Quais são os 5 passos que vão te levar diretamente ao fracasso? Você está seguindo algum deles?

Avalie! post

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão que é de interesse de muitos, o sucesso pessoal. Na verdade, ao longo desta conversa, temos como objetivo elencar os cinco passos que podem lhe desviar do sucesso e provocar o seu fracasso.

Dessa forma, convidamos você a refletir sobre si mesmo. Responda à seguinte questão: o que tem feito para impulsionar o seu sucesso diariamente? Esses elementos que citaremos ao longo desta conversa são muito recorrentes e, dessa forma, ajudaremos você a identificar se tem seguido um desses passos ao longo de sua vida.

Claro que na vida ninguém deseja ser reconhecido como um sujeito fracassado, porém, nem sempre temos noção de que estamos agindo dessa forma. Você pode se assustar caso perceba que está cometendo um desses erros ao longo de sua rotina. São pontos que certamente podem lhe distanciar do sucesso tão sonhado. Vamos lá!

Por que é importante estudar?

A primeira coisa que pode lhe afastar do sucesso almejado é não estudar. Muitos têm preguiça de estudar, o que é algo muito desastroso. Ao longo de toda a nossa vida precisamos conhecer várias coisas para que possamos evoluir nos mais diversos sentidos.

Nesse sentido, se a todo o momento precisamos conhecer para que possamos construir novas sinapses, é crucial que estudemos um pouco a cada dia.

Por que é importante estudar

Se você tem como objetivo entender um pouco mais as coisas que consome, bem como se deseja fortalecer a sua inteligência emocional, estudar será algo inevitável e, dessa forma, deverá fazer parte de sua rotina.

Além disso, para estabelecer as mais diversas estratégias ao longo de sua vida, precisará de conhecimento, de modo que ele apenas pode ser obtido por meio do estudo e da pesquisa. Todavia, grande parte das pessoas não reconhecem essa necessidade, logo, não estudam e sofrem as consequências.

Os efeitos negativos da falta de estudo

A partir do momento em que fazemos do estudo um mecanismo secundário em nossa vida, não conseguimos evoluir, logo, nossa vida fica estagnada. A vida se torna cada vez mais limitada, uma vez que a pessoa que vive dessa forma apenas consegue falar sobre coisas muito específicas.

Os efeitos negativos da falta de estudo

É um sujeito que nunca contribui com ninguém, visto que sempre está falando mal de alguém e não reconhece as suas próprias limitações.

Além disso, os comentários e críticas desse indivíduo são sempre muito vazios.

São pessoas que, além de não gostarem de estudar, não reconhecem que o conhecimento é uma fonte inesgotável, sendo que, mesmo que a média de vida varie entre cem e cento e quinze anos, nunca seremos capazes de absorver todo o conhecimento produzido no mundo.

Conhecer um pouco mais sobre tudo aquilo que consumimos é de vital importância para que sejamos capazes de evoluir.

Como desenvolver a mentalidade voltada ao sucesso?

A busca pelo conhecimento e pelo aprendizado por meio do estudo constante é a única forma de preparar a nossa mente para buscar e lidar com o sucesso. Nesse sentido, é preciso que haja uma mudança de consciência.

Independentemente de sua área de pesquisa, caso seja um acadêmico, ou de sua área de atuação, é fundamental que você conheça de tudo um pouco. Dito isso, há um outro aspecto que pode estar nesse momento impedindo que você alcance o sucesso almejado.

A partir do momento em que não reconhecemos que é necessário mudar para que cheguemos a esse sucesso, estamos fracassando. O ego inflamado é o seu pior inimigo, visto que ele pode lhe impedir de caminhar rumo a esse sucesso.

A pessoa que tem o ego inflamado não aceita qualquer tipo de crítica, logo, não está disposta a melhorar. Todos nós temos algo que precisa ser mudado, porém, essas pessoas não enxergam essa importância.

Reconheça que todos nós temos limitações

A partir do momento em que não reconhecemos que temos uma série de limitações dentro de nós com as quais temos que trabalhar diariamente, acabamos fracassando.

Nós, enquanto seres que habitam neste mundo, temos limitações das quais não podemos nos abster. Nós temos falhas e pontos que devem ser aperfeiçoados ao longo de toda a nossa vida.

No entanto, o ego impede muitas pessoas de buscarem por conhecimento, o que as impede de alcançar uma vida de sucesso. São sujeitos que afirmam: “eu sei o caminho”, “eu faço isso”, “eu estou correto”.

São indivíduos que sempre se colocam na frente de tudo e de todos. São pessoas que se colocam acima do próprio conhecimento. Assim, o ego inflamado impede que esses sujeitos se permitam aprender coisas novas. Contudo, apenas podemos aprender cada vez mais à medida que reconhecemos que há limitações a serem supridas.

O processo contínuo de construção do conhecimento

A fim de que possamos viver uma vida de sucesso, é de suma importância que levemos em consideração que o conhecimento nunca se esgota e que, portanto, deve ser aprendido a cada dia, aos poucos.

Contudo, a partir do momento em que a pessoa coloca na cabeça que sabe tudo, ela não se permite aprender. Os sujeitos que reconhecem que a sua verdade é absoluta vivem uma vida de fracasso.

O processo contínuo de construção do conhecimento

São pessoas que param de evoluir, uma vez que não são mais capazes de criar sinapses, sendo que são essas sinapses que promovem mudanças.

Em virtude dessa postura, até mesmo aquilo que acham que sabem, na verdade, entendem muito pouco, visto que o conhecimento que possuem é muito limitado.

O ego, portanto, é um dos principais fatores que impedem o ser humano de alcançar o sucesso tão sonhado. Com isso, adentramos em um terceiro fator que também mitiga as possibilidades de sucesso.

Por que é necessário o trabalho com a espiritualidade?

O terceiro aspecto que pode inviabilizar a vida de sucesso é a falta do trabalho com a espiritualidade. O sucesso assume diferentes faces, como a mental, a material e a pessoal. Se uma delas falha, esse sujeito, provavelmente, se sentirá deprimido e frustrado consigo mesmo.

Por que é necessário o trabalho com a espiritualidade

Assim sendo, tem-se indivíduos que não são capazes de cumprir qualquer meta de vida. Até conseguem fazer uma lista com as suas prioridades, mas elas nunca saem do papel.

Mesmo que você procure pelo conhecimento de diversas formas, se você não cuida da sua parte espiritual e não a fortalece, todo o estudo será em vão.

Tudo que se encontra no plano terreno é muito passageiro, logo, não podemos nos apegar somente a esses aspectos. Há uma força muito maior que domina e controla tudo. Sem o trabalho com a espiritualidade, você não terá a inteligência emocional necessária para caminhar rumo ao sucesso.

A função da espiritualidade

Compreender a espiritualidade é de suma importância para que possa entender as coisas que acontecem ao seu entorno a todo o momento. Além disso:

Uma boa espiritualidade permite que você entenda melhor a si mesmo!

É por esse motivo que muitas pessoas estudadas são frustradas, uma vez que o seu espírito encontra-se frágil. São sujeitos que se tornam perturbados e infelizes porque não são capazes de suportar a carga por detrás desse sucesso.

Embora esses sujeitos possam ter obtido sucesso em áreas materiais da vida, outros setores podem não estar indo nada bem. O semblante desses indivíduos é sempre muito triste. Além disso, constantemente, tem uma série de crises existenciais.

Essas pessoas, quanto mais estudam, mais tendem a acreditar que aquilo faz sentido, mas, na verdade, sabem muito pouco, uma vez que permitiram que o seu ego domine as suas vidas como um todo, o que impede que tenham o devido discernimento.

Consequências da falta de trabalho com a espiritualidade

À medida em que a espiritualidade é deixada de lado, a pessoa passa a ter sucesso apenas em uma camada específica de sua vida e, além disso, esse sucesso é momentâneo, uma vez que não é capaz de sustentá-lo.

A espiritualidade é o único mecanismo capaz de fazer com que atinjamos o tão sonhado equilíbrio mental. Se você não acreditar que existe algo muito maior do que a si mesmo, não conseguirá chegar a este equilíbrio.

Nesse sentido, não é incorreto afirmar que, em certa medida, a espiritualidade atua como um remédio para que se chegue ao sonhado equilíbrio. Esta não é uma questão que pende apenas para o campo da religião ou da ciência.

A junção dos aspectos que perpassam pelos dois campos faz com que se crie uma receita para o fortalecimento da sanidade mental. Sem que haja sanidade, tudo aquilo que estudamos não faz sentido. Todo o comportamento humano é afetado por esse processo.

O que pode prejudicar o trabalho com a espiritualidade?

A fim de que seja possível trabalhar com a espiritualidade, é preciso estipular algumas estratégias. Se você é alguém que acredita que não existe uma força maior e que controla tudo ao seu redor, o alcance de uma vida plena, feliz e de sucesso será inviável até que mude de mentalidade.

Também deve-se chamar a atenção para o fato de que as pessoas que afirmam que para que possam acreditar em Deus a sua existência tem que ser comprovada, isto é, tem que ser algo concreto, também passaram a viver uma vida fracassada.

Se você não consegue sentir Deus e o seu poder nas pequenas coisas, significa que o seu ego está lhe atrapalhando, o que pode ser prejudicial nos mais diversos sentidos. Nesse sentido, devemos fazer um alerta:

Há muitos indivíduos que afirmam que acreditam em Deus, mas, a todo o momento, querem testar se Deus, de fato, existe, o que significa que o seu espírito está enfraquecido.

Isso apenas lhe afasta de Deus e prejudica a sua espiritualidade. Diante do exposto, recomenda-se o trabalho com a crença para que o espírito seja fortalecido. O que deve ser um exercício constante e diário.

Os malefícios ocasionados pela preguiça

Um quarto fator que impulsiona a vida fracassada é a preguiça, uma vez que ela impede que o sujeito seja capaz de estudar cada dia um pouco mais, bem como de trabalhar no dia a dia com a sua espiritualidade.

A preguiça é um fenômeno muito fácil de ser visualizado, uma vez que, quando aparece, domina a vida de uma pessoa como um todo, sobretudo quando não toma todos os cuidados mencionados ao longo desta conversa.

Podemos citar como exemplo aquela clássica preguiça que nos assola quando acordamos. Uma das frases mais ditas é “não quero fazer isso” e “estou com preguiça, vou deixar para depois”.

Os malefícios ocasionados pela preguiça

A cada compromisso que aparece, podemos afirmar que estamos com preguiça, usando esta como mecanismo para nos abstermos de nossas responsabilidades.

Contudo, essa palavra deveria ser abolida de nosso dicionário, uma vez que nos impede de evoluirmos enquanto seres humanos.

Por que você deve abolir a preguiça de seu dicionário pessoal?

A preguiça é a nossa principal inimiga, uma vez que inibe toda a nossa capacidade de reflexão e de ação. A preguiça, sem sombra de dúvidas, é o principal fator, dentre todos os mencionados, que conduzem um indivíduo ao fracasso, uma vez que ele não sabe como agir diante daquilo que é novo, isto é, diante daquilo com o que tem muito a aprender para que seja capaz de evoluir.

As pessoas preguiçosas, ao chegarem em suas casas, ao invés de prepararem uma alimentação adequada, de lerem um livro, de fazerem um exercício ou algo produtivo, preferem perder o seu tempo se lamentando ou reclamando.

Ou a única tarefa que fazem a partir do momento em que chegam em casa é perder horas e horas mexendo no celular, fazendo coisas improdutivas. Essas pessoas, ao se depararem com alguma responsabilidade, frisam que estão com preguiça apenas para se abnegarem de tal compromisso.

Nesse sentido, são sujeitos que abrem mão de etapas tão indispensáveis e que nunca mais voltarão apenas para executarem atividades fúteis, como é o caso de perder todo o tempo disponível bisbilhotando nas redes sociais.

É por esse motivo que defendemos que a palavra preguiça tem que ser abolida da sua vida como um todo. É a preguiça que faz com que muitas pessoas permaneçam estagnadas durante toda a vida, uma vez que sempre procrastinam e nunca chegam a lugar algum.

A importância da disciplina

Nesse contexto, se você quer alcançar algum resultado em qualquer área de sua vida, é necessário que você tenha disciplina. A constância é um elemento necessário para que você consiga progredir de alguma forma naquilo que deseja, e para que você consiga alcançar essa constância você vai precisar ter disciplina.

Por exemplo, se você deseja entrar em uma boa faculdade você vai precisar se organizar da melhor maneira para saber o que você precisa fazer e o que você precisa deixar de fazer para consiga se preparar.

Você terá que decidir de que horas a que horas você vai estudar, o que você vai precisar estudar, como você vai estudar, os dias em que você vai sair ou não para se divertir, entre outras coisas.

Esse mesmo processo vale para qualquer área da sua vida. Seja na área profissional, na área da saúde ou de relacionamentos, você só conseguirá evoluir e sair da esfera do fracasso se tiver disciplina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui