O que é ser Receptivo? Você precisa ser Receptivo?

Conteúdo

5/5 - (5 votes)

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre os pontos que podem caracterizar uma pessoa receptiva e iremos esclarecer por que um indivíduo deve ser um sujeito receptivo para que possa viver uma vida plena e feliz.

Portanto, iniciaremos nossa reflexão de hoje pensando um pouco na história de uma pessoa muito sábia. Havia um sábio com vários discípulos que o seguiam para todos os lugares em busca de aprenderem um pouco mais.

Esse sábio dava palestras para seu grupo de discípulos, e os assuntos sobre os quais palestrava eram os mais profundos. Esse sábio era tão relevante e seguido pelos discípulos que cada vez mais os alunos tinham vontade de estarem próximos a ele para aprenderem um pouco mais sobre os poderosos ensinamentos.

O que faz com que uma pessoa procure pelo conhecimento?

Vamos continuar nos apoiando no exemplo anterior. Em virtude da fama desse sábio, um aluno viajou por muitos e muitos quilômetros para estar próximo dele. Isso ocorreu porque naquela época era muito difícil ter contato com pessoas portadoras de tal saber, uma vez que a circulação do conhecimento era bastante restrita.

Todavia, mesmo diante das adversidades, esse jovem sabia que a única forma de conseguir algo na vida seria por meio da procura pelo conhecimento. Quando o aluno estava chegando, o sábio notou sua presença e, com um gesto de sua mão, o convidou para se aproximar.

O jovem, então, o obedeceu e chegou mais perto. Nesse momento, o sábio estendeu a mão e apresentou uma maçã. O jovem, movido pela curiosidade, tentou pegar a maçã, entretanto, o sábio recolheu a sua mão rapidamente e, com um olhar muito irritado, pediu para que ele se sentasse.

O ego do ser humano

Após ter levado uma bronca do sábio por tentar pegar a maçã, o aluno, mais uma vez, obedeceu a ordem que lhe foi dada e foi se sentar, de modo que se acomodou em uma das cadeiras mais afastadas. Assim, após algum tempo, o sábio olhou para o aluno e permitiu que ele se aproximasse mais uma vez.

O ego do ser humano

O jovem, por sua vez, ficou curioso, uma vez que havia sido, de certa forma, advertido pelo sábio, porém, ele o permitiu que se aproximasse mais uma vez. Mesmo diante das suas dúvidas quanto ao convite do sábio, esse jovem se aproximou mais uma vez do sábio.

Novamente, o sábio estendeu a mão com a maçã, como se estivesse convidando esse aluno a pegar a maçã. E o jovem, mais uma vez, no ímpeto, tentou agarrar a maçã. Tentou pegar a fruta de forma rápida, abrupta. Logo, como tentou fechar a mão sobre a maçã, o sábio, mais uma vez, ficou inconformado com a postura do aluno.

Assim, o sábio, dessa vez, disse para o jovem que ainda havia muitas coisas que ele precisava aprender, pois ele não sabia o jeito correto de se buscar pelo conhecimento. Após esse sermão, o sábio, mais uma vez, pediu para que o aluno se sentasse.

A recepção do conhecimento

Ainda considerando a nossa história, o sábio chamou esse aluno pela terceira vez. O jovem pensou que esse rabino estava “louco”, uma vez que o chamava e logo depois perdia a paciência com ele. Entretanto, todos na plateia começaram a encarar esse aluno como uma espécie de alerta, incentivando este a ir até o sábio.

A recepção do conhecimento

No entanto, a caminhada até o sábio foi significativa, visto que todos afirmavam “aprenda a receber”.

O jovem, ao ver esta mobilização, entendeu o que estava fazendo de errado. O aluno, então, tomou uma postura bastante diferente: ao chegar até o rabino não tentou agarrar a maçã, pois abaixou a cabeça e estendeu as mãos para receber o presente.

A partir dessa história podemos iniciar a nossa reflexão de hoje. A mensagem que queremos passar com esse post é que ao longo da vida, para que sejamos, de fato, beneficiados, devemos aprender a receber.

A importância da humildade

A fim de que possamos aprender a receber aquilo que a vida tem a nos oferecer é de suma importância que sejamos pessoas humildes. Também é preciso que tenhamos resiliência para que sejamos capazes de lidar com aquele conhecimento que chega até nós.

Ao longo de nosso dia a dia passamos por uma série de situações todas elas têm algo a nos ensinar. Há relações humanas e situações diárias que nos mobiliza a pensarmos no que podemos aprender com isso.

Saiba que qualquer situação, por mais “simples” que seja, pode ser significativa. O grande problema é que, muitas vezes, como ocorreu com o aluno que foi até o sábio, não sabemos como receber essas dádivas e esse conhecimento. Em diversas vezes, nos colocamos acima do próprio problema, de modo que acabamos o negligenciando, bem como banalizando de alguma forma.

Não se coloque acima de tudo e de todos

Algo que tem ocorrido com certa frequência é que muitas pessoas se colocam acima de tudo e de todos, inclusive acima do próprio Criador. O que ocorre com as pessoas que têm esse tipo de postura é que deixam de aprender com as situações colocadas pela própria vida.

Algo danoso que também nos acomete é o fato de que não paramos para refletir sobre as situações diárias que nos afetam em diversos sentidos. É fundamental que tenhamos muito claro em mente que toda e qualquer situação da vida tem algo a nos ensinar.

Entretanto, a partir do momento em que não sabemos como receber, não há como aprendermos a lidar com essas situações. Temos que estender as mãos gentilmente para recebermos esse conhecimento, pois agarrá-lo à força é uma atitude egoísta.

A nossa missão é a de entender o que a vida nos reserva. A submissão ao Criador, a reverência a ele, a humildade são aspectos essenciais.

Como receber esse conhecimento?

A reverência, a submissão e a prostração ao divino são aspectos que podem nos ajudar a recebermos esse conhecimento essencial a nossa vida. A maçã de nosso exemplo é a maçã de nossa vida: a partir do momento em que tentamos agarrá-la e não esperamos que ela seja oferecida, significa que não estamos sendo humildes.

Só conseguimos saborear essa “maçã” quando sabemos como aproveitá-la. Os momentos da vida dizem respeito àquelas situações que precisamos “saborear”, porque elas são as “maçãs”.

Como receber esse conhecimento

Algo interessante que ocorre nesse processo é que à medida em que nos permitimos aprender, evoluímos de um ciclo para outro sem que tenhamos que retornar a esta fase novamente.

Caso ajamos como aquele aluno, sempre seremos expostos às situações humilhantes, pois estaremos agindo de uma forma egoísta. Entendemos a vida como um presente, mas nem sempre estamos preparados para isso.

A vida como um presente que precisa ser descoberto

A vida enquanto presente é uma boa analogia para pensarmos um pouco sobre os benefícios que tem a oferecer. Como qualquer presente, apenas podemos nos beneficiar com esse à medida em que aprendemos como ele funciona, o que implica que assumamos a posição de aprendizes.

A vida como um presente que precisa ser descoberto

A fim de que possamos receber, de fato, esse presente, é preciso que esse processo de recebimento seja amistoso.

A reclamação é a nossa principal inimiga nesse processo: reclamamos porque está chovendo, depois, porque está sol, reclamamos porque temos muito trabalho e estamos sobrecarregados, depois, por estarmos sem trabalho.

Entretanto, deve ficar claro que você está nesse local exato porque suas atitudes o levaram para ele. São as suas atitudes que provocaram essa situação em específico.

O conhecimento é a única forma de reverter essa situação em específico.

O ato de aprender e os seus benefícios

A partir do momento em que você se permitir aprender, será capaz de evoluir de uma forma muito mais efetiva e duradoura. Assim como aquele jovem que queria aprender e viajou por muitos e muitos quilômetros até chegar o sábio, também temos que nos esforçar para que cheguemos ao tão sonhado conhecimento, pois é ele que irá mudar o curso de nossas vidas.

A fim de que possamos chegar até o “sábio” para ouvirmos as suas palavras, é preciso que adotemos uma postura mais ativa. Se você procurou pelo conhecimento e foi emancipado, significa que, tal como o aluno, você percorreu o seu próprio caminho para chegar até essa fonte de saber.

Entretanto, a partir do momento que atingimos um certo patamar, é preciso que tomemos ainda mais cuidado, pois, ao contrário, não saberemos mais como receber esse conhecimento que está sendo oferecido.

O que impede que possamos receber esse conhecimento?

Há uma série de comportamentos e atitudes diárias que nos impedem de chegarmos ao conhecimento, como é o caso do próprio ego. Isto ocorre com as pessoas que acham que são as donas de todo e qualquer conhecimento, uma vez que se colocam acima de qualquer sujeito e de qualquer situação.

Os indivíduos que são muito mimados ao longo de suas vidas também não conseguem absorver da melhor forma esse conhecimento que chega até eles. A partir do momento em que uma pessoa se coloca acima de qualquer outra, mesmo que seja de forma involuntária, acaba questionando a própria sabedoria divina.

O questionamento é feito porque o indivíduo em questão não sabe como receber aquilo que está sendo oferecido. Receber é uma grande dádiva, de modo que, se não sabemos como recebê-la, iremos agir como aquele jovem que teve que ser exposto a situações humilhantes a fim de que, de fato, aprendamos com isto.

A importância de receber o conhecimento

A partir do momento em que nos colocamos acima de tudo, permanecemos estagnados, impedidos, portanto, de avançarmos nos mais diversos setores de nossas vidas. Nesse contexto, o grande desafio é o de aprender a lidar com todas as fontes de saber que chegam até nós a cada dia.

Fazendo analogia ao nosso exemplo do aluno, tal como ele, não queremos receber, mas sim agarrar, tomar essa maçã apenas para nós, não querendo compartilhar.

Contudo, o nosso sucesso, a nossa felicidade e a nossa própria recompensa são fatores que estão diretamente ligados à nossa capacidade de receber esse presente que é o próprio conhecimento transformador. Dessa forma, reflita conosco: você sabe receber tudo aquilo que a vida tem a oferecer de uma forma amistosa?

O desafio em tirar o proveito de cada situação

Quando reconhecemos que é preciso aprender com cada situação que nos acomete, tiramos um melhor proveito de cada aspecto que provocou esse momento, de modo que, caso não estejamos satisfeitos, podemos reverter a situação, desde que não permaneçamos intactos em uma situação com a qual não nos identificamos.

Diante disso, convidamos você a refletir se, nesse momento, você tem conseguido aprender a receber. É preciso que você tenha claro em mente que cada aspecto de nossas vidas diárias são frutos que foram plantados ao longo de toda a nossa vida.

Nada acontece por acaso. Assim, se você está em um lugar com o qual não está contente, isto é, com o qual não se identifica, significa que falta plantar as sementes para colher novos frutos no futuro. O que plantamos hoje sem sombra de dúvidas é aquilo que iremos colher no dia de amanhã. Tudo isso exige um tempo para absorção, pois é um processo.

Entenda a vida como um processo constante e complexo

A vida é contínua e, dessa forma, é um processo constante, complexo e diário que deve ser respeitado. É apenas a postura receptiva que faz com que sejamos capazes de lidar com tudo aquilo que nos é ofertado de uma forma humilde.

Entenda a vida como um processo constante e complexo

A forma como recebemos é de suma importância ao nosso sucesso pessoal. No campo científico, há uma teoria chamada Estética da Recepção que pode nos ajudar a pensar nessa questão de uma forma mais assertiva.

É uma teoria firmada na década de 1960 que ainda hoje é muito atual.

Essa entende que à medida em que temos acesso a uma leitura e adotamos uma postura receptiva, esse conteúdo lido será capaz de transformar as nossas vidas como um todo.

Essa postura fará com que você compreenda uma ampla gama de situações a partir dos mais diversos níveis. Assim, os vazios deixados por esta obra serão preenchidos com as suas próprias percepções de vida.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder