Por que muitas pessoas são frustradas?

Avalie! post

Você sabe o que é frustração e como ela pode surgir? ou sabe identificar se ela se tornou constante na sua vida? É importante notar a frustração para que ela não se torne frequente no seu dia a dia.

Muitas pessoas se frustram pelo fato de viverem sem pensar no que querem, de modo que não planejam a vida, e para onde a vida as leva elas vão e, muitas vezes, quando acontece algo que sai de seu controle, na visão dessas pessoas, esse ocorrido se torna “impossível” de se resolver.

Posto isso, podemos dizer que a frustração pode ser causada por diversos motivos e, por isso, iremos explicar esses aspectos para que você entenda de fato o que é frustração e como ela pode surgir em sua vida.

O que é a frustração e como ela pode surgir?

A frustração é um estado em que o sujeito que foi impossibilitado de conseguir aquilo que queria, seja por conta dele mesmo ou por conta de outra pessoa.

Ela está diretamente ligada a sensação de impotência e desânimo, e pode se dar por muitos motivos como, por exemplo, quando você está esperando que algo aconteça e este não acontece ou por não ter feito algo que deveria ter feito.

O que é a frustração e como ela pode surgir

Sendo assim, é oportuno destacar que todos temos nossas frustrações e a sentimos em determinadas partes da vida, até mesmo quando criança.

Você provavelmente já deve ter visto uma criança brava ou fazendo birra por conta de a mãe estar dizendo para ela que deve dividir o que está comendo com seus amigos e, como a criança quer tudo para ela, esta acaba se frustrando por ter que dividir.

Nessas situações ela fica brava e faz birra justamente devido a frustração ser um sentimento difícil de se lidar, e isso é comum em nossa sociedade. Nesse contexto, nos próximos tópicos, iremos apresentar alguns fatores que podem levar alguém a se frustrar, vamos lá!

Não possuir planejamento pode trazer frustração?

Um dos fatores que podem causar frustração é a falta de planejamento na vida. É claro que não existe a necessidade de planejar toda a sua vida, mas, ter planejamento para algumas coisas definitivamente te ajuda a conseguir obter sucesso naquilo que quer.

Nesse contexto, o planejamento atua como um motivador para a nossa vida, nos impulsionando a fazer aquilo que deve ser feito em prol do nosso sucesso. O planejamento nos permite estar preparados, o que diminui as chances de nos frustrarmos.

Não possuir planejamento pode trazer frustração

Logo, para se fazer um planejamento é importante que você tenha autoconhecimento, pois sem autoconhecimento não é possível definir um planejamento que esteja de acordo com a sua realidade.

Por conta disso, no próximo tópico, iremos abordar como a falta do autoconhecimento pode afetar sua vida, inclusive ocasionando a frustração.

A falta do autoconhecimento e suas consequências!?

A falta de autoconhecimento provoca grandes consequências em nossas vidas, pois pessoas que não se conhecem costumam não se preocupar em conquistar o que querem, o que não é surpresa, afinal, sem autoconhecimento elas não sabem o que de fato querem e por esse motivo deixam sua vida ir seguindo de modo natural.

Lidam com a vida da maneira que conseguem, como se estivessem no “piloto automático”.

Porém, o problema de fazer isso é que, quando uma pessoa que não tem autoconhecimento, e ela passa a se conhecer, esta acaba percebendo que passou muito tempo da sua vida sem fazer as coisas que ela precisava fazer para se aproximar daquilo que gostaria conquistar e ter agora, o que em muitos casos não apenas acaba deixando-a frustrada, como também acaba impulsionando-a a desenvolver problemas como a depressão e a ansiedade.

O que é depressão?

Caracterizada como um transtorno afetivo, a depressão traz para o sujeito depressivo, uma profunda tristeza e de tempo indefinido.

Sendo assim, para que você entenda o que é a depressão te convidamos a imaginar alguma situação na sua vida que te trouxe alguma tristeza, apatia ou um sentimento de desânimo com a sua vida.

Situações como essa são comuns na nossa vida, porém no decorrer de poucos dias, conseguimos lidar com esses sentimentos e levar a vida normalmente.

Mas, no caso de um sujeito depressivo, ele pode passar semanas, meses ou anos nesse estado de tristeza profunda, em constante sofrimento e apatia com comportamentos autodestrutivos.

O que é depressão

Assim, devido esses problemas a pessoa depressiva tende a ter dificuldade em realizar tarefas que uma pessoa que não tem depressão geralmente consegue executar com facilidade, onde, geralmente, ela passa a se julgar por não conseguir realizar essas tarefas.

Assim, a se desinteressar por elas, de modo que essa situação acaba lhe causando descontentamento e desinteresse pela vida em si.

Porém, é comum que as pessoas confundam a depressão com a frustração, e é por isso que no próximo tópico iremos abordar o porquê disso e as suas diferenças.

Quais são as diferenças da frustração e da depressão?

Os sintomas que uma pessoa frustrada apresenta podem ser bem semelhantes aos sintomas que uma pessoa depressiva demonstra, contudo, diferentemente da depressão, a frustração é apenas o estado em que o sujeito está naquele momento.

Independente da tristeza que sinta, a pessoa frustrada tem total possibilidade de superar esse estado de maneira saudável e proveitosa para a vida dela.

Os sentimentos que temos quando nos frustramos com algo são não somente comuns na vida de todos nós, como também são necessários para o desenvolvimento pessoal de cada pessoa.

Do contrário da frustração, a depressão não é apenas um estado momentâneo, mas sim, um transtorno afetivo que na maioria dos casos precisa de tratamento fazendo uso de medicamentos, psicoterapia ou ambos em conjunto, onde o tempo para o tratamento é indefinido e pode levar alguns meses ou alguns anos conforme a gravidade da doença e do quanto o sujeito está disposto a realizar o tratamento.

Assim, a depressão é uma patologia que pode ter um tratamento extenso, ao passo que a frustração, apesar de apresentar os mesmos sintomas, pode ser superada em alguns dias e sem a necessidade de um tratamento específico para isso.

O ser humano por si só consegue superar a frustração, aprender com ela e se desenvolver com esse aprendizado. Assim, tendo falado sobre a depressão enquanto uma possível consequência da frustração, podemos abordar, então, sobre a ansiedade.

Relação da ansiedade com a frustração

A ansiedade que nos referimos aqui é aquela que pode ser causada pela frustração, dessa forma, aquele que a desenvolve tende a ficar incomodado, aflito, perturbado, angustiado etc., por conta do medo que a incerteza o traz.

Nesse contexto, para que você consiga compreender melhor essa questão, pense na seguinte situação:

Suponhamos que você queira muito estudar em uma universidade de ensino superior específica, contudo, para que consiga isso, você precisa obter uma boa nota no vestibular oferecido por essa universidade, então você estuda para isso, faz o vestibular, mas quando chega o resultado, vê que sua nota não foi o bastante para que você possa ser aprovado nesta universidade e, nesse momento, você se frustra.

Relação da ansiedade com a frustração

O que pode acontecer após superar essa frustração, é que quando você for tentar fazer esse vestibular novamente, provavelmente poderá ficar ansioso, por conta do medo que essa incerteza de ser aprovado ou não pode te trazer.

Ou seja, mesmo que antes você não tenha tido problemas com a ansiedade neste tipo de situação, pode se passar a ter após aquela frustração.

A relação da frustração com a ansiedade é vista quando uma pessoa acaba desenvolvendo ansiedade para alguma coisa em específico, por conta de ela já ter se frustrado com aquilo uma vez.

Ou seja, é natural que o indivíduo não queira passar por outra frustração e é por isso que ele sente esse medo, essa ansiedade. Contudo, apesar de a depressão e a ansiedade representarem possíveis consequências quanto ao sentimento de frustração, podemos retornar a abordar sobre os fatores que nos levam a frustração.

Quais fatores externos nos levam a frustração?

Existem fatores externos que podem nos levar à frustração e esses fatores externos, diferentemente dos internos, são aqueles que vêm de fora, ou seja, que não vem de você, mas sim de outras causas.

Nesse contexto, um exemplo de fator externo que podemos citar é a pandemia do COVID-19, onde inúmeras pessoas acabaram se frustrando ao longo desse período.

Por exemplo, por conta de uma viagem que haviam planejado mas não puderam fazer; por não poderem ir com os amigos assistir um filme no cinema, em razão dos cinemas terem sido temporariamente fechados; por não poderem visitar seus parentes em razão do isolamento social; entre outros exemplos, inclusive mais graves, de impossibilidades que tiveram o potencial de frustrar alguém.

Entretanto, mesmo que alguns desses fatores externos não pareçam tão preocupantes, alguns afetaram diretamente o foco de vida de algumas pessoas, e quando fatores externos afetam o foco de um sujeito tamanha é a sua frustração. Posto isso, no próximo tópico explicaremos sobre a importância do foco e como a falta dele pode causar frustração.

A importância do foco e como a falta dele pode nos frustrar!

A falta de foco na vida pode ser comprometedora, porque se você não tem foco, você não sabe aonde quer chegar, o que pode fazer com que você perca o rumo da sua vida, gerando frustração.

Quando falamos isso, não é para que você fique nervoso por não saber o que quer ou por ainda não ter um caminho pré-definido, na verdade, o que queremos abordar é sobre aquelas pessoas que não tem foco para absolutamente nada e que deixam a vida as levar, ao invés de elas levarem a vida.

A importância do foco e como a falta dele pode nos frustrar

A pessoa pode não se frustrar naquele determinado período, porém, no futuro a frustração pode acontecer, por isso é importante achar o foco e ser determinado para manter esse foco.

Claro que, em certas partes será normal se frustrar, mas é importante que essa frustração não se torne algo constante, assim, para que você entenda como evitar que a frustração se torne constante, no próximo tópico iremos falar sobre como você pode evitar que isso aconteça.

Como evitar que a sua frustração se torne constante?

Como mencionado anteriormente, a frustração é causada por algo que nos impossibilita de fazer ou conquistar o nosso objetivo, seja esse algo nos mesmos ou outros fatores. Contudo, para que você consiga evitar que essa frustração se torne constante em sua vida, precisa se agarrar em um objetivo.

Quando não temos objetivo, vivemos por viver e, no fim, por não termos feito nada, tendemos a nos frustrar. Logo, é importante que você estabeleça um objetivo, trace um planejamento estratégico para alcançá-lo e viva em busca dessa conquista.

E, ainda, que esse sentimento venha ocorrer em algum momento, aceite-o e aprenda com ele. Pense por que você está se sentindo frustrado e como você pode superar essa situação.

É claro que não há como evitar totalmente de passarmos por momentos de frustração, no entanto, o que conta é como você lida com eles para que não ocorram mais. Por isso, ressaltamos novamente a respeito do estabelecimento de objetivos e de um planejamento para que você os alcance, de modo a ter um propósito de vida.

Por que devemos evitar que a frustração se torne constante?

A resposta para essa questão parece óbvia, mas é importante destacá-la aqui. Porque não devemos deixar que a frustração se torne algo constante em nossa vida.

Pois, caso deixemos, teremos que enfrentar os sintomas que ela traz, e viver com esses sintomas, os quais são semelhantes aos da depressão, como vimos aqui, pode ser extremamente prejudicial para a vida de um ser humano, aumentando, inclusive, a tendência ao desenvolvimento de depressão e ansiedade, que podem causar consequências ainda mais graves.

Por isso, é extremamente importante que você cuide de si e busque aquilo que lhe faz bem para que você consiga lidar com problemas como esse. A frustração é algo normal, mas se constante e não tratada com a devida atenção, pode trazer várias consequências negativas para a sua vida.

Logo, caso tenha percebido esse sentimento de forma constante, não hesite e procure por um profissional. Você merece ser Feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui