Mantenha a positividade!

Avalie! post

POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE ALCANÇAR O SEU SUCESSO?

Não é segredo que a maioria das pessoas almejam o sucesso. Mas afinal, o que é o sucesso? Bom, como dito em outros posts, o sucesso é algo que varia de pessoa para pessoa e, portanto, possui um significado subjetivo e particular para cada um.

Logo, o que para o seu vizinho é sucesso, para você pode não ser, e vice-versa. Contudo, já que sabemos que o sucesso não é uma coisa definida, a forma como você o conquista também não é a mesma forma que o outro conquistou ou irá conquistar o seu sucesso.

Cada um possui uma caminhada para trilhar e obstáculos a enfrentar, a fim de chegar aonde quer. No entanto, é comum vermos pessoas, mesmo sabendo para onde ir e o que fazer, desistindo de alcançar o seu sucesso.

Você sabe por quê? Bom, um dos motivos, que é justamente o que vamos tratar ao longo desse post, é a falta de positividade e otimismo. A positividade é essencial para a conquista do sucesso, uma vez que, sem ela, as pessoas perdem a fé e o ânimo e desanimam quando veem que apenas lutam e lutam para o conquistar e, no fim, nada acontece ou sai do lugar.

Pessoas positivas costumam ser pessoas de fé e a fé é fundamental para que você alcance todos os seus objetivos e seja uma pessoa de sucesso. Nesse contexto, um fato interessante é que as pessoas de sucesso costumam ser pessoas positivas, porque sempre acreditam que podem melhorar mais e que tudo o que acontece, acontece para o melhor.

Pense: a positividade pode ser aquilo que falta para conseguir ver e fazer as coisas de forma diferente para, finalmente, conquistar aquilo que deseja. E é por isso que, ao longo deste post, iremos abordar sobre os aspectos dessa peça fundamental na busca pelo sucesso.

A DÁDIVA DA POSITIVIDADE!

Há anos, a psicologia tem se preocupado em investigar difusões e doenças mentais. Contudo, no fim dos anos 90, com a tomada da presidência da American Psychological Association, Seligman deu início ao “movimento de positividade”, cujos psicólogos passaram a se dedicar ao estudo das emoções positivas e da felicidade.

Assim, deixando de se concentrar no estudo das difusões e doenças mentais, passaram a examinar quais práticas fazem as pessoas entrarem em um estado de alegria e de realização, ligadas às atitudes positivas, de modo a descobrirem vários benefícios relacionados à saúde e ao desenvolvimento do ser humano.

cachorrinho feliz

Sendo assim, podemos dizer que a positividade é capaz de nos proteger dos efeitos negativos causados pelo estresse e pelas angústias do dia a dia.

Desta forma, ela também é capaz de proteger o nosso corpo desses efeitos que, quando estimulados em nosso cérebro, são, diretamente, refletidos no funcionamento do nosso corpo, de maneira positiva ou negativa.

Se praticada, a positividade promove melhor saúde mental e física, o que nos permite ser mais felizes e, consequentemente, influencia positivamente o nosso desempenho e as nossas relações.

CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS POSITIVAS

As pessoas positivas são aquelas que tendem a ver o copo cheio. Há tempos o exercício do copo meio cheio ou meio vazio é usado para distinguir pessoas que são otimistas das pessoas pessimistas, em que, se, para você, o copo está meio cheio, significa que prefere ver o lado bom das coisas, ao passo que, se vê o copo meio vazio, é porque tende a ter uma visão mais negativa das coisas.

Assim como se para você o copo está exatamente na metade, sua visão tende a ser mais objetiva, de modo a conseguir identificar os dois lados da moeda. E é aí que se torna oportuno se questionar:

Mas como eles conseguem saber se você é uma pessoa positiva ou não só por apenas uma resposta? Bom, é simples! Todos nós somos seres subjetivos, com visões diferentes sobre o mundo.

Assim, a nossa percepção sobre as coisas está ligada às nossas visões otimistas e pessimistas, assim como a nossa personalidade extrovertida ou introvertida. Desta forma, ainda que nenhuma das duas respostas estejam erradas, quando a pergunta do copo meio cheio ou meio vazio chega até nós, o objetivo desta é verificar se temos a tendência de notar primeiro as coisas que dão certo ou as que dão errado.

Logo, pessoas com personalidade positiva sempre veem o lado bom das coisas e aceitam o mundo como ele é, pois entendem cada experiência, acontecimento e situação, boa ou ruim, como um aprendizado.

Elas tendem a ser esperançosas quando algo de ruim acontece e são capazes de se manter otimistas em qualquer situação. Elas se desviam de pensamentos e atitudes negativas e são mais capazes de enfrentar problemas pessoais no sentido de melhoria contínua, sempre fazendo isso de uma forma mais positiva.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SER UMA PESSOA POSITIVA?

Tendo em vista que a positividade pode ser definida como “estado de ser positivo e otimista em suas ações”, é possível entender que ser uma pessoa positiva nos permite saber encarar melhor os acontecimentos e as adversidades da vida.

Não há dúvida que todo ser humano passa por momentos bons e ruins e que os problemas e as adversidades são inerentes a nossa vida. Contudo, saber o que fazer com essas situações é fundamental para a obtenção de uma vida com maior contentamento e felicidade.

Logo, a positividade é uma ferramenta necessária para esses momentos. De acordo com estudos, muitos são os benefícios em ser uma pessoa positiva e é sobre alguns deles que vamos falar, como:

✔ Proporciona longevidade de vida;
✔ Previne de doenças cardíacas;
✔ Melhora a nossa visão;
✔ Ajuda a obter uma boa memória;
✔ Melhora as nossas relações.

Vamos conferir!

POR QUE A POSITIVIDADE PROPORCIONA LONGEVIDADE DE VIDA?

Você sabia que ser uma pessoa positiva pode lhe proporcionar mais anos de vida?

Segundo um estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, realizado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, pessoas com uma visão mais otimista apresentam 70% de chances a mais de completar 85 anos.

O estudo contou com a participação de 69.744 mulheres, com idade entre 58 e 86, e 1.429 homens, com idade entre 41 e 90 anos, e aplicado a partir de um questionário relacionado à visão que tinham sobre a vida, caracterizada como positiva ou negativa.

Desta forma, as mulheres foram acompanhadas durante um período de 10 anos (2004-2014), ao passo que os homens tiveram um acompanhamento durante 30 anos (1986-2016).tempo de vida morte

Feita a pesquisa, os resultados revelaram um aumento de 14,9% de expectativa de vida para as mulheres que praticavam a positividade, enquanto para os homens os resultados apresentaram um aumento de 10,9%.

Contudo, para as mulheres mais otimistas, as chances de viverem até os 85 aumentaram em 50%, à medida que, para os homens, essa estimativa chegou a 70%.

Desta forma, além do aumento da expectativa de vida, o estudo demonstrou que o pensar positivo previne doenças como diabetes tipo 2 e depressão.

De acordo com os pesquisadores, isso pode ser explicado pela forma como as pessoas que praticam a positividade lidam com o estresse, o que limita os efeitos do mesmo na saúde física e promove mais anos de vida, de modo a provar que os fatores psicossociais, como a positividade, são fundamentais e proporcionam melhor qualidade de vida. Sendo assim, como vai a sua prática de positividade?

COMO A POSITIVIDADE PREVINE DOENÇAS CARDÍACAS?

Segundo o jornal Chicago Tribune, as emoções positivas são fatores que podem tornar a nossa vida mais saudável. Considerando que o desenvolvimento de doenças cardíacas está fortemente relacionado com sentimentos de ansiedade, depressão, raiva e similares, cuja uma dose de estresse é capaz de fazer o coração acelerar e aumentar a pressão arterial, de modo a levar a um infarto.

Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA, comprovou que, quando sentimentos positivos são gerados, o efeito contrário também pode acontecer.

Para a realização da pesquisa, 2.618 pessoas, homens e mulheres, foram monitoradas e estudadas por meio de exames de angiografia, que revelaram como o sangue estava fluindo pelos vasos sanguíneos que seguem até o coração.

doenças cardiacasEm conjunto com os exames, os voluntários também tiveram que responder qual era a expectativa deles quanto a sua vida e saúde no futuro.

Assim, quinze anos (15) depois, os pesquisadores verificaram que as pessoas que tiveram as melhores expectativas apresentaram 24% a menos de chance de falecer por causa de complicações cardíacas.

Da mesma forma, em um outro estudo realizado com homens que viviam em Boston, analisados durante 12 anos, pesquisadores descobriram que, entre os voluntários que tinham maior controle das suas emoções positivas e negativas, somente 6% sofreram ataque cardíaco ou morreram por complicações cardíacas. Assim sendo, a positividade é um fator essencial.

COMO A POSITIVIDADE MUDA A SUA VISÃO?

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Toronto e dirigido por Taylor Schmitz, o nosso humor, literalmente, modifica a forma como nos enxergamos, de modo a alterar até mesmo funções do nosso córtex visual, parte do cérebro que atua no processamento das informações visuais.

A pesquisa se baseou na análise das atividades cerebrais dos voluntários captadas através de um exame de ressonância magnética. Sendo assim, foram mostrados para os participantes algumas imagens que eram capazes de despertar diferentes humores.

Estas tratavam-se de mosaicos formados por um rosto humano no centro cercado de outras pequenas imagens que faziam referência a locais. Desta forma, com o objetivo de forçar os participantes a observarem o centro da imagem, foram orientados a identificar se o rosto que estava na imagem era de um homem ou de uma mulher.

Feita a análise, os pesquisadores verificaram que as pessoas com mau humor não conseguiam enxergar as imagens que cercavam o rosto central, ao passo que, quando a mesma imagem era mostrada para os voluntários que estavam com um humor melhor, conseguiam reconhecer todos os detalhes do plano de fundo.

Assim, por meio deste estudo, puderam constatar que o nosso humor, se otimista, amplia a maneira como enxergamos o mundo, o que nos proporciona uma perspectiva mais global e integrativa. Contudo, por outro lado, o excesso de bom humor pode causar distrações em tarefas críticas que demandam maior concentração.

SABIA QUE A POSITIVIDADE DIMINUI OS RISCO DE PERDA DE MEMÓRIA?

Visto que a positividade pode proporcionar vários benefícios para a nossa saúde mental e física, você sabia que a sua prática também pode atuar na prevenção de riscos de perda de memória?

Publicada na revista Psychological Science, no fim do ano de 2020, uma pesquisa realizada com 991 adultos de meia-idade e idosos nos Estados Unidos constatou que pessoas positivas são menos propensas a sofrer perda de memória ao longo do processo de envelhecimento.

Desta forma, para a realização da pesquisa, dados longitudinais foram analisados em três períodos de tempo: de 1995 a 1996 (Tempo 1), 2004 a 2006 (Tempo 2) e 2013 a 2014 (Tempo 3), sendo que, nas duas últimas avaliações finais, os participantes realizaram teste de desempenho cognitivo que os forçava a lembrar de palavras que eram ditas na hora e depois de 15 minutos e relataram a prática de emoções positivas nos últimos 30 dias.

Assim, como resultados, os pesquisadores identificaram a relação do afeto positivo (sentir-se entusiasmado, atento, orgulhoso, ativo) com a diminuição dos riscos da perda de memória.

Logo, a pesquisa revelou que pessoas mais positivas apresentaram uma perda de memória menos acentuada ao longo de 9 anos. Posto isso, cabe a nós lhe perguntar: como vai a sua capacidade de memória?

A POSITIVIDADE E AS RELAÇÕES

Quem não gosta de estar perto de uma pessoa positiva!? As pessoas positivas costumam vibrar de uma forma radiante e a sua presença é notória por onde passam, de modo a deixar o ambiente mais alegre.felicidade

Elas costumam sempre acreditar mais na vida e tendem a contagiar aquelas pessoas que estão ao seu redor, fazendo com que todo mundo acabe vibrando positivamente com ela.

A prática de pensamento positivo promove maior clareza mental e cria o sentimento de conexão.

Ele é capaz de ampliar a nossa percepção de unidade com os outros e o mundo, de modo a permitir conexões reais e profundas com estes, o que é fundamental para nós por proporcionar significado e propósito para a vida.

Pessoas positivas conseguem ter melhor habilidade social, conseguem se relacionar melhor com as pessoas e mesmo quando as relações não tomam rumo que esperavam, conseguem entender que isso aconteceu para o seu bem.

COMO SER UMA PESSOA POSITIVA?

Diante desses benefícios, você quer saber como ser uma pessoa positiva? Bom, a positividade é um padrão mental e se você não o tem, para consegui-lo, é necessário treinar o seu cérebro voltado a comportamentos, atitudes e pensamentos positivos. Assim, para tanto, iremos lhe apresentar algumas atitudes que podem te ajudar:

✔ Respire: ainda que seja algo simples, os exercícios de respiração correspondem a uma prática que melhora a sua saúde mental e são capazes de diminuir o estresse do dia a dia;

✔ Faça trabalhos voluntários: estudos comprovados mostram que atitudes altruístas melhoram o nosso humor e a sensação de bem estar ao longo do tempo;

✔ Faça algo que você gosta: é importante tirar um tempinho para fazer o que te faz bem, pois isso é fundamental para desenvolver uma mente positiva;

✔ Seja grato e sorria: ser grato te permite observar as coisas boas que acontecem ao seu redor e proporciona estado de positividade por isso, sendo assim, faça, diariamente, uma lista com coisas pelas quais você é grato;

✔ Descanse: principalmente antes de voltar para o trabalho, tire um tempinho para descansar e se sentar em alguma praça para observar a natureza; esse hábito melhora o humor e a memória de curto prazo e, ainda, a frequência cardíaca;

✔ Medite: a meditação possui vários benefícios que contribuem para uma vida mais saudável e positiva, como, por exemplo, a diminuição de estresse e ansiedade;meditação

✔ Leia: escolha um livro que te agrada e leia; a leitura por prazer é capaz de reduzir sintomas da depressão, combate ao estresse e atua na prevenção de demência;

✔ Foque nas coisas boas: o intuito é se afastar de sentimentos negativos, sendo assim, pense em coisas positivas sobre as coisas que você não gosta, pois, com o tempo, isso lhe ajudará a ter outra visão sobre este algo.

São pequenos hábitos como estes que farão grande diferença em sua vida. Por isso, mantenha a positividade! Positividade é uma das melhores dádivas que você pode ter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui