Defina o sucesso para você! Tenha foco!

5/5 - (2 votes)

Sabemos que o sucesso é algo almejado por muitas pessoas. No entanto, você já parou para pensar o que, na verdade, é o sucesso? No nosso post de hoje iremos abordar sobre essa questão e alguns aspectos que estão relacionados a ela.

Logo, em primeiro momento, é oportuno ressaltar que ter sucesso na vida pode ter significados completamente distintos, uma vez que um indivíduo pode relacionar o sucesso com um grande emprego em uma grande empresa, enquanto o outro indivíduo pode ver o sucesso em obter felicidade e alegria convivendo em família, por exemplo.

Dessa forma, é possível inferir que a palavra sucesso tem um grande significado para ser retratada apenas por uma expressão. Por isso, iremos apresentar alguns aspectos que, na maioria das vezes, estão atrelados à definição do sucesso.

Algumas das definições do sucesso!

Agora que você pôde compreender que o conceito de sucesso é algo subjetivo, podemos ver neste tópico algumas bases que, na maioria das vezes, estão atrelados à definição do sucesso, quais sejam: a realização, a superação e a honra.

Algumas das definições do sucesso

Nesse contexto, quando falamos a respeito de realização, podemos dizer que muitas pessoas entendem como sucesso o alcance de um objetivo.

Uma vez que quando os definem e se esforçam para alcançá-los, entendem como algo recompensador.

O que atua como um excelente impulsionador para seguir em frente, com objetivos cada vez maiores. Dessa forma, com o objetivo alcançado e o sentimento de realização, eles se reconhecem como bem-sucedidos.

Por outro lado, o sucesso, para algumas pessoas, também está ligado com questões que envolvem superação, como por exemplo, de seus medos.

Tendo em vista que sentir medo é instintivo dos seres humanos e que, na maioria das vezes, ele atua como algo imobilizador, limitando a nossa capacidade de agir, superá-los é bastante benéfico.

Dessa forma, quando superam algo que inibem sua capacidade de agir, entendem que alcançaram o sucesso. Ao passo que, para outras pessoas, o sucesso está relacionado à honra, seja esta de ser quem são, ou de fazer tal coisa.

Dessa forma, se sentem orgulhosos e satisfeitos de todos os passos que deram para obter o seu sucesso. Contudo, apesar desses aspectos estarem relacionados com as definições do sucesso para as pessoas, entendemos que a fim de que possamos alcançá-lo precisamos ter foco.

O que é foco e qual é a sua importância para o alcance do sucesso?

Quando falamos sobre foco queremos dizer sobre a fixação do nosso olhar em um propósito bem estabelecido. O Foco é essencial em diversas áreas da nossa vida, seja na área profissional, social, acadêmica ou pessoal. Entretanto, é um exercício difícil para a maioria das pessoas.

O que é foco e qual é a sua importância para o alcance do sucesso

Nesse contexto, há especialistas que dizem que são necessários anos para se compreender o que exatamente é o foco e a sua influência em nossas vidas.

Posto isso, podemos reconhecer que a sua importância está no fato de que sem ele não é possível que consigamos estabelecer um planejamento para alcançarmos o nosso sucesso.

O planejamento, nesse caso, diz respeito ao caminho a ser seguido para que consigamos alcançar aquilo que almejamos. Logo, se você almeja alcançar o sucesso, você precisa ter em mente que sem o foco, você poderá se perder no caminho, justamente por não ter determinado um caminho para percorrer.

Você poderá não saber a estrada que precisará percorrer, de modo que poderá acabar se perdendo em outros caminhos por não saber onde pretende chegar.

Portanto, ressaltamos que se você não tinha foco antes, comece a pensar nisso, pois, ele é fundamental para que consiga alcançar o sucesso e para saber como e onde você quer chegar. Posto isso, é válido destacarmos uma das consequências da falta de foco e da busca pelo seu sucesso: ansiedade e depressão.

Ansiedade e depressão: males do século

Não é segredo que a depressão e a ansiedade são consideradas uma das principais doenças deste século, mas você sabe por quê? Bom, como dissemos anteriormente, uma de suas causas diz respeito à falta de um objetivo de vida/busca pelo sucesso e de foco.

Nesse contexto, a realidade é que as pessoas estão tão ansiosas com o que acontecerá no futuro e/ou deprimidas com aquilo que aconteceu no passado que muitas das vezes se esquecem de pensar no presente e focar naquilo que precisam fazer agora para realizar, superar e/ou conquistar aquilo que desejam para o seu futuro.

Ansiedade e depressão males do século

De modo que acabam desenvolvendo a ansiedade e/ou a depressão.

Contudo, precisamos destacar que para que esse cenário não prevaleça é necessário que essas pessoas abracem inteiramente o tempo presente, o qual é o único tempo em podemos viver e mudar ou realizar as nossas ações e atitudes.

Ou seja, é necessário que se VIVA O PRESENTE! No entanto, reconhecemos que essa nem sempre é uma tarefa fácil.

 

Por que não conseguimos viver no presente?

A fim de que possamos responder essa pergunta, é importante que você saiba que para que consigamos viver no presente precisamos exercer uma postura e um exercício de foco constantemente.

Se policiar com relação ao foco dado a atividade que estamos fazendo nesse momento ou em qualquer outro é, portanto, essencial. Nesse contexto, é justamente por não termos esse cuidado de forma constante que muitas vezes temos dificuldade em aproveitar o presente.

Em virtude disso, com a nossa sociedade, progressivamente mais ativa e conectada, a incapacidade de viver no presente tem provocado graves efeitos para a nossa existência, como ansiedade, estresse, medo e arrependimento, afetando diretamente a qualidade de vida e a saúde psicológica do ser humano.

Pensar em todo momento no passado ou no futuro virou a ordem, e não a restrição. De modo que, a vida começou a ser levada por sensações e ideias ligadas ao passado ou futuro.

Por esse motivo, é necessário que você, mais do que nunca, compreenda o modo de viver o presente para que se torne capaz de combater os amplos problemas que a falta desse ato gera para muitas pessoas. Posto isso, iremos falar um pouco sobre a importância de viver no presente.

Por que viver no presente é importante?

Viver o presente é importante para que você se liberte de suas preocupações e frustrações. Sendo assim, para que você entenda como viver o presente atua em sua vida, te libertando do sofrimento, do medo e da dor, te convidamos a refletir sobre um grande passatempo seu.

Reflita sobre as atividades que lhe causam alegria e promovem satisfação: leituras, exercícios físicos, conversas com colegas, entretenimento, escutar música, tocar um instrumento, plantar, cuidar de animais, escrever, assistir um filme etc. Reflita sobre qualquer função que você tenha verdadeiro amor para realizar.

Feito isso, cabe a nós lhe perguntar: você entende por que gosta de executar a tarefa que imaginou? Pelo motivo que ela faz com que você viva completamente no período presente? Perceba que no momento em que você pratica as atividades que realmente gosta, não tem futuro, passado, receio, ansiedade, medo ou culpa.

Não aparecem ideias no momento em que você exerce essas funções, não tem coisa alguma, além de você e a função que ama. Logo, é importante que você saiba reconhecer aquilo que lhe permite viver no presente, colocando seu foco nisso, ou seja, nesse seu sucesso. E, para isso, o autoconhecimento é essencial.

O que é o autoconhecimento?

Ter autoconhecimento significa entender todas as circunstâncias que acontecem em nós mesmos, como pensamentos, sentimentos ou até medos.

Melhor dizendo, o autoconhecimento é a capacidade de observar para dentro de nós e entender diretamente quais são as nossas qualidades e falhas, quais nossos poderes e limitações, o que pode ser considerado importante para obter o sucesso.

Porém, posto isso, é importante ressaltar que não é necessário fazer coisas tão complexas, como ter períodos sabáticos para evoluir essa competência, embora a solitude seja considerada uma boa maneira de entrarmos em diálogo conosco.

Ela tão somente demanda a realização de um mapeamento interior completo, a fim de entender nossas atitudes e em que lugar elas vão nos conduzir.

Dessa forma, o autoconhecimento tem muitos benefícios que são capazes de nos guiar, tanto no campo pessoal, quanto no campo profissional, o que é muito importante para o alcance do sucesso. Nesse contexto, há outro fato importante para que consigamos alcançar o nosso sucesso, administrar o nosso foco e nos autoconhecer, qual seja: a sabedoria.

O que é a sabedoria?

A palavra sabedoria é comumente utilizada para caracterizar um indivíduo sábio, abrangendo todo o conhecimento que essa pessoa dispõe sobre um determinado assunto, ou área de conhecimento.

O que é a sabedoria

Numa concepção mais ampla, diversos dicionários entendem como sabedoria o ato de possuir conhecimento.

Contudo, essa palavra pode ter vários significados sob perspectivas diferentes. Há quem considere a sabedoria como a característica de quem possui bom senso, sensatez e controle.

Dessa forma, entende-se que a pessoa sábia é aquela detêm conhecimentos que podem lhe ajudar a alcançar as suas metas, a qual possui maior controle emocional para tomar decisões que vão impactar suas vidas. Logo, ter sabedoria é fundamental para que você consiga alcançar o seu sucesso.

De que modo a sabedoria pode auxiliar para o alcance do seu sucesso?

A sabedoria é uma ótima aliada na caminhada ao alcance do sucesso, seja ela qual for.

Ser uma pessoa sábia é imprescindível para entender quais ações e decisões devem ser tomadas para que o objetivo seja alcançado. Nesse contexto, conforme vamos acumulando nossas experiências, conseguimos nos tornar mais sábios, o que amplia a nossa percepção de mundo para analisarmos possíveis caminhos.

Logo, a sabedoria atua como uma bússola para o alcance do sucesso. Portanto, ela é essencial para aquele que pretende crescer e alcançar os objetivos de vida.
Assumir uma atitude sábia é uma alternativa que temos o tempo todo quando nos encontramos diante de problemas.

Assim, aqueles que escolhem aprender com essas situações conseguem alcançar patamares de sabedoria cada vez mais altos, a partir dos quais vão se tornando pessoas mais completas e que fazem escolhas corretas.

A sabedoria é o suporte para o desenvolvimento constante. Sendo assim, o que sugerimos para você é que busque por ela a todo momento para que obtenha subsídios para o alcance do seu sucesso. Pensando nisso, no próximo tópico iremos dar algumas dicas de como aplicar a sabedoria no seu dia a dia para o alcance do seu sucesso.

Dicas para aplicar a sabedoria no dia a dia para alcançar o seu sucesso

Foque naquilo que realmente importa para você. No contexto do sucesso, é importante que você tenha em mente e bem definido aquilo que você quer e almeja para que, a partir de então, possa estabelecer o seu foco no seu objetivo, direcionando sua sabedoria para a obtenção deste.

Assim, outro aspecto necessário é que você aprenda com seus próprios erros. Posto isso, não tenha medo de errar, visto que é por meio do erro que também se pode aprender.

No entanto, tenha em mente que errar uma vez é humano, mas errar mais de uma ou duas vezes é burrice. Portanto, busque aprender com seus erros para corrigi-los e se tornar uma pessoa cada vez melhor.

Se você quer obter sucesso, aprender com os erros é essencial.

Quando não entendemos nossos erros e continuamos cometendo-os, continuamos também em um ciclo que nunca tem fim, de modo que não conseguimos obter melhora e muito menos o sucesso.

Logo, em suma, é essencial que estabeleçamos o nosso foco e aprendamos com os nossos erros. Assim, para concluir esse post deixamos um recado para você.

Agora é com você!

Agora chegou a sua hora de aplicar tudo o que você conseguiu aprender. O que queremos passar para você é sobre a necessidade de ter foco para conseguir definir e alcançar o seu sucesso.

Agora é com você

Assim, como abordado nos tópicos anteriores, definir um sucesso é o primeiro passo que você terá que dar, após isso, para que você consiga alcançá-lo, lembre-se de ter foco, o qual te guiará na sua trajetória rumo ao sucesso.

Nessa trajetória, portanto, agir no presente e aplicar a sabedoria nas ações também será essencial. Tomando essas dicas, saiba que o seu sucesso será garantido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui