3 fatores determinantes para o Seu Sucesso

Avalie! post

Em nosso post iremos abordar sobre um tema importante para todos, sendo este o sucesso. Bom, muitas pessoas querem alcançar o sucesso, mas não sabem por onde começar, por isso estamos aqui para ajudar você a entender e a refletir sobre esses 3 fatores determinantes para o seu sucesso.

Nesse tópico iremos apresentá-los e, nos próximos tópicos iremos abordar o assunto com mais clareza, além de trazer algumas dicas para que você consiga obtê-los e utilizá-los. Sendo assim, os 3 fatores são os seguintes:

● Fé.
● Foco.
● Ação.

Claro que existem mais fatores que influenciam o sucesso como a qualidade de vida, corpo, mente etc., porém, esses 3 fatores são os mais determinantes para o sucesso. Então, com o intuito de fazer com que você os entenda, no decorrer deste post, iremos explicar, na ordem em que foram apresentados, cada um desses fatores que influenciam diretamente o seu sucesso, além de dar algumas dicas sobre. Vamos conferir!

Para que possamos compreender o porquê a é um fator determinante para o sucesso, antes é necessário compreender o que exatamente é a fé que estamos nos referindo aqui.

A fé que falamos aqui, não é no sentido religioso, mas sim, no sentido pessoal, ou seja, aquela fé que diz respeito à como você acredita em si mesmo e acredita na capacidade para conseguir aquilo que deseja.

Fé

Posto isso, cabe a nós lhe perguntar: você tem fé que consegue alcançar o sucesso que deseja?

Antes que qualquer pessoa consiga alcançar o sucesso, é fundamental que ela tenha fé em si mesma e em sua capacidade para alcançar tal feito, afinal, como ela poderia alcançar aquilo, se nem mesmo acredita que isso é possível?

Dessa forma, entendemos que a fé é fundamental para o alcance de nossos objetivos, de modo que, para que ela possa ser aprimorada, é necessário um processo de desenvolvimento pessoal que deve ser trabalhado diariamente.

Nesse contexto, apresentaremos dois fatores que prejudicam a nossa fé em nós mesmos e em conquistar nossos objetivos nos próximos tópicos.

Fatores que prejudicam a fé: comparação

Um dos fatores que prejudicam a nossa fé diz respeito ao ato de se comparar às outras pessoas. Nós seres humanos tendemos a nos comparar às outras pessoas, e isso pode ser visto, por exemplo, quando somos crianças.

Acredito que todos já vimos alguma criança chorando por conta de ela não ter um brinquedo tão legal quanto o brinquedo do amigo. A realidade é que, ficar se comparando a alguém, é algo irrelevante para sua vida, afinal, é impossível vencer essa disputa em tudo e contra todos.

Se comparar aos outros, pode prejudicar sua fé se caso você permita, porque quando estamos nos comparando aos outros, é natural que aconteça um desânimo ao ver que em comparação a pessoa X não conseguimos as conquistas que ela conseguiu e no tempo em que ela conseguiu, o que pode acabar resultando em um desapontamento consigo mesmo, ou com sua capacidade de realizar tais conquistas.

Portanto, o ideal é que ao invés de estar se comparando às pessoas, apenas aceite quem você é, a capacidade que você tem e busque ser o melhor de você, ao fazer isso, é possível ver seus pontos fortes e fracos para trabalhar da melhor maneira possível com eles.

Fatores que prejudicam a fé: pensamentos negativos

Por outro lado, pensamentos negativos também podem nos fazer desacreditar de nós mesmos. Ou seja, no decorrer do dia, é normal que nós tenhamos mais pensamentos negativos do que pensamentos positivos, e dentre esses pensamentos negativos é comum que parte deles sejam autocríticas, o que pode prejudicar a sua fé em si mesmo.

Fatores que prejudicam a fé pensamentos negativos

Logo, para lidar com isso, é recomendado que saiba dar o devido crédito para as tarefas concluídas e dar maior importância para os comentários positivos que indicam que você está indo no caminho certo.

Principalmente nas situações em que precisamos de uma motivação para continuar tendo fé que vamos conseguir aquilo que desejamos.

Nesse contexto, entendendo o como a fé é importante para o nosso sucesso, podemos partir para o segundo fator, o foco.

Foco

O foco diz respeito ao ato de ter a vista uma meta bem estabelecida. A ideia de “ter foco” está ligada ao ato de ter um objetivo, elaborar um planejamento e ser organizado para conquistar aquilo que é desejado. Ter foco é saber onde se quer chegar, permanecendo no caminho sem mudar de direção.

Foco

Logo, se você não possui foco dificilmente vai conseguir chegar ao seu sucesso.

A ausência desse fator na busca pelo sucesso pode dificultar sua trajetória, pois poderá se perder daquilo que você deseja por se distrair do seu objetivo.

Nesse contexto, a distração será a grande inimiga. Posto isso, para que consiga vencê-la, nos próximos tópicos, iremos dar 5 dicas para que você consiga aprimorar seu foco.

É importante que saiba usar essas dicas ao seu favor para que assim você evolua cada vez mais com o foco de alcançar o seu sucesso. Portanto, comecemos pela dica um:

FAÇA MEDITAÇÕES!

Dica um: faça meditações

Meditar pode lhe ajudar a obter mais concentração/foco e paz. A meditação tem o poder de esvaziar sua mente. Assim, com a mente vazia, você pode tentar achar qual é o seu objetivo de fato e a organizar seus pensamentos.

Dica um faça meditações

Entretanto, caso você nunca tenha feito uma meditação na sua vida, é muito provável que tenha certa dificuldade para se concentrar completamente.

Logo, comece com 5 ou 10 minutinhos de meditação que isso já será um grande avanço.

Conseguir ficar totalmente concentrado na meditação é um processo que deve ser lentamente trabalhado, de modo gradativo, desta forma, é necessário ter certa persistência para que se consiga obter total concentração. Logo, as meditações serão um bom exercício para que você consiga trabalhar o seu foco.

Dica dois: faça atividades físicas

As atividades físicas podem contribuir para o aprimoramento do seu foco e isso ocorre da mesma maneira que a meditação citada no tópico anterior. Devido a necessidade de manter a concentração na atividade física que está executando, você terá consequentemente uma melhora no seu foco.

Para compreender melhor, imagine que começou a fazer musculação, para conseguir que a musculação seja efetiva para sua saúde, precisa realizar os exercícios com qualidade, o que exige que você esteja focado em sua execução.

Dessa forma, várias pesquisas comprovaram que se você realizar atividades físicas, poderá melhorar o seu foco e sua concentração e acima de tudo ter uma saúde melhor, o que também é preciso para te ajudar a chegar aonde você quer.

Dica três: tenha um planejamento

Se planejar irá ajudar você a saber o que fazer em determinado tempo, lhe ajudando então, a realizar as tarefas que precisa. Dessa forma, fazer um planejamento é uma boa ideia para quem muitas das vezes se perde no tempo.

Dica três tenha um planejamento

O ato de se planejar te ajudará a organizar sua rotina e a poupar tempo, o qual pode ser utilizado para realizar as coisas que realmente importam.

Seguir um planejamento pode ser complicado, no início você pode acabar se esquecendo ou não conseguindo ter tempo para fazer algumas coisas, mas conforme você vai praticando isso no seu dia a dia.

Seguir um planejamento se tornará um hábito diário, fazendo com que você consiga ter o foco necessário para realizar as tarefas planejadas para o dia com maior facilidade e agilidade, isso devido a você ter desenvolvido esse hábito.

Dica quatro: se afastar das distrações

Se afastar das suas distrações parece algo bem óbvio, mas, muitas pessoas não o fazem. Posto isso, vamos aqui dar um exemplo de algo extremamente comum no dia a dia de todos, que acaba distraindo a maioria das pessoas e que provavelmente já te ocorreu.

Comumente as pessoas pegam seus celulares para ver a hora e então acabam dando aquela checada nas mensagens recebidas ou nas redes sociais no geral, porém, ao dar uma pequena checada, acabam se distraindo e gastando algumas horas do seu dia com algo que provavelmente não era tão importante para que conseguissem realizar suas metas para aquele dia.

Podemos observar que, claramente, esse é um exemplo prático de distração.
Por isso, quando falamos sobre se afastar das distrações, entendemos que o ideal é que você foque naquilo que realmente importa, sem permitir que fatores externos te distraiam.

É claro que esse é apenas um exemplo, existem diversos fatores que podem te distrair, no entanto, ressaltamos que é preciso que se tenha foco.

Dica cinco: possua organização

A organização permite que você se mantenha focado em algo específico, isso porque, se você não se organiza para realizar suas tarefas, pode acabar tendo que administrar várias coisas que estão desorganizadas ao mesmo tempo.

E tentar realizar diversas tarefas simultaneamente geralmente atrapalha a produtividade.

Quando tentamos fazer isso, nossa mente se cansa e a tendência é que ela comece a “boiar”, se perder nas ideias, enfim, perder o foco. Logo, uma dica que vale ser mencionada quando falamos sobre a organização é manter o ambiente em que você trabalha organizado.

Quando as coisas ao seu redor estão bem-organizadas, a tendência de algo que está fora do lugar chamar sua atenção é bem menor, o que contribui para que você consiga se manter focado naquilo que deseja realizar.

Posto essas dicas para o desenvolvimento do foco, podemos partir, então, para o próximo e último fator, a ação.

Ação

A ação é possivelmente o fator mais importante para a obtenção do sucesso dentre os três fatores aqui citados, mas por que ela tem tanta importância?

Apesar de todos os fatores serem fundamentais, a ação é o fator necessário para que aconteça algo de fato, pois se você tiver foco e fé, mas não tiver a ação, devemos te informar que dificilmente você vai conseguir aquilo que almeja.

Aqueles que têm e foco, mas não fazem nada para alcançar o que querem, acabam se encontrando estagnados sem evoluir em direção ao sucesso.

Nesse contexto, um dos fatores que inibem a capacidade de ação é a procrastinação. E é sobre ela que falaremos no tópico a seguir.

O que é a procrastinação e como evitá-la!

Apesar de a procrastinação ter variadas interpretações, podemos compreender como procrastinação o ato de deixar as coisas para serem feitas depois, ou seja, de decidir encarar certas questões em um outro momento. E para que você evite essa atitude, falaremos sobre algo importante: tome iniciativa.

Pode parecer óbvio, mas, pense quantas pessoas dizem que vão tomar iniciativa, sabem que precisam tomá-la, e não a tomam?

É fácil citar diversos exemplos sobre, como quando dizem “vou parar de comer coisas que não são saudáveis”, e então no mesmo dia a pessoa está fazendo literalmente aquilo que havia falado que não voltaria a fazer.

E por que as pessoas têm essa atitude? Simples, falar é extremamente fácil, mas no momento de encarar a realidade do que precisam fazer, elas simplesmente não conseguem.

Logo, cabe a nós destacar: se você sabe o que precisa ser feito para conseguir o que deseja e se nada te impede de fazer isso, o sucesso só depende de você tomar a iniciativa!

Além disso, é importante lembrar que na maioria dos casos, o difícil não é a tarefa em si, mas sim, começá-la.

Por exemplo, fazer uma hora de musculação na academia não é difícil, mas sair do conforto de sua casa e da falsa sensação de conforto que a procrastinação traz, sim.

Assim, para que consiga evitar a procrastinação tenha em mente que começar pode ser um processo complicado, mas no fim você terá resultados positivos e não irá se arrepender!

Posto isso, essa dica também se aplica para resolver tarefas acumuladas. Tirando apenas 15 minutos do seu dia para fazê-los, pode ter certeza de que você conseguirá, em algum momento, colocá-los em dia.

Só basta você começar!

Tudo depende de você!

É com essas reflexões que concluímos esse post, lembrando que, para conseguir seu sucesso, esses três fatores são fundamentais.

Todos os degraus na escada do sucesso podem ser subidos, ou se necessário escalados, com , foco e ação! Logo, sabendo de tudo isso, como dissemos, o sucesso só depende de você tomar a iniciativa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui