Conteúdo

Avalie! post

O que você precisa saber para que possa compreender o conhecimento? Entenda o nível da compreensão!

Em nosso post de hoje iremos retomar as nossas discussões sobre os níveis do conhecimento.

Como destacamos em outros momentos, a fim de que você seja capaz de viver de uma melhor forma, é preciso que faça bom uso de todo o conhecimento que possui, o que implica em uma mudança de postura em toda a sua vida, pois, antes que consiga chegar ao nível da internalização (3º nível do conhecimento)

Terá que passar por outros dois níveis essenciais, o da captação e o da compreensão, sendo que tendo captado um determinado conhecimento, será necessário se aprofundar no mesmo para alcançar o nível da compressão e posteriormente da internalização.

Sendo assim, tudo começa com o processo de captação. Todos nós temos a capacidade de captar o conhecimento, porém, a forma como iremos lidar com ele faz com que cada pessoa tenha um nível de conhecimento muito distinto.

Aqueles que têm a capacidade de refletir sobre esse conhecimento já estão em um segundo nível, pois pensam sobre as informações que consomem ao longo de toda a sua vida. O terceiro nível, por sua vez, é o mais profundo.

É o nível da internalização, o que implica a capacidade de agir conforme esse conhecimento compreendido.

Os nossos parabéns a você que busca pelo conhecimento

Antes de iniciarmos a nossa conversa sobre a ação do conhecimento na vida de toda e qualquer pessoa, gostaríamos de lhe parabenizar. Se você está lendo esse post, com certeza está interessado em se tornar uma pessoa melhor.Os nossos parabéns a você que busca pelo conhecimento

Busca ser um indivíduo mais próspero, sábio e equilibrado. Além disso, ninguém nessa vida chega ao mundo sem que tenha uma jornada para cumprir. Todavia, a fim de que possamos caminhar rumo aos objetivos ligados a nossa jornada, é preciso que tenhamos conhecimento.

Dia a dia escalamos os degraus dos níveis do conhecimento. Diante disso, como discutimos sobre estes níveis, sabemos que o conhecimento é dividido em três. Logo, hoje, falaremos sobre o segundo, o da compreensão. Mas antes, iremos recapitular o primeiro nível, o da captação.

A captação do conhecimento

Para que você possa chegar ao nível da compreensão, é preciso que você passe pelo primeiro nível, o da captação. Para atingir esse nível, todo o conhecimento que pode lhe servir deve ser captado.

Entretanto, se você tem dúvidas sobre como esse conhecimento pode ser captado, não deixe de consultar o post que fizemos sobre esse assunto.A captação do conhecimento

O foco do post de hoje está em te ajudar a entender o que você precisa para compreender o conhecimento. Posto isso, em primeiro lugar, é necessário que você tenha contato com um determinado assunto, conhecimento ou situação para que possa captá-lo.

Após isso, a reflexão é o novo objetivo. Trata-se de um hábito que deve ser trabalhado a cada dia para que você seja capaz de compreender o assunto que antes foi captado. Assim, esse hábito de buscar pelo conhecimento e de refletir a respeito dele, permitirá, então, que você alcance o segundo nível, o da compreensão.

O segundo nível do conhecimento: a compreensão

A compreensão representa o segundo nível do conhecimento e ocorre após o processo de captação. Dessa forma, para que o conhecimento captado seja compreendido é necessário que ele seja delimitado e refletido.

O ato de delimitar o conhecimento é necessário para que o seu cérebro seja capaz de compreender esse saber. É quase como se o seu cérebro atuasse como uma espécie de funil que filtra o conhecimento útil a sua vida e permite a obtenção de um conhecimento mais profundo sobre aquele antes captado.

Entretanto, esse não é um processo fácil. Por exemplo, para algumas pessoas, elaborar trabalhos científicos é um processo muito difícil, pois um dos processos mais apontados é a própria delimitação de um tema.

O segundo nível do conhecimento a compreensãoEsse processo de delimitação se torna tão difícil porque absorvemos uma enorme quantidade de conhecimento a cada dia, e isso faz com que tenhamos certa dificuldade em definir que informações são necessárias ou não para que consigamos nos aprofundar em determinados assuntos.

Dessa forma, é certo dizer que o processo de delimitação é extremamente necessário para a compreensão, pois é o ato de delimitar e sistematizar o conhecimento que fará com que ele possa ser refletido e compreendido de forma mais profunda.

A sistematização do conhecimento

Para que você possa compreender o conhecimento, primeiro é necessário sistematizá-lo. O ato de sistematizar o conhecimento direciona a compreensão de uma certa situação de maneira aprofundada.

É algo que se reflete nas coisas mais simples até as mais complexas, como, por exemplo, para se compreender o que é um copo, ou seja, de onde vem, qual é a sua estrutura, qual é a sua história, quais são as suas possibilidades de formato, dentre outras questões, a sistematização dessas informações irá permitir que você veja aquilo que sabe e o que não sabe, direcionando a sua pesquisa para alcançar a compreensão a respeito desse tema.

Proveitos da compreensão do conhecimento

Para que você possa compreender esse conhecimento, é preciso refletir a respeito dele e esse exercício depende da delimitação. Deve ficar muito claro até onde você é capaz de compreender esse conhecimento.

Assim, quanto maior for esse saber, maior será a sua bagagem, isto é, maior será a sua capacidade de argumentar e convencer as pessoas ao seu entorno. Nesse sentido, a sua sanidade mental também é influenciada nessa emancipação, pois terá mais inteligência emocional para lidar com as mais diversas situações.

Além disso,

à medida em que você compreende esse conhecimento, será mais capaz de se antecipar frente às situações cotidianas.

Todo conhecimento serve?

Sim. Tudo depende de como você trabalha com ele. Contudo, é nesse contexto que se ressalta o dualismo do conhecimento. Todos nós conhecemos alguma coisa, mas nem todos nós estamos prontos para fazer uso dele.

O conhecimento básico nós temos, o profundo, depende se estivermos dispostos a buscá-lo. Assim sendo, ele serve à medida em que ele chega até você quando preparado para refletir sobre isto. Nesse contexto, é preciso ser humilde para que receba esse saber da melhor forma.

O interesse em agir com esse conhecimento também é fundamental à eficácia. Implica a escolha sobre o que fará com esse conhecimento. Apenas conseguimos atingir esse patamar seguindo as exigências dos níveis de conhecimento sobre os quais conversamos.

Assim sendo, um conhecimento lhe serve a depender das suas escolhas quanto ao uso de todo esse saber em sua vida cotidiana. É crucial que você esteja mentalmente preparado para não estagnar no eixo da captação/absorção.

Para compreender, precisamos estar prontos para refletir

Pensemos em um exemplo prático. Certa vez, uma certa pessoa participou de um curso sobre desenvolvimento pessoal aos dezessete anos por indicação de uma outra pessoa da família.

Na época, essa pessoa não entendeu nada sobre os conteúdos apresentados e não achou que o curso tivesse alguma serventia para a sua vida. Os aspectos que já conhecia sobre a vida também não foram aperfeiçoados com esse curso, do seu ponto de vista.

Contudo, hoje, aos quarenta anos, essa pessoa, que já possui mais maturidade, refletiu sobre aquele conhecimento, e com o contato com vídeos, posts, livros, artigos e outros, essa pessoa adquiriu um maior repertório que lhe permitiu perceber que aquele conhecimento visto anteriormente era vantajoso e produtivo.

Logo, o que aconteceu foi que, aos dezessete anos, esse sujeito havia tido contato com o conhecimento, mas não estava preparado para refletir a respeito do mesmo e compreendê-lo. Após muitos anos ela finalmente conseguiu sistematizar, refletir a respeito e compreender aquele conhecimento, e então começou a usá-lo para mudar a sua vida.

A importância de utilizar o conhecimento adquirido

Considerando o nosso exemplo, podemos afirmar que essa pessoa teve acesso ao conhecimento, porém, por diversos motivos, não foi capaz de refletir sobre ele. A pessoa levou quase trinta anos para compreender esse saber e os seus benefícios em sua vida diária.A importância de utilizar o conhecimento adquirido

Posto isso, podemos ver que a reflexão sobre o conhecimento é algo que implica um longo processo de mudança de dentro para fora e não pode ser feito da noite para o dia.
O conhecimento faz com que todas as áreas de nossa vida sejam melhoradas, desde a forma como nos relacionamos com as nossas famílias até a forma como trabalhamos ou nos profissionalizamos dentro e fora da academia.

A relação com os clientes, com as posses financeiras, com a espiritualidade etc. Contudo, nesse contexto, tudo aquilo que em um certo momento captamos, pode ou não progredir para um segundo nível. Com isso, podemos pensar sobre até que ponto é necessário compreender um certo conhecimento.

Até que nível posso compreender um conhecimento?

Essa é uma questão muito relativa e, dessa forma, podemos afirmar que, para cada pessoa, há uma medida específica. Essa métrica, por sua vez, irá depender da sua capacidade de reflexão conforme o momento em que você está vivendo.

Pode ser que nesse momento de sua vida o conhecimento raso, superficial e básico lhe sirva. Pode ser que você esteja em um círculo social que não permite o conhecimento mais profundo, como é o caso das relações com os amigos.

Há o caso de pessoas que ficam com o ego tão inflado que a sua mente fica fechada para todo e qualquer conhecimento reflexivo, pois acreditam ser os donos da verdade. São pessoas que não acreditam que precisam mudar para que tenham uma vida próspera.

Contudo, se você está em um momento em que a sua vida precisa ter mais sentido para que seja capaz de evoluir, é preciso que busque pelo conhecimento profundo. E para que você seja capaz de obter esse tipo de conhecimento, precisará adotar uma outra postura: a pesquisa e a reflexão.

Com isso, você irá perceber que a forma como compreende e reflete sobre as situações cotidianas e complexas faz com que você chegue a um outro patamar.

Momento diferentes exigem diferentes tipos de conhecimento

A manifestação do conhecimento pode assumir as mais diversas formas. Pode ser que o conhecimento que lhe serviu durante toda a vida, neste momento, não mais lhe serve, mas, por outro lado, não significa que nenhum outro irá lhe servir.

É necessário que você procure por aquele que, nesse momento específico de sua vida, é mais útil. Se formos fazer uma analogia, podemos utilizar as pessoas de meia-idade como exemplo, pois, nesse momento de suas vidas, começam a traçar os seus planos para os anos posteriores com maior seriedade, a fim de que tenham mais qualidade de vida.

O tipo de conhecimento que essas pessoas precisam neste momento não é o mesmo tipo que precisavam quando eram mais jovens, pois é muito provável que antes não se preocupavam com a forma como viveriam a sua vida na velhice.

Então, nesse momento, o conhecimento mais adequado para esse tipo de pessoa seria aquele que lhe ajudasse a alcançar essa qualidade de vida que busca. Dessa mesma forma, é essencial que você, a cada dia, procure por aquele conhecimento que melhor se encaixa ao momento em que está vivendo e que será capaz de lhe tornar uma pessoa mais feliz. Para isso, não basta que fiquemos estagnados no eixo da captação.

Por que devo utilizar o conhecimento?

Apenas conseguimos alcançar um outro patamar de conhecimento, bem como tomar decisões que sejam mais assertivas e benéficas para a nossa própria vida, a partir do momento em que utilizamos esse conhecimento da melhor forma possível.

Podemos pensar nessa questão a partir dos jogos de videogame. Independentemente do jogo, há níveis que precisamos atingir e, a fim de que nos tornemos mais eficientes e aptos a progredir para o próximo nível, é preciso que adotemos certas estratégias e, para isso, é preciso que tenhamos conhecimento suficiente.Por que devo utilizar o conhecimento

Posto isso, o mesmo ocorre com o conhecimento na vida real. Para que você possa mudar de fase e passar para o nível seguinte, é preciso um trabalho de reflexão e ação. O conhecimento nunca se esgota, mas, para chegar até ele, é preciso querer e escalar todos os degraus dos níveis de conhecimento.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder