Qual é o seu propósito e a sua missão de vida? Prosperidade financeira

Conteúdo

5/5 - (1 vote)

Qual é o seu propósito e a sua missão de vida?

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão elementar e que afeta todos os seres humanos. Você já parou para refletir sobre qual é o seu propósito ou a sua missão de vida? Sobre a importância de se ter um propósito e como este é vantajoso e útil às mais diversas esferas de sua vida?

São sobre essas questões que iremos refletir ao longo de nossa conversa. Em todas as áreas de nossa vida é preciso que ajamos de uma maneira mais coerente para que o nosso propósito de vida seja alcançado, seja ele de caráter pessoal, profissional, acadêmico, dentre muitos outros.

Contudo, é necessário que pensemos de que forma é possível atingir o nosso propósito de vida. A resposta é simples, porém, a ação é necessária. É preciso que tracemos objetivos concretos para que possamos realizar a nossa missão de vida, pois é somente por meio da realização da nossa missão de vida que conseguiremos atingir o nosso propósito e alcançar a prosperidade.

Qual a relação da prosperidade com a sua missão e propósito de vida?

Ao longo deste post iremos esclarecer sobre alguns aspectos relacionados a prosperidade e a sua relação com a missão e propósito de vida. Porém antes de tudo, devemos relembrar o que é a prosperidade, missão e propósito.Qual a relação da prosperidade com a sua missão e propósito de vida

A prosperidade, de certa forma, está ligada à abundância, mas não somente no que se diz respeito ao aspecto financeiro, mas sim em todas as áreas da vida de uma pessoa. Podendo assumir também caráter espiritual, intelectual, profissional, de saúde e de relacionamentos sociais e interpessoais.

O propósito é o motivo pelo qual você existe, enquanto a missão é aquilo que você deve fazer para conseguir atingir o propósito de vida. Logo, é fundamental que você, enquanto indivíduo, busque a prosperidade para que cumpra a sua missão e atinja seu propósito.

A prosperidade é única, essencial e específica a cada pessoa. Nesse contexto, as suas virtudes e falhas, compreensões de vida e tudo aquilo que passou e viveu são os pontos que farão com que chegue à resposta para a questão central de hoje: qual é o seu propósito de vida para que alcance uma vida próspera?

É dentro do propósito e da missão que está a essência do que é prosperidade para você enquanto indivíduo. Logo, entende-se que é necessário que reflita sobre si para chegar a resposta dessa pergunta.

Reflita sobre si mesmo

É fundamental que você pense sobre si mesmo, antes de responder a qualquer uma das questões. Refletir sobre si mesmo implica em pensar sobre a sua própria individualidade. Você, como ser humano, é uma pessoa única, tem uma essência particular, que não é a mesma de nenhuma pessoa.

A sua mente, os seus órgãos, a sua pele, as suas células, enfim, você, em todos os sentidos, reflete as suas convicções, compreensões, pressupostos etc. Com base naquilo tudo que você vivenciou e experienciou ao longo de sua vida deverá chegar a resposta vital a nossa conversa: qual é o seu propósito de vida?Reflita sobre si mesmo

Reflita também sobre qual é a sua missão de vida.  É encontrando este propósito e missão de vida que você saberá qual é a prosperidade que está buscando. Tenha claro em mente qual é o tipo de prosperidade que você deseja que aconteça em sua vida para que você aja da melhor forma possível no alcance dos seus objetivos. Iremos apresentar um exemplo para refletirmos e analisarmos essa questão.

A importância do propósito na vida humana

Algum tempo atrás prestamos um atendimento clínico e nele o que a pessoa mais queria e desejava com toda a sua alma era ter uma família apenas para ela, o que implicava, também, ter um relacionamento sólido e saudável.

Era este o seu propósito. Ter filhos e uma pessoa especial ao seu lado era o seu desejo mais desesperado. Contudo, o seu foco não estava acompanhando esse propósito que, em tese, era fundamental. Este foco residia tão somente nas questões financeiras.

Nesse sentido, o paciente nada estava fazendo para atingir o seu propósito, pois apenas estava preocupado com o alcance de ganhos de caráter financeiro. Sempre buscava por novas formas de profissionalização e formação acadêmica, como intercâmbios, participação em organizações internacionais, bem como focava no aumento do salário, o que todo o seu foco o fazia caminhar rumo à prosperidade de caráter financeiro.

As escolhas de um ser humano

Talvez um dos principais desafios inerentes à vida humana seja o de fazer escolhas que acompanhem a sua missão e propósito de vida. Considerando o nosso exemplo de um paciente focado no aumento do salário e no aperfeiçoamento de sua carreira, percebemos que esta pessoa “abria mão” de todos os outros aspectos que, com base em seu discurso, correspondiam ao que realmente necessitava naquele momento.

Ou seja, nada fazia para alcançar este propósito específico, visto que a preocupação era somente com as questões de caráter financeiro e, até mesmo, profissional-acadêmico, o que gerou tristeza e frustração.

Assim sendo, a pessoa não conseguia encontrar a resposta que faria toda a diferença em todas as esferas de sua vida, pois focava no propósito “errado”.

O foco no propósito “errado”

Considerando o nosso exemplo, é válido afirmar que a frustração atingiu essa pessoa porque ter um relacionamento saudável, duradouro e estável demanda tempo e dedicação, o que, dentro de sua rotina, não era algo viável, pois estava sempre trabalhando, viajando para outros países ou buscando por uma nova formação acadêmica ou profissional.

Sabemos que um relacionamento, além de exigir dedicação, demanda, também, compreensão, reflexão, análise, cuidado, estratégia (para tornar esse relacionamento saudável para a outra pessoa com a qual se relaciona), dentre outras questões.

O foco no propósito “errado”Nesse contexto, a situação se tornava ainda mais complexa porque essa pessoa, em seu âmago, desejava ter filhos, o que, com toda a certeza, também não seria viável ao seu contexto de vida, já que filhos exigem uma dedicação ainda mais extrema de sua parte, o que demanda, também, muito tempo para que todas as estratégias possam ser empregadas da melhor forma possível. Logo, seu foco de vida não condizia com o seu propósito.

O que você está fazendo para alcançar o que almeja?

Suponhamos que você tenha se identificado com este propósito, ter um relacionamento estável e filhos. O que está fazendo para alcançar este propósito?

Se você almeja ter uma família, toda a sua vida precisará ser estruturada de uma forma que lhe permita alcançar esse objetivo. Contudo, se o seu foco, nesse momento, concentra-se em outras questões, como na prosperidade financeira, ter essa família poderá ser algo complexo, dentro de seu contexto.

Pensemos em um exemplo: Uma pessoa que almeja se casar e criar uma família pode ver no ato de viajar uma barreira que impede que tenha interesse em uma pessoa que tem planos de permanecer no país.

Por outro lado, é bem difícil que essa pessoa tenha tempo suficiente para lapidar o seu relacionamento e, ainda, para cuidar de um ou mais filhos, pois exige atenção e dedicação.

A falta de compreensão e reconhecimento de si mesmo

A falta de compreensão e reconhecimento a respeito de si mesmo pode te impedir de chegar ao tão sonhado propósito de vida que você estabeleceu.

Nesse sentido, se não houver uma coerência entre o seu foco e aquilo que você realmente deseja, não conseguirá atingir o seu propósito e cumprir a sua missão de vida, o que pode lhe deixar triste.

Toda ação gera uma reação

Essa pessoa de nosso exemplo estava conseguindo atingir os pilares relacionados à prosperidade financeira, porém, o seu desejo desesperado era o de formar uma família. Essa pessoa era uma das executivas mais bem reconhecidas no Brasil e em todo o mundo, porém, permanecia triste e frustrada.

Isso ocorreu porque a prosperidade financeira já havia sido alcançada de tal forma que o seu propósito de vida havia mudado. Por outro lado, se o seu propósito e missão de vida residissem no âmbito financeiro, não teria ficado tão triste.

O alinhamento entre a missão e o propósito

Suponhamos que o seu propósito e a sua missão de vida estejam relacionados com a prosperidade financeira. Se a realização profissional é o propósito que estabeleceu para você mesmo, é isso que deverá tentar alcançar ao longo de sua jornada.

Se o seu propósito e a sua missão de vida estão alinhados, as chances de você se sentir triste e frustrado ao longo de sua vida são muito menores. Posto isso, é fundamental que você saiba o que é prosperidade para si mesmo para que possa concentrar o seu foco no que realmente precisa para que os seus objetivos sejam alcançados em relação a esse propósito.

Embora a maior parte das pessoas procurem, de fato, pela prosperidade financeira, ou, ainda, se convencem de que é isso que precisam e almejam, esta pode não ser a que você realmente deseja em seu interior.

Não se esqueça: tanto a sua missão quanto o seu propósito de vida devem ser refletidos na prosperidade por você almejada e que deve ser buscada em sua vida diária.

É nesse sentido que convidamos você a fazer uma autorreflexão sobre a sua vida para compreenda qual é a prosperidade que você almeja.

A ideia individual de prosperidade

Você deve refletir se a ideia de prosperidade que possui não está relacionada, de alguma forma, com algum distúrbio, transtorno ou trauma que você desenvolveu ao longo de sua vida, pois superar essas questões poderá fazer parte da sua missão de vida que o fará alcançar o seu verdadeiro propósito.

A prosperidade é uma questão bastante delicada sobre a qual precisamos conversar com muito cuidado, pois visto que todos nós somos diferentes, cada um possui a sua concepção do que é prosperidade.

Dessa forma, reflita sobre o que você entende como prosperidade e o que você precisa para que a sua missão e o seu propósito de vida sejam alcançados. Assim, análise o que você precisa para que seja feliz e possa conviver com suas próprias escolhas.

Os tipos de prosperidade

Embora estejamos focando aqui na prosperidade financeira, com base em um exemplo, há, ainda, uma ampla gama de possibilidades, como a de: caráter espiritual, intelectual, profissional, de saúde e de relacionamentos sociais e interpessoais (com amigos, família e colegas).Os tipos de prosperidade

Contudo, não significa que você deverá buscar por apenas uma delas. É fato que, em um certo momento de nossa vida, estamos buscando por um tipo de prosperidade específico. Entretanto, o tipo necessário e urgente poderá mudar a qualquer momento, pois nossos interesses e metas mudam em virtude de diversos fatores.

Nesse contexto, cabe a nós perguntar: o que você está buscando como prosperidade? O que acredita que vai te permitir cumprir o seu propósito e sua missão? Essas respostam são necessárias para que você compreenda o que está buscando com essa prosperidade na qual está focando nesse momento de sua vida.

Saiba que a prosperidade que você busca, independentemente do tipo, irá lhe inserir em um local específico. Esse lugar nada mais é do que o espaço no qual você deverá cumprir o seu propósito e missão de vida.

O tipo de prosperidade adequada te fará feliz

Você já parou para pensar que aquilo que lhe fará feliz nada mais é do que escolher focar no tipo de prosperidade que é adequado a você nesse momento e contexto atual que está vivenciando?

Com base em nossa experiência, temos percebido que a maior parte das pessoas que procuram pelo nosso atendimento cometem, de certa forma, um erro semelhante: o foco no tipo de prosperidade errada.

São pessoas que não param para refletir sobre o tipo de prosperidade que realmente querem para que possam ser indivíduos mais felizes e satisfeitos com as suas escolhas.

Algo que também insere essas pessoas em uma mesma relação é o foco nas questões de caráter financeiro quando almejam outras questões. Contudo, a prosperidade financeira é apenas uma dessas possibilidades.

A felicidade não se reflete somente em um tipo de prosperidade

Estudos científicos de todas as áreas que se dedicam a estudar a felicidade humana apontam que ela nem sempre está ligada à prosperidade financeira relacionada aos aspectos exteriores.

A felicidade não se reflete somente em um tipo de prosperidade

A felicidade, portanto, reside no interior dos seres humanos, e, dessa forma, é refletida em todos os outros tipos de prosperidade citados anteriormente neste post.

Posto isso, tenha claro em mente que para toda ação há um preço e esse preço a ser pago não pode ser o comprometimento de sua felicidade.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder