Conteúdo

5/5 - (1 vote)

QUAL A ORIGEM DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Inicialmente os assuntos debatidos na inteligência emocional foram antes debatidos na inteligência social, termo citado nas obras do filósofo educacional John Dewey, que é o termo utilizado para identificar a capacidade de interação, influência e de compreensão de situações sociais.

O termo inteligência emocional foi inicialmente introduzido em 1966 pelo psicólogo americano chamado Hanscarl Leuner, contudo, a compreensão deste termo apenas foi estudada a fundo em 1989 e 1990 pelos demais psicólogos.

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Inteligência emocional é o nome usado para conceituar a capacidade de compreensão, utilização e gerenciamento de suas emoções positivamente com finalidade de amenizar o estresse, dialogar com eficiência, ser empático com os demais, vencer obstáculos e resolver problemas.

inteligencia emocional

Ela também facilita para que você consiga construir relações maiores, obter sucesso acadêmico e profissional, e conquistar suas metas pessoais.

Colabora, também, para que você obtenha uma melhor relação com seus sentimentos e, consequentemente, para que melhore sua tomada de decisão a respeito daquilo que é mais importante para a sua vida.

Sendo assim, a inteligência emocional tem como base cinco pilares, sendo esses apresentados e conceituados nos tópicos a seguir.

1º PILAR: AUTOCONSCIÊNCIA

A autoconsciência é conceituada, basicamente, como o saber que um sujeito obtém dele próprio. Ter o conhecimento daquilo que almeja, das habilidades que possui e das coisas que limitam, facilita o processo a partir do qual o sujeito consegue ter o controle das próprias emoções, isto é, para que consiga traçar o seu foco de modo eficiente e seguir esse foco para realização dele.

2° PILAR: AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL

A autorregulação emocional é conceituada como um procedimento de comportamentos e emoções a partir do qual o sujeito realiza conscientemente, com a finalidade de conquistar uma meta.

A aptidão para regular as emoções pode facilitar a realização de uma meta, trazer benefícios à saúde, relações e bem-estar, bem como pode, também, amenizar situações depressivas, de ansiedade e de atitudes impulsivas.

3° PILAR: AUTOMOTIVAÇÃO

A automotivação é basicamente a capacidade de um sujeito buscar por si só os estímulos e a motivação propriamente dita para alcançar aquilo que deseja. É interessante também compreender o que é a motivação, entendida como o fator que faz com que um sujeito entre em ação, como um impulsionamento ou força, que tem como finalidade fazê-lo desempenhar o que ele quer, seja profissionalmente ou uma conquista pessoal qualquer.

4° PILAR: EMPATIA

A empatia pode ser definida como a capacidade de um sujeito ter a compreensão da emoção de um terceiro. Contudo, ela também é relacionada à algo além da compreensão, à reação do sujeito conforme as necessidades implícitas, aos fatores que preocupam um terceiro e ao modo a partir do qual ele expressa as suas emoções, conforme a situação.

empatia5° PILAR: HABILIDADES SOCIAIS

E, por fim, as habilidades sociais são aquelas utilizadas para que o sujeito possa gerenciar as emoções de um terceiro ou demais pessoas, com finalidade de exercer interação, criar conexão, e trabalhar com demais pessoas.

habilidades sociais

As habilidades sociais são utilizadas com objetivo de impulsionar emocionalmente outra pessoa  para que se possa conquistar aquilo que deseja.

A pessoa que exerce corretamente as habilidades sociais que possui tem a capacidade de manipular quais as emoções que ela quer demonstrar e quais as que ela quer esconder.

O QUE É SABEDORIA EMOCIONAL?

A sabedoria emocional pode ser entendida como o saber que está diretamente interligado a inteligência emocional, contudo, a primeira é mais abrangente que a segunda. Para compreender a sabedoria emocional é fácil: apenas precisa-se pensar que é a sabedoria em si, porém voltada à inteligência emocional.

Mas o que exatamente é a sabedoria? Bem, ela, resumidamente, representa aquele fator adicional que permite o sujeito raciocinar e ligar sinapses, isto é, para que possa tomar decisões e realizar atos sábios.

Utilizando-se do conhecimento que possui, a pessoa sábia é aquela que sabe como fazer uso correto da inteligência e do conhecimento que tem para lidar com seus problemas, com as situações do dia a dia, para manipular seu foco para que consiga obter maior desempenho naquilo que almeja ou realizar as ações necessárias para alcançar uma conquista.

Sempre fazendo uso correto da sua inteligência (nesse caso, da inteligência emocional) e de seu conhecimento para realizar tais feitos, de modo que sejam algo positivo na sua vida e para você no geral.

POR QUE A SABEDORIA EMOCIONAL É IMPORTANTE?

A importância da sabedoria emocional se dá no momento em que, se você não a tiver, pode não saber fazer uso correto de seu conhecimento e de sua inteligência, consequentemente, irá retardar o seu crescimento pessoal.

De nada adianta ter o conhecimento e a inteligência quando não se tem a sabedoria para utilizá-los de maneira correta, afinal, se utilizado de uma forma não inteligente, não se consegue um resultado positivo das ações, decisões que foram tomadas ou do jeito que se lidou com as pessoas para conquistar aquilo que desejava, sendo algo em vão.

Enfatiza-se, também, que a sabedoria sempre é importante para que se possa fazer autoquestionamentos e compreensão de como obter maior autodesenvolvimento.

Aquele que não questiona o próprio conhecimento não vai se importar em buscar mais conhecimento!

Consequentemente, irá permanecer estagnado e não conseguirá evoluir com aquele conhecimento e aquela inteligência que possui. Devido a isso, a sabedoria se torna extremamente importante quando se leva em consideração que, sem ela, o conhecimento e a inteligência não serão úteis para você.

QUAL É A INFLUÊNCIA QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A SABEDORIA EMOCIONAL EXERCEM NOS PROBLEMAS DA SUA VIDA?

A inteligência e a sabedoria emocional influenciam diretamente no jeito a partir do qual você lida com os problemas na sua vida, por diversos fatores. Para entender o porquê desta exercer tal influência, pense que você está com um problema financeiro: caso você não tenha ambas, provavelmente não irá conseguir manter uma linha de raciocínio inteligente que realmente irá ajudar na situação para lidar com esse problema.problema

Então, provavelmente iria tomar uma decisão não inteligente que poderia acarretar outros problemas financeiros em vez de resolver esse problema.

Quando se tem ambas, você consegue gerenciar suas emoções, o que permite um bom planejamento relacionado à como resolver aquele problema.

O que faria com que essa pendência se tornasse algo bem mais leve e, consequentemente, algo mais fácil de lidar e não mais difícil, como poderia ser, caso não as houvesse para resolver o problema, enfatizando, novamente, que não adiantaria apenas obter a inteligência emocional.

Contudo, sem a inteligência emocional e sem a sabedoria, você não teria a capacidade e muito menos discernimento necessário para utilizá-las e conseguir resolver o problema .

COMO DESENVOLVER A SABEDORIA EMOCIONAL?

Primeiramente, para desenvolver a sabedoria emocional, é importante compreender que, em certos momentos, não se deve enclausurar as emoções. É comum que se tente lidar com uma emoção a deixando guardada, ignorando-a, porém, você pode expressar essas emoções de maneira correta e controlada, não de maneira impulsiva.

Se está com raiva de algo não precisa esconder esse sentimento, mas sim controlar e expressar de maneira correta. Esse ato permite que você compreenda como deve gerenciar seus sentimentos e a expressar eles.

Deve-se ter em mente que expressar a emoção é algo necessário, por exemplo, quando você se encontra triste, chorar é melhor que tentar esconder essa emoção, claro que expressar essas emoções tão intensamente apenas é bom se feito no momento certo e de maneira saudável.

Pois, caso essas emoções não sejam liberadas dessa forma, mas sejam reprimidas, podem acometer momentos de impulsividade extrema, em que você perde o controle de si e a emoção toma conta de você.

A sabedoria emocional se desenvolve dentro dessas condições de controle e gerenciamento das próprias emoções. Toda emoção que você sente pode te trazer algum conhecimento, caso seja analisada e compreendida com atenção.

Para que se adquira sabedoria emocional, é necessário compreender as próprias emoções e ter elas como ensinamento, pois elas são geradas por algum impulso.

sabedoria

Saber reconhecer esse impulso pode facilitar o meio de lidar com aquilo e resolver esse problema. Com isso, conclui-se que é necessário compreender as emoções e lidar de maneira amigável com elas.

DIFERENÇA ENTRE A INTELIGÊNCIA E SABEDORIA

Muitas pessoas confundem o ato de sabedoria com o de inteligência e isso ocorre porque as duas estão interligadas, contudo, a diferença entre a inteligência emocional e a sabedoria emocional é muito visível.

A inteligência emocional é o ato de reconhecer seus sentimentos e aplicá-los. Já a sabedoria corresponde ao ato de aprender com as situações e saber usar o que aprendeu conforme aquela situação. A sabedoria não surge do aprisionamento de ideias, ela pode ser exercida com uma associação de experiência e inteligência.

Sabedoria emocional é saber estudar e calcular com atenção suas próprias experiências ou até mesmo de alguém próximo. Sabedoria é não só se engrandecer de suas vitórias, mas ver onde você errou e como pode melhorar.

COMO A FALTA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL AFETA A PESSOA?

A falta de inteligência emocional pode afetar uma pessoa, assim como a falta de sabedoria emocional. A pessoa que tem a inteligência emocional baixa enfrenta problemas que afetam diretamente suas relações e seu crescimento como pessoa ou até mesmo no sucesso, afetando o desenvolvimento da vida saudável pelo simples fato de que as pessoas que não reconhecem seus sentimentos e não sabem lidar com eles.

Passam pelo não reconhecimento de sua fraqueza e a desconfiança de suas próprias emoções por não saberem de fato o que querem. A inteligência emocional é essencial para que as pessoas não sejam ansiosas, impulsivas ou inconsequentes em cada situação que ocorra, para que não tenham um problema de comunicação e para estarem mais satisfeitas com si mesmas.

POR QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É IMPORTANTE?

A importância de conter a inteligência emocional se dá em razão da ligação com a sabedoria emocional, de maneira em que é preciso ter a inteligência emocional para reconhecer seus sentimentos e, assim, poder desenvolver a sabedoria emocional.

Em razão, o ser humano por si só tem a tendência de ativar a emoção em todos atos, logo, é importante ter a capacidade de controlar e entender esses atos, sendo intuitivo e racional, o que acaba proporcionando-o vantagens em diversos ambientes que frequenta, porém, se o controle desses atos emocionais não for racional e intuitivo, poderá fazer com que você tenha uma atitude inconveniente que futuramente você se arrependa.

POR QUE É DIFÍCIL TER SABEDORIA EMOCIONAL?

Por que mesmo a sabedoria emocional sendo importante, muitas pessoas não conseguem desenvolvê-la? Você já parou para pensar nisso?

Bom, a resposta para essa pergunta é bem simples: Antes de poder desenvolver a sabedoria emocional você precisa saber quem é você e o que você sente, para que, assim, possa observar onde pode melhorar e, ainda, para perceber onde errou, criando sinapses nesse sentido.

Para isso, é importante que você seja sincero consigo mesmo, ao ponto de reconhecer em que momento errou, como errou e usar isso como um aprendizado. Essa é uma tarefa difícil. A sabedoria advém de experiências da vida e, claro, de conhecimentos a partir da inteligência.

Muitas pessoas têm dificuldades em aplicar a sabedoria em sua vida de forma correta, sendo assim essa sabedoria que muitos almejam não será desenvolvida de uma maneira positiva, mas sim de uma forma negativa, o que pode prejudicar o processo de desenvolvimento e de aplicação da sabedoria dessa pessoa, o que traz, como consequência, um mau controle e gerenciamento das emoções.

DANIEL GOLEMAN, QUEM É E COMO CONCEITUOU A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Quando se fala sobre inteligência emocional é difícil não citar esse nome, mas afinal, quem é Daniel Goleman e por que ele é tão importante para esse assunto? Daniel Goleman é um jornalista da ciência, psicólogo e escritor, o qual, no ano de 1995, publicou um livro conceituando a inteligência emocional.

Goleman é considerado o próprio “pai” da inteligência emocional, devido ao fato de ter sido o responsável pela popularização de seu principal conceito, sendo esse o conceito que a entende como a aptidão de um sujeito reconhecer e de lidar com as próprias emoções. Destaca, também, que a inteligência emocional é de extrema importância para o autodesenvolvimento do sujeito.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder