhecimento geral e de senso comum, mas por aquele significativo, que promove reflexões profundas sobre quaisquer assuntos.

Nesse contexto, para se chegar nos demais níveis, é necessário que adotemos uma postura diferente do habitual, isto é, que saiamos da zona de conforto. É preciso que estejamos dispostos a migrar desse conhecimento geral e básico para algo maior.Captação do conhecimento Dito isso, iremos conversar hoje sobre o primeiro nível do conhecimento que você precisa atingir nessa jornada. Estamos nos referindo à etapa da captação do conhecimento.

Dualidade do conhecimento

Antes que possamos discutir sobre o processo de captação do conhecimento, é essencial que você saiba sobre a dualidade inerente ao conhecimento. Quando falamos sobre conhecimento podemos dizer que todas as pessoas possuem algum, mesmo que ele seja superficial.

Ou seja, todas as pessoas sabem algo a respeito de alguma coisa, pois por meio das atividades que praticam em seus dia-a-dias, sempre estão tendo contato com algum tipo de conhecimento que é manifestado à medida em que interagem com os outros indivíduos.

Contudo, a dualidade existente sobre esse fato aponta que ao mesmo tempo em que afirmamos que todas as pessoas conhecem alguma coisa a respeito de algo, nem todas elas estão preparadas para ter esse conhecimento. Tendo isso em mente, podemos iniciar a nossa conversa ao longo deste post.

O primeiro nível do conhecimento

O primeiro nível é a captação do conhecimento. A captação ocorre a partir do momento em que temos contato com um determinado conhecimento e passamos a conhecê-lo, porém de maneira não tão profunda.O primeiro nível do conhecimento

Por exemplo, todos nós, de alguma forma, conhecemos e reconhecemos nossos familiares, nossas casas (onde estão localizadas), nossas roupas, dentre outros. O próprio ambiente ao nosso entorno promove esse tipo contato com o conhecimento mais superficial.

Nesse contexto, tudo aquilo que temos contato, se refletido, pode ser captado. E, para que possamos aprofundar esse conhecimento superficial é necessário que mudemos a nossa postura em relação ao que captamos e passemos a estudar e a refletir sobre ele.

Embora essa não seja uma tarefa tão simples assim, se você está lendo esse post, com toda a certeza está disposto a mudar de postura e a chegar no tão sonhado nível dois do conhecimento, o da compreensão [acesse ao post].

Porém, para que a aquisição do conhecimento seja completa, começaremos refletindo um pouco sobre o primeiro nível. Logo, antes de qualquer coisa, cabe a nós te perguntar: Você está preparado para ter o conhecimento?

Você está preparado para ter o conhecimento?

A fim de que possamos nos emancipar, é preciso que busquemos pelo conhecimento profundo sobre as diversas áreas da vida humana. E para que possamos conquistar esse conhecimento profundo é preciso que estejamos preparados e dispostos a mudar de postura.

Nesse sentido, podemos afirmar que o dualismo é inerente ao conhecimento, pois todas as pessoas possuem algum tipo de conhecimento, entretanto, não são todas as pessoas que estão prontas para captar esse conhecimento e aprofundá-lo.

Ou seja, nem todos estão preparados para passar para o próximo estágio. Nesse contexto, reflita se você está preparado para ter esse conhecimento. À medida em que você se tornar capaz de refletir sobre isso, passará para o segundo estágio.

Dito isso, podemos compreender quais são os passos que você deve seguir para que esteja apto a captar esse conhecimento.

Como eu posso captar o conhecimento?

A primeira coisa que você deve saber é que o conhecimento está em tudo e em qualquer lugar. E para que ele possa ser captado, é preciso que você adote uma atitude reflexiva. É essencial que você olhe ao seu redor e busque compreender o porquê das coisas.Como eu posso captar o conhecimento

Analise: por que você se relaciona com uma pessoa x? Por que você está trabalhando em uma empresa y? Por que está inserido em uma certa escola? Por que está em uma universidade z? Por que escolheu certas pessoas para serem os seus amigos? Por que você está nesse trabalho se não está contente com o salário?

Por que você mora nessa casa específica? Por que os móveis estão dispostos assim? Ou, por que você se veste dessa forma? Saiba que todas essas questões devem ser refletidas com cuidado.

A importância da reflexão

Embora haja uma literatura ampla que forneça respostas para muitas indagações elementares da vida humana, a melhor resposta para essas perguntas apenas pode advir de você mesmo, pois ninguém conhece você melhor do que si mesmo.

Esse exercício é de vital importância porque você começará a compreender a importância de se ter uma resposta detalhada para cada um desses assuntos que afetam a sua vida diária.A importância da reflexão

Você verá que tudo aquilo que está ao seu redor diz respeito a manifestação de algum tipo de conhecimento, pois existe um porquê para cada uma das coisas que acontecem com você ao longo de sua jornada de vida.

Por exemplo, existe um porquê de você morar nessa casa, de ter escolhido residir em um bairro específico, de ter escolhido por esses móveis e tê-lo disposto dessa forma específica, e de morar ou não com essas pessoas.

Enfim, cada aspecto que acontece em sua vida tem uma justificativa. Posto isso, será essa capacidade de refletir que fará com que você consiga compreender como funciona a captação do conhecimento, porém, para que chegue nesse estágio, é necessário ter a mente aberta e ser humilde.

Para captar o conhecimento é necessário humildade

Para que o conhecimento seja captado é necessário que haja reflexão, mas para que essa reflexão ocorra é preciso que você esteja disposto a entender um pouco mais sobre esses processos que afetam a sua vida diária.

É preciso que você tenha a mente aberta e é necessário que se tenha humildade.

A humildade é essencial, pois o ego inflado é o nosso maior inimigo, ele nos impede de aprender.

Dessa forma, quando trabalhamos o nosso ego, automaticamente, nos tornamos mais humildes e reflexivos sobre questões essenciais da vida humana, como o porquê de morar em tal bairro, a escolha de certos relacionamentos, a forma como nos relacionamos com o nosso próprio eu etc.

O que acontece com as pessoas que não estão preparadas para o conhecimento?

As pessoas que não estão preparadas para lidar com o conhecimento vivem por viver e não possuem quaisquer propósitos de vida, pois vivem de maneira automática. A partir do momento em que você capta esta situação, consegue entender melhor cada aspecto de sua vida.

É uma forma de buscar compreender mais sobre si mesmo e sobre as relações que estabelece em sua vida. A capacidade de refletir sobre a sua vida torna você uma pessoa mais consciente acerca do que acontece em todos os momentos, e isso te permite entender mais a respeito de como você se relaciona com você mesmo, com os outros e como os outros se relacionam com você.

E isso é muito importante, pois, muitas vezes, por pensarmos de maneira automática e não refletirmos sobre esses aspectos, acabamos repetindo padrões e fórmulas. E sem esse conhecimento, assumimos situações das quais não temos nenhum controle, pois não captamos conhecimento, apenas repetimos.

Dito isso, sem captar o conhecimento, acabamos nos estagnando, o que restringe a nossa capacidade de agir

A captação do conhecimento exige autorresponsabilidade

Apenas conseguimos captar o conhecimento a partir do momento em que estamos dispostos a assumir uma postura mais responsiva quanto ao uso do saber. Por outro lado, captar conhecimento exige, de nós mesmos, uma mudança interna.

Sem ela, é impossível evoluirmos e migrarmos para o segundo nível, que é o nível da compreensão. De certa forma, a captação do conhecimento traz a auto responsabilidade sobre si e outras pessoas ao seu entorno.

Com isso, podemos citar um exemplo. Há milhares de pessoas em todo o globo que afirmam que conhecem a sua espiritualidade a fundo, mas, na verdade, na prática, isto não acontece.

Essas pessoas até frequentam igrejas, centros religiosos etc, entretanto quando são questionadas a respeito de algo relacionado a fé que seguem, elas não conseguem responder, pois não captaram nenhum conhecimento, uma vez que só copiaram padrões.

E isso acontece porque muitas dessas pessoas não estão prontas para a autorresponsabilidade que vem junto com a captação desse conhecimento.

A incapacidade de captar o conhecimento

Como mencionamos, diversas pessoas frequentam igrejas e acreditam que estão praticando a sua espiritualidade. Contudo, são indivíduos que não conseguem discutir sobre essa espiritualidade, pois, quando questionadas, apenas replicam fórmulas e padrões do senso comum.

São pessoas que não sabem responder as questões sobre esta importante temática, pois não são capazes de, antes de tudo, refletir sobre esta espiritualidade. Apenas copiam e reproduzem padrões que estão dando certo para outras pessoas, mas não significa que, ao menos, identificam-se com isto.

São indivíduos que ao menos captaram o conhecimento básico e geral sobre a espiritualidade. Isso ocorre em virtude do fato de que muitas pessoas não têm a mente aberta e permanecem estagnadas no mesmo lugar, incapazes, portanto, de captar o conhecimento.

Tire um tempo para refletir sobre o conhecimento captado

Nesse contexto, a fim de que você possa migrar para o segundo nível do conhecimento, que é o nível da compreensão, é de suma importância que você tire um tempo de sua agenda para refletir sobre o conhecimento com o qual teve contato, ou seja, que foi captado, pois se você não refletir sobre o conhecimento adquirido, não será capaz de fazer nada com ele.

É necessário que você reflita sobre ele para que tente dar o pontapé inicial rumo a uma atitude mais responsiva e não passiva no processo de aquisição do conhecimento.

Assim, antes de migrar para um conhecimento mais complexo, é necessário praticar esse exercício com aquele conhecimento vital à sua vida.

O conhecimento essencial

Livros, estudos e outras teorias irão te ajudar a entrar em um nível mais profundo de conhecimento, entretanto, antes disso, é necessário que você alcance o conhecimento essencial.

O conhecimento essencial é aquele conhecimento que te permite conhecer melhor a si mesmo e aqueles que estão ao seu entorno. Você é uma manifestação de uma junção de tudo aquilo que você conhece.Tire um tempo para refletir sobre o conhecimento captado

Todo conhecimento essencial que é adquirido por você ao longo de sua vida é refletido em suas atitudes diárias, à medida em que tem contato com as mais diversas pessoas.

Desse modo, para que você consiga captar esse conhecimento essencial que te permite compreender melhor como você se relaciona com os outros e como agir frente a certas situações, é necessário que você tenha a mente aberta e reflita a respeito dele.

Exercício: reflita sobre o que você conheceu hoje ao longo do dia

Ao término de seu dia, tire um tempo para refletir sobre todo o conhecimento com o qual teve contato nesse único dia.

Reflita sobre o que você aprendeu hoje, sobre o que as pessoas com as quais teve contato nesse único dia falaram, sobre as situações vivenciadas e experienciadas neste dia, se essas situações são repetidas, como se correspondesse a um ciclo vicioso, sobre o porquê e você se permitir continuar e viver nesse ciclo dia após dia, dentre outras questões elementares.

Toda situação promove algum tipo de aprendizado, porém, se você não reflete sobre elas, não será capaz de chegar a essa resposta, logo, não conseguirá migrar para o segundo nível do conhecimento.

Faça a si mesmo, diariamente, perguntas inteligentes e maduras para que possa refletir sobre o conhecimento adquirido. Iniciar esse exercício pode ser complexo, porém, questione-se sobre coisas simples, como sobre o porquê de assistir um certo programa, de ler livro x, como tem gastado seu tempo e organizado a sua agenda, dentre outras questões. Esse é um bom primeiro passo.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

[fc id=’7′][/fc]