Quem influencia a sua vida? Qual o poder da neuroplasticidade em sua vida?

Conteúdo

Avalie! post

Quem são as pessoas que podem influenciar em nossa vida? É prudente deixar que uma pessoa influencie em sua vida como um todo? Quais são as variáveis envolvidas nesse processo?

Em nosso post de hoje iremos refletir sobre uma questão que nós entendemos como elementar a vida de qualquer pessoa. Você já parou para refletir sobre o poder de influência de uma pessoa em nossas vidas em todas as camadas?

Pois bem, podemos afirmar que essa influência existe, porém, cabe, à você, decidir de que forma deixará esses fatores afetar a sua vida, visto que nem sempre esses elementos são positivos. Dessa forma, é com essas variáveis que iremos trabalhar ao longo dessa reflexão.

De antemão, devemos chamar a sua atenção para o fato de que aquelas pessoas que influenciam a vida de um outro indivíduo são relativas a cada pessoa, contudo, seja qual for a pessoa, é necessário que você colha o que há de melhor nessa influência, pois é apenas dessa maneira que você não irá perder a sua autono

De que forma a neuroplasticidade influencia a vida de alguém?

Não podemos discutir sobre a influência de um ser humano na vida de outrem sem que recorramos à neuroplasticidade. Dessa forma, a neuroplasticidade consiste na capacidade do cérebro de mudar ou se adaptar à medida em que vivenciamos novas experiências ao longo de nossa vida. 

Ou seja, trata-se de um processo que está ligado à nossa capacidade de dominar a forma como essas experiências irão influenciar as nossas vidas ou a vida de outros, o que não é algo fácil, mas possível.

É uma forma, também, de enfrentar os seus medos e lidar com os mais diversos desafios que a vida diária lhe promove. Comecemos essa discussão a partir de um exemplo prático. Muitos recorrem a certos tipos de argumentos para justificar que uma certa atitude é influenciada por alguém, como sendo esta um reflexo de sua mãe, pai ou ambos.

medos

Não são raros os casos de pessoas que reproduzem uma certa conduta e que afirmam que esta é reflexo de algo que sua mãe ou pai também fazia.

Também permitem que todo o seu destino seja traçado tão somente com base nessa reflexão. Certos signos, as estrelas, os carmas, a genética e outros fatores são acionados, também, como justificativas.

Cuidado com os reducionismos

A fim de que você possa refletir sobre um dado aspecto de sua vida, você não pode reduzir um fator x ou y a apenas uma coisa. Esses fatores podem até influenciar a sua vida, mas não podem ser tidos como fatores impeditivos para que você possa alcançar uma vida próspera. A todo o momento somos influenciados por novas coisas e pessoas, porém, é preciso que tomemos certos cuidados.

As notícias, a sociedade como um todo, as pessoas com as quais você tem contato, a sua condição financeira e de saúde são alguns dos elementos que afetam a sua vida diária. Tudo isso influencia em quem você é, bem como nas escolhas e decisões que você toma.

Entretanto, deve ficar claro que a única pessoa que tem que ter a palavra final sobre a sua vida é você mesmo. Por mais que todos esses fatores externos possam te influenciar, Deus lhe deu a capacidade de mudar e evoluir a cada dia para se tornar uma pessoa melhor.

A capacidade de mudar

Nós adquirimos de Deus uma capacidade fundamental: a de sermos os donos de nós mesmos. Por meio da lógica, da sua moral, da sua fisiologia, você consegue mudar aqueles hábitos que já estariam pré-determinados.

Eles são vitais para que você consiga evoluir enquanto ser humano. Dito isso, podemos adentrar no cenário da neurociência a fim de que entendamos um pouco sobre a influência. É uma área essencial para que possamos refletir sobre essa analogia.

Comecemos a nossa discussão sobre o debate quanto a nossa capacidade de cognição e compreensão dessa influência. É uma forma de entender, inclusive, quando nós nos relacionamos com nós mesmos e com a própria sociedade.

As cognições começam a ser formadas em nossa cabeça, em nossa mente. A partir disso, temos contato com certos tipos de caminhos para que cheguemos a essa compreensão, que são as respostas.

As respostas derivadas do processo de compreensão

A cognição é um universo muito mágico, pois, à medida em que interagimos com as pessoas em sociedade, a nossa mente é abastecida com uma série de signos e, com isso, temos acesso a compreensão.

O nosso cérebro não parte apenas de um caminho. Ele nos oferece uma série de possibilidades de compreensão, bem como de respostas. Todos esses caminhos que, até então, são possibilidades, podem ser convertidos em ações reais. São essas ações que revelam a forma como você influencia a vida das pessoas e como permite ser influenciado por essas pessoas.

Quando assistimos a um filme e compreendemos uma dada questão, esta pode ser refletida em nossas vidas. A forma como respondemos frente a uma série de fatores. É um processo que também pode ser visualizado em nossas condutas e hábitos diários. Todas as coisas que nos influenciam são caminhos que o nosso cérebro capta e armazena.

Como funciona a neuroplasticidade nesse contexto?

Diante do exposto, podemos entender como funciona a neuroplasticidade. Esse recurso é de suma importância, pois, a depender do conteúdo com o qual temos contato ao longo de nossa vida diária, os caminhos traçados pelo nosso cérebro podem e devem ser mudados.

É como se você estivesse dizendo ao seu cérebro que sobre uma coisa específica você não quer pensar, isto é, não quer que esse algo influencie a sua vida. É um processo complexo, pois implica a quebra de todo e qualquer tipo de crença limitante, arquétipos que já foram traçados pela sua mente, dentre outros.

O principal desafio é romper com esses caminhos com os quais não mais se identifica, porém, o seu cérebro deve entender que você deseja essa mudança. Por outro lado, não basta desejar, é preciso agir. É essencial que você seja o principal protagonista de sua vida e de suas próprias escolhas.

Seja protagonista de suas próprias escolhas

Existem relações de caráter pessoal, social e cultural que influenciam em seu processo de tomada de decisão. Os próprios aspectos hormonais influenciam em todo o processo de composição de nosso corpo e mente.

escolhas

Há uma ampla gama de fatores que influenciam não apenas em seu corpo e mente, mas em seus próprios comportamentos e hábitos.

Contudo, em qualquer caso, é você quem escolhe aqueles aspectos que deixará que dominem em toda a sua vida.

Nada age em sua vida de modo que seja capaz de mudar a sua vida sem que você possa autorizar. Não é possível dizer, por exemplo, que você está hipnotizado e, por esse motivo, age dessa forma. Isso é um mito.

Essa é uma questão que afeta aquelas pessoas que gostam desse tipo de abordagem. Não é a hipnose que muda a vida dessas pessoas. É um processo que opera com aquilo que você carrega dentro de si, ou seja, trabalha com a sua própria essência humana.

As influências que direcionaram nossas vidas

Embora sejamos influenciados, essas influências apenas podem lhe conduzir para uma escolha, mas é você o responsável por escolhê-las ou não. As suas escolhas lhe conduziram a essa situação específica.decisão

Além disso, há uma responsabilidade de você para consigo mesmo da qual não pode se desvincular.

Essa responsabilidade é maior do que todo e qualquer tipo de influência que possa vir a sofrer em sua vida diária.

Ela está acima de todos os tipos de influência. Também podemos pensar sobre essa questão a partir de uma parábola da própria Bíblia. Abraão é entendido como um grande estudioso, pesquisador e entendedor das estrelas e dos astros. Ele visualizou, com base na astrologia, que não seria possível ter uma grande família.

A parábola de Abraão

A história de Abraão conta sobre o seu destino: os astros lhe apontaram que este não seria capaz de gerar frutos, isto é, fazer com que a sua família se proliferasse. Diante desse triste destino, Abraão começou a conversar com Deus a fim de obter respostas.

Era um futuro já traçado e ele pôde visualizar. Ele era, de fato, uma boa pessoa. Ele tinha posses, bens e, ainda, escravos, porém, não era capaz de ter uma família grandiosa, que era o seu grande objetivo. Ele também tinha bastante colaboradores com os quais podiam contar e uma esposa que o amava.

Deus, então, enviou um anjo que lhe conduziu até os astros. Estava acima de todo aquele mundo material. Lá, encontrou a resposta que buscava. Este foi entendido como uma criatura feita à imagem e semelhança de Deus.

Ele tinha os atributos do próprio Deus. Com essa pequena parábola podemos entender um pouco sobre nós mesmos e as nossas influências mais diversas.

A criação à imagem e semelhança de Deus

Nós, enquanto pessoas semelhantes à Deus, possuímos os seus atributos mais essenciais e, dessa forma, não há nada em nossa vida, desde um certo pensamento ou comportamento até um hábito, que não seja possível de mudar. Nós possuímos essa capacidade em nossa essência.criação de Deus

Nenhum destino, portanto, é definitivo, pois, à medida em que trabalhamos para mudar essa situação, novas perspectivas de vida podem ser experienciadas a cada dia.

Desse modo, aquele arquétipo, situação, que lhe afeta de uma maneira negativa, pode e deve ser alterado.

Aquele caminho traçado pela maior parte das pessoas não precisa ser um fator determinante para a sua própria vida, porém, é preciso que você se permita exercer esse protagonismo. Essas pessoas são chamadas de sobreviventes.

São sujeitos que “quebram a roda” e que são capazes de “sair da caixinha” na qual foram inseridos. A autonomia faz com que você seja essa pessoa.

A importância em “sair da caixa”

As pessoas que “quebram a roda” não são melhores ou piores do que outras, porém, são sujeitos que vivem de uma maneira mais feliz. São pessoas que conseguiram dominar o seu próprio eu e, dessa forma, são as responsáveis pelas suas próprias decisões.

O que diferencia esses dois perfis de pessoas é a forma como lidam com uma dada situação. A pessoa, frente a um problema, poderia se deprimir e permitir que ele dominasse toda a sua vida de um modo muito negativo, porém, a pessoa protagonista de sua vida não deixa que a sua vida seja, de certa maneira, arruinada por causa de seu estado deprimido.

Luta para reverter essa situação a cada dia. São pessoas que buscam pela superação de seus traumas e medos. São pessoas donas de si e de suas próprias vidas. Você não faz isso porque o seu destino já está traçado ou porque a sua família é assim e você é um reflexo dela. Esses fatores direcionam, mas não tomam a decisão.

Os fatores que direcionam a vida de uma pessoa

Embora todos esses fatores que mencionamos ao longo dessa conversa influenciam, de fato, a vida de uma pessoa, é você quem decide como eles irão influenciar em todas as camadas de sua vida. Você decide quais são esses fatores e de que forma irão interferir em sua vida.

caminho

Quem traça o seu caminho é você e nenhuma das outras pessoas, mesmo que elas, de fato, interfiram em sua vida. Há pessoas que vivem em ambientes em que ter esperança de vida é algo muito complexo. Contudo, a nossa capacidade cerebral exerce um papel fundamental na mudança de vida para melhor.

Todos nós nascemos com a mesma capacidade cerebral e, dessa forma, todos nós temos poder para mudar a nossa vida, desde que não aceitemos certas condições impostas ao longo de toda a nossa vida.

O que distingue o sucesso e o fracasso de uma pessoa não é, então, a sua capacidade cerebral, pois todos nós nascemos com a mesma. O sucesso e o fracasso estão ligados a uma dimensão muito pessoal.

O sucesso aparece a partir do momento em que você decide o que é melhor para a sua própria vida  independentemente das vontades de outrem. É esse o papel da neuroplasticidade!

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder