Você sabe o poder da sua mente?
Você tem ideia do poder de uma mente? Ou melhor, tem ideia do que a sua mente é capaz de fazer? E se eu dissesse que talvez a resposta para todos os seus problemas estaria bem aí em você, em sua mente? É sobre isso que iremos falar nesse post.
É fato que na vida estamos sujeitos a passar por problemas ou dificuldades o tempo todo. Você mesmo já deve ter passado por essas situações, em que precisou recorrer a alguém ou a algum lugar para resolver algum problema.
Desta forma, sabe-se que, quando nos deparamos com problemas, a primeira coisa que buscamos para resolvê-los está relacionada com coisas exteriores, técnicas e métodos. Contudo, ultimamente, vários estudos têm demonstrado que a mente é capaz de fazer muitas coisas, até mesmo aquilo que chamamos de milagres.
Por que controlar a sua mente?
Ter o controle da nossa mente é tão importante quanto saber dominar os nossos movimentos corporais. É do nosso cérebro, da nossa mente, que vêm os nossos sentimentos e emoções e são eles que influenciam o nosso desempenho na vida.
São esses sentimentos emitidos pela nossa mente que podem nos causar dor e sofrimento ou podem nos estimular a alcançar os nossos sonhos e objetivos.
Considerando que o nosso pensamento é a base das nossas ações e, consequentemente, do nosso destino, ter o controle da mente é fundamental para que consigamos nos adaptar da melhor forma possível aos imprevistos, sabendo reagir em determinados acontecimentos.
O controle da mente lhe permite pensar e planejar melhor as coisas, além de adotar um estilo de vida mais saudável, com menos sofrimentos perante à realidade e mais felicidade perante à vida, uma vez que ela te ajuda a compreender o seu propósito e o caminho a ser seguido para realizá-lo.
Assim, para que consigamos alcançar os nossos objetivos, primeiramente, precisamos entender como a nossa mente funciona. Contudo, a limitação de cada pessoa dependerá da sua força de vontade em ter o controle da sua própria mente.
Desta forma, vale destacar que quanto mais você trabalhar com a sua mente ao longo do tempo, menos serão os esforços necessários para que você consiga acabar com vícios comportamentais e menores serão as falhas relacionadas ao entendimento do seu cérebro, o que ampliará o seu desenvolvimento cognitivo e pessoal.
Esse domínio está diretamente ligado com a sua saúde, qualidade de vida, crescimento, prosperidade e disposição. Controlar a sua mente significa desenvolver o seu potencial como pessoa. Trata-se de uma evolução pessoal. Assim sendo, vou te fazer uma pergunta: você está pronto(a) para evoluir?
Como controlar a minha mente?
Fazer com que a nossa mente esteja do nosso lado não é tão difícil assim. Pequenas ações e mudanças de comportamento são suficientes e já podem trazer grandes benefícios. Por isso, trouxe algumas dicas para que você alcance o controle da sua mente:
● Viva o presente: procure manter a sua mente no presente, deixando as angústias e os traumas para trás. Sem se preocupar, também, com aquilo que ainda não aconteceu; respeite o seu tempo presente e vivencie-o.
● Pare de mimimi: independentemente do que aconteceu de ruim com você, tenha em sua mente que você não é o primeiro e nem será o último a passar por isso, portanto, pare de reclamar e seja mais positivo.
● Seja positivo: tenha uma visão mais positiva das coisas; fazendo isso você estará cuidando da sua saúde física e mental e, além do mais, isso aumentará a sua autoestima e te dará mais disposição.
● Estude: busque ler e aprender sobre novos assuntos, reflita sobre situações e trabalhe a sua mente constantemente; a busca por conhecimentos fará com que você consiga observar as coisas com um olhar mais dinâmico e compreensível.
● Substitua as palavras: é certo que as palavras têm poder, por isso, procure substituir o “não consigo” pelo “eu consigo” e não deixe ser sabotado por si mesmo; afirme palavras de incentivo e faça com que elas se concretizem.
● Valorize o seu tempo: ter a consciência de que o tempo passa, e o que passou não volta mais é importantíssimo e, assim, quem escolhe como você irá aproveitar esse tempo é você mesmo. Por isso, valorize o seu tempo e saiba escolher as suas prioridades, mas não se esqueça: viva o presente.
● Seja grato: procure ser grato pelas coisas, ainda que mínimas, pois isso alimentará sentimentos positivos e fortalecerá o seu propósito de vida.
A mente e o corpo
Assim como o controle da mente, o cuidado com o corpo também é importantíssimo para o desenvolvimento completo do ser humano. Cuidar do seu corpo é demonstrar respeito consigo mesmo. Respeitar o seu corpo é respeitar a sua essência, a matéria que te compõe.
A forma como tratamos o nosso corpo influencia a reação do nosso organismo, o qual está diretamente ligado com a nossa saúde física e mental. Por isso, o cuidado com o corpo vai muito além da prática de exercícios físicos para o alcance de benefícios estéticos.
Trata-se da busca por uma vida mais saudável, com maior disposição e preparo para viver com saúde e bem-estar. Por esse motivo, citaremos alguns cuidados simples que fazem diferença em todo o seu organismo e, consequentemente, proporcionam bem-estar:
● Cuide da sua alimentação;
● Beba bastante água;
● Pratique exercícios físicos diariamente;
● Cuide da sua higiene;
● Dormir bem;
● Cuide da sua mente;
● Medite e agradeça.
Assim, manter o equilíbrio entre o bem-estar físico e o mental te proporcionará uma maior qualidade de vida. Contudo, você precisa saber que o alcance desse equilíbrio demanda bastante dedicação e prática.
Como a meditação influencia no seu bem-estar?
Praticada desde 1500 a.C., a meditação tem sua origem nas tradições orientais. Ela é uma técnica ancestral que trabalha as habilidades de concentração, tranquilidade e foco no presente.
Assim, meditar significa “estar em seu centro” ou “voltar-se para o centro”.
Nesse contexto, a sua prática é recomendável se você pretende se distanciar do ritmo da rotina e relaxar, a fim de se conectar consigo mesmo. Tirar um tempo para meditar é como dar uma pausa nos barulhos exteriores e nos pensamentos que não são tão importantes.
É se conectar com a sua essência e se afastar do mundo material. Desta forma, meditar é esvaziar a mente, ficar em silêncio e buscar o eu interior. Quando praticamos a meditação, entramos em um estado alterado de consciência, de modo que nossa mente e o nosso corpo ficam em repouso absoluto.
Na meditação, a mente tem que apenas observar os pensamentos sem segui-los, de modo a causar emoções, ela deve tentar ser imparcial, buscando somente observá-los conforme eles vão aparecendo.
Nessa linha, estudos que envolvem meditação têm mostrado técnicas que são capazes de fazer com que você equilibre toda a sua parte fisiológica apenas com o fato de pensar. Assim, a prática da meditação possibilita a ampliação da sua percepção de consciência, o que lhes permite provar a verdade das suas experiências.
Quais são os benefícios da meditação?
A meditação proporciona estado de relaxamento profundo ao corpo pela diminuição do cortisol (hormônio do estresse), aumenta a produção de enzimas digestivas e, consequentemente, fortalece o sistema imunológico.
Além disso, ela reduz o estresse, aumenta a concentração, melhora o humor, desenvolve a autodisciplina, melhora o sono e trabalha a tolerância à dor. Muitos são os benefícios apontados pelos estudos e nós vamos te apresentar alguns:
● AUMENTA: a energia, a criatividade, a produtividade, a concentração;
● MELHORA: a saúde, a memória, a inteligência, o sono, o sistema imunológico;
● REDUZ: o estresse, os sintomas depressivos, a perda da memória, os vícios;
● DESENVOLVE: o autoconhecimento, a autoestima, o foco nas atividades;
● PROMOVE: reversão do envelhecimento, bem-estar;
● REGULA: pressão arterial;
● CONTROLA: a ansiedade;
● AJUDA: a relaxar, elevar a espiritualidade, a superar traumas, expandir a mente.
Desta forma, pode-se dizer que a meditação equilibra o seu organismo e melhora os seus relacionamentos, conecta você com o seu próprio interior e, assim, te ajuda a compreender mais a sua vida, contudo, sua realização exige foco e é o que iremos falar no próximo tópico.
Por que ter foco?
Sabe aquela sensação de estar em diversos lugares, mas ao mesmo tempo em lugar nenhum? Aquela situação em que você se encontra em um lugar, enquanto a sua mente está totalmente em outro?
Pois bem, isso é um sintoma da falta de foco, o que é comum na sociedade atual. Muitas pessoas possuem dificuldade em focar em algo, principalmente devido ao cenário atual em que vivemos, cujas transformações e as informações são atualizadas dia após dia. Ter foco é a mesma coisa que viver o presente.
O foco é quem norteia o caminho para que você consiga alcançar os seus objetivos e traçar as suas ações. Entretanto, apesar de ser uma tarefa um pouco complicada, saiba que o exercício da concentração e do foco trará grandes benefícios para a sua vida, quanto ao progresso pessoal, profissional e social.
Posto às distrações que temos atualmente com as mídias e os aplicativos, ter foco é fundamental para que você consiga executar desde as tarefas mais simples como, por exemplo, pegar um objeto até as mais complexas como construir um objeto.
Ter foco é saber controlar a capacidade de concentração da sua mente, em dar atenção a determinados assuntos em determinado tempo, assim como saber o momento certo de se distrair e relaxar para que o cérebro entre em um estado de equilíbrio, de modo a não se sobrecarregar.
É saber definir aquilo que realmente importa e direcionar todos os seus esforços para a concretização do mesmo. Como lidamos com os problemas, o foco, tudo está associado a como você lida com a sua mente.
Assim, para que você consiga desenvolver foco, terá que ter o controle da sua mente e saber ser o dono de si mesmo e a administrar melhor o seu tempo. O exercício da atenção, concentração ou foco desenvolve e fortalece essas habilidades continuamente.
Por que focar no Conhecimento?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre aquele ditado popular: “Conhecimento nunca é demais”, certo? Bom, podemos afirmar, nesse tópico, que esse ditado é 100% verdadeiro. A busca pelo conhecimento é importante se você pretende desenvolver a sua capacidade mental e intelectual.
Desta forma, o conhecimento é algo que adquirimos com o passar do tempo e que vem do verbo conhecer, que significa entender, compreender e aprender sobre determinados objetos, assuntos ou fenômenos através da experiência da aprendizagem, das crenças, dos valores e dos insights.
O conhecimento é uma fonte que nunca se esgota.
Por mais que o ser humano saiba sobre diversos assuntos, sempre terá mais coisa ao seu redor para aprender. Logo, ele te ajuda a se tornar mais inteligente/informado e, consequentemente, contribui para a sua formação como pessoa.
São esses conhecimentos adquiridos que auxiliarão a sua vida, os seus comportamentos e as suas tomadas de decisões. Entretanto, vale lembrar que, para que você consiga adquirir verdadeiramente o conhecimento sobre algo, você terá que estar disposto a estudar. São muitos os benefícios dessas compreensões ao longo da vida, uma vez que abrirão caminhos e oportunidades onde você nem imaginava que tinha.
Mente, foco, Ação! Você está pronto para atuar?
Se você leu este post e chegou até aqui, saiba que isso não foi por acaso. Se você realmente tem a intenção de evoluir, entender a sua mente e ter o domínio sobre ela é fundamental e o primeiro passo a se fazer. A mente é uma máquina extraordinária que possui funções e capacidades impressionantes.
Contudo, faz-se importante, também, manter o equilíbrio entre o bem-estar mental e físico, sendo importante também se atentar a saúde do seu corpo físico. A manutenção desse equilíbrio te proporcionará uma maior qualidade de vida. Nesta linha, procure desenvolver o seu foco naquilo que realmente vale a pena, saiba definir suas prioridades e busque tirar aprendizados das suas experiências.
Mas, acima de tudo não se esqueça, o crescimento tem que ser contínuo, a transformação tem que ser contínua. Saiba que as suas atitudes podem mudar o mundo, assim, faça dele um palco e atue nele sendo diferente.