Conteúdo

Avalie! post

Compartilhar conhecimento é importante?

É claro que a importância de algo é relativa e varia de pessoa para pessoa, desta forma, para que você possa entender a fundo a importância do conhecimento e assim ter a sua própria visão dele, precisamos, antes, entender algumas coisas, as quais serão abordadas nos próximos tópicos, como: O que de fato é conhecimento, como ele pode ser obtido, como a falta de conhecimento afeta a sua vida e a ligação do conhecimento com alguns dos fatores mais importantes para o seu desenvolvimento pessoal. Vamos lá!

O que é conhecimento?

Para entender o conhecimento, pense nele como um conjunto de saberes e informações que o ser humano obtém por meio de suas experiências, valores, aprendizagem e crenças. Ele é fundamental na vida do ser humano, já que a vida do indivíduo gira em torno dele.

O conhecimento pode transformar vidas se usado de maneira certa, pois é a fonte para a criação de um mundo melhor. O conhecimento é o principal fator de influência em atitudes, comportamentos, decisões e perspectivas.

A partir dele, acontece a evolução da sociedade e, com a evolução, o homem pode se tornar cada vez mais capaz de adquiri-lo e a partir do conhecimento obtido, conforme o tempo, cria-se uma conduta, que pode mudar até mesmo a sociedade e a cultura.

Como o conhecimento é obtido?

O ato de obter conhecimento é um procedimento de assimilação e retenção de informações que antes não haviam sido obtidas, as quais têm como parâmetro de sucesso, o quanto essas informações podem ser buscadas na memória após o decorrer do tempo. Para que entenda melhor, vamos exemplificar a situação a partir de um caso relacionado a obtenção de conhecimento.

Suponhamos que você tenha marcado uma entrevista de emprego para hoje, porém, mudou-se recentemente de cidade, logo, não sabe se localizar eficientemente, então, para chegar ao destino, você utiliza-se das informações fornecidas por um aplicativo e a assimilação dessas informações, juntamente com a maneira a partir da qual as distribuiu em sua cabeça, resultam no conhecimento que você irá obter.

Conhecimento

Nesse caso, seria a localização em que você precisa ir. Sendo assim, é importante enfatizar que esse procedimento de retenção e busca de informações é diretamente derivado da maneira a partir da qual as informações foram apresentadas e dispostas na memória, assim como da forma como esses conhecimentos são utilizados pelo seu portador.

A falta de conhecimento, a ignorância, o desenvolvimento pessoal e sua relação com o autoconhecimento!?

A falta de conhecimento pode afetar diretamente a sua vida!

Ela pode te afetar de diferentes maneiras, se formos pensar na falta de conhecimento como uma das principais características da ignorância, é fácil compreender como ela pode acarretar uma estagnação no seu desenvolvimento.

Aquele que é ignorante não é apenas ignorante nos assuntos diversificados, mas é ignorante, também sobre si mesmo. É aquele que não tem autoconhecimento e, consequentemente, não faz autoquestionamentos, que são essenciais para o desenvolvimento pessoal do ser humano.

Ignorância

Importante lembrar que é com o autoconhecimento que alguém se torna apto para se desenvolver, conquistar aquilo que almeja, saber o que realmente quer e obter sucesso, no geral.

O fato é que, com a falta de conhecimento, o destino da humanidade seria a estagnação. O conhecimento é aquilo que faz as coisas se desenvolverem.

Sem as experiências obtidas, as pesquisas realizadas e a busca pelo conhecimento que o ser humano faz diariamente com a finalidade de adquirir o mesmo não resultariam na evolução, o que funciona da mesma maneira para o autoconhecimento.

Sem estes fatores mencionados, não existe evolução pessoal e não existe a quebra de paradigmas, os quais implicam, diretamente, no autodesenvolvimento.

Paradigmas, o que são, como são criados e como podem ser quebrados?

O termo “paradigma” tem origem grega, a qual, resumidamente, tem o significado de “exemplo”, normas que direcionam a um padrão de comportamentos, valores, crenças, ordens, conceitos, preconceitos ou costumes de um grupo.

Compreendendo isso, é visível que paradigmas são potenciais fatores limitantes na sua vida, por conta disso, é comum ver tantas pessoas interessadas em quebrar os próprios paradigmas, afinal, se libertar de limitações é algo muito importante para a vida e para o desenvolvimento pessoal do ser humano.

Mas como seria possível quebrar esses paradigmas se eles estão diretamente ligados à mente, de maneira tão inconsciente, como um hábito? Para isso, apenas é preciso compreender como eles são criados e desenvolvidos.

quebrar paradgma

Eles são basicamente desenvolvidos pela repetição de informações, logicamente, são desenvolvidos, em sua maioria, na infância, sendo assim, é fácil de compreender que, para quebrar um paradigma, tudo que você precisa é criar essa mesma repetição de informações de maneira inconsciente, sendo essas informações diferentes das que já está habituado.

Por exemplo, por muitos anos, o homem acreditou que a terra era quadrada, contudo, esse paradigma foi quebrado, pois, a partir de novas informações, afirmava-se que, na realidade, ela era redonda.

Essas informações foram obtidas por meio de estudos realizados pelo homem, as quais foram aceitas progressivamente até se tornarem um novo paradigma, que quebrou o anterior.

Quebra de paradigmas x desenvolvimento pessoal

Agora que compreendemos o que é um paradigma, como são desenvolvidos e como podem ser quebrados, podemos entender qual é a relação deles com o desenvolvimento pessoal.

Anteriormente foi mencionado que os paradigmas são fatores limitantes, pois, com eles, inconscientemente, nós criamos conceitos e preconceitos, muitas vezes, extremamente definidos, fazendo-nos pensar que compreendemos tudo que precisamos sobre um determinado assunto, sendo exatamente isso o que nos faz parar de evoluir, deixando-nos estagnados no tempo, enquanto aqueles que conseguem quebrar os paradigmas se desenvolvem.

Sob essa perspectiva, é sábio dizer que os que não conseguem quebrá-los mantêm-se presos na escada do desenvolvimento pessoal, sendo possível relacionar os fatores que limitam a busca do conhecimento, que são trazidos pelos paradigmas, como fatores que limitam.

O autoconhecimento, pois, se a busca por conhecimentos alheios é estagnada devido a um paradigma, a busca por autoconhecimento também é, o que nos leva ao assunto do próximo tópico.

Para o desenvolvimento pessoal é necessário autoconhecimento

Como já mencionado anteriormente, o autoconhecimento é extremamente necessário para o desenvolvimento pessoal, pois, com ele, nós nos tornamos aptos a realizar autocríticas, autoquestionamentos, compreender o que, de fato, estamos errando, o que precisamos melhorar, no que queremos nos empenhar, dentre outras coisas.

Apenas é possível chegar a essa compreensão quando temos o conhecimento acerca de nós mesmos. Consequentemente, quando você tem autoconhecimento, torna-se possível compreender o próximo, afinal, se você não consegue se entender, entender o outro vai ser uma tarefa difícil.

O autoconhecimento pode ser visto não apenas como conhecer a nós mesmos, mas, além disso, pode ser compreendido como a capacidade de nos darmos a possibilidade de abrir a mente para o conhecimento, o que, consequentemente, permite-nos desafixar certos paradigmas que são habituais na nossa mente.

Qual é a importância do autoconhecimento?

O autoconhecimento pode ser conceituado como a válvula que ocasiona o surgimento da sabedoria no ser humano, afinal, sem que se tenha o interesse de conhecer a si mesmo, haverá grande dificuldade para que você possa adquirir sabedoria.

Conhecimento

Para que consiga compreender o porquê disso, imagine que você não tem autoconhecimento e se encontra em uma situação que precisa tomar uma rápida decisão, como agarrar uma oportunidade de emprego, porém, lembre-se que você não possui autoconhecimento

Como você poderia saber se, de fato, é aquilo que deseja, se aquela oportunidade serve mesmo para você ou se essa oportunidade tem a capacidade de suprir as necessidades que você tem que suprir?

O fato é que sem o autoconhecimento você não tem a capacidade de direcionar sua vida de maneira eficiente, positiva e que atenda às necessidades que você possui, afinal, sem o autoconhecimento, nem sequer é possível compreender quais são as suas necessidades.

Em que afeta a falta de autoconhecimento ?

A maneira com que a falta do autoconhecimento afeta a nossa vida não se resume apenas às limitações antes mencionadas. Se imagine em uma situação em que você não tenha nada de autoconhecimento, desse modo, não tem a capacidade de conhecer seu potencial, suas habilidades e capacidades no geral.

Nesse cenário, não seria surpresa se encontrar apático e dependente da aprovação de terceiros em tudo na sua vida, o que te levaria a considerar opiniões que possivelmente iriam te privar de fazer aquilo que quer ou aquilo que gosta, justamente por buscar a aprovação de um terceiro.

Em consequência disso, você teria um conflito ao decidir qualquer coisa, insegurança com o que pode vir no futuro e estaria preocupado de uma maneira negativa com o presente. Mas por que de forma negativa?

Muito simples, sem o autoconhecimento, esse pensar seria potencialmente negativo, pois, sem o reconhecimento de suas capacidades e habilidades, dificilmente você iria pensar no presente de forma positiva, por conta da insegurança com si mesmo.

Contudo, o autoconhecimento não apenas é importante para a sua vida pessoal, ele é, também, para a vida profissional, para entender o porquê, basta refletir, para que você está trabalhando?

Sem se conhecer não é possível definir metas, afinal, você não sabe o que quer, ou seja, para que possa definir metas que te darão um motivo para trabalhar, é necessário, antes, se conhecer, são essas metas que, consequentemente e de maneira inconsciente, vão fazer com que seu desempenho e disposição aumente, isso pelo único motivo de você entender que é necessário aquele processo para poder alcançar sua meta, o que quer dizer que ele é um dos principais fatores da motivação.

A motivação e sua relação com o sucesso!

A principal ideia que se tem de motivação é que ela é a responsável pelo estímulo que o faz agir, estímulo esse causado pelo desejo de cumprir uma meta ou conquistar algo, seja no trabalho ou na vida em si.

Desta maneira, a motivação está diretamente ligada à obtenção do sucesso, sem algo para te motivar, não tem sentido em executar uma determinada ação.

Algumas pessoas têm como motivação o dinheiro, para gastar naquilo que desejam, outras, a busca pela felicidade, o que é dependente de determinadas ações, sendo justamente essas as ações que serão estimuladas pela motivação.

Como é possível definir qual é o meu sucesso?

Bem, não é segredo para ninguém que todos querem alcançar o sucesso na vida, contudo, antes de obtê-lo, é necessário definir o que é o sucesso para você. O fato é que cada pessoa tem a sua própria concepção de sucesso.

Dúvida

Para alguns, ele pode ser a posse de riquezas e bens materiais, no geral, enquanto, para outro, isso pode ser algo banal e o sucesso, de fato, para ele, é constituir uma família.

Sem a necessidade de riquezas e muitos bens materiais ou até para outro o sucesso pode ser a simples questão de obter conhecimentos sobre aquilo que gosta.

A verdade é que nenhuma dessas ideias está errada, pois o sucesso é relativo. O que é sucesso para mim, pode não ser sucesso para você.

Assim, para que você possa definir o que é o sucesso para você, basta refletir, utilizando-se do autoconhecimento que têm, pois, se conhecendo, irá saber o que deseja para sua vida e o que exatamente necessita para ser alguém bem-sucedido do seu ponto de vista.

Conhecimento e reflexão! Sabia que é necessário refletir?

Provavelmente você deve refletir sobre o seu dia quando vai dormir, pois, de fato, é importante refletir sobre o nosso dia a dia, afinal, esses pensamentos e reflexões o ajudarão de diversas maneiras, porém, a reflexão não se trata apenas do ato de pensar no que aconteceu no seu dia.

A reflexão aponta para o ato de reconhecer os seus erros e seus acertos, conseguindo identificar e melhorar nesses aspectos, tornando-se uma pessoa melhor, tendo influência em sua vida, até mesmo na obtenção do seu próprio sucesso.

Devido a isso, é importante tirar um tempo do seu dia para refletir sobre sua vida, não necessariamente precisa tirar uma hora do seu dia para isso, o importante é você saber refletir sobre suas ações e saber melhorar nos aspectos negativos, afinal, isso só vai depender de você e, quando perceber, pensar e refletir sobre não será mais um esforço e sim algo automático.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

[fc id=’7′][/fc]