Em nosso post de hoje iremos discutir um pouco sobre a fé. Embora o tema já tenha sido introduzido em nosso blog, acreditamos que a fé é algo tão profundo que há sempre novos aspectos sobre os quais devemos conversar para que possamos usufruir de todos os benefícios que a fé, a religiosidade e a espiritualidade podem nos fornecer diariamente.
Posto isso, a primeira coisa que você precisa saber é que a fé é algo que não pode ser reduzido a uma ou duas coisas. É algo que afeta todas as áreas de nossa vida. Dentre as suas abrangências, é nosso papel chamar a sua atenção para o fato de que a fé faz com que tenhamos motivação para viver a vida com um propósito.
É esse propósito que fará com que alcancemos os objetivos nas mais diversas esferas de nossa vida, desde a profissional e acadêmica até a vida pessoal. Sendo assim, consequentemente, ela também nos ajuda a tratar uma questão importante: a ansiedade.
Um dos grandes males da humanidade: a ansiedade
Hoje iremos discutir sobre uma das grandes mazelas que afetam os sujeitos da sociedade como um todo, a ansiedade. A temática é importante de ser debatida porque é um dos problemas que faz com que as mais diversas pessoas peçam por afastamentos.
E, não são raros os casos de pessoas que precisam de intervenção de um médico, inclusive, de medicamentos.
Contudo, esses remédios, a médio e longo prazo, podem provocar efeitos irreversíveis na saúde humana, podendo desenvolver uma série de patologias.
Como demência, Alzheimer e outras, uma vez que os remédios que tratam a ansiedade costumam desligar algumas conexões neurais com o intuito de fazer com que você fique mais tranquilo.
Entretanto, as consequências a longo prazo são muito negativas. Diante disso, hoje iremos discutir um pouco mais sobre a ansiedade. Desta forma, não podemos deixar de mencionar que esse problema sempre existiu.
A ansiedade ao longo dos tempos
Desde o período histórico da Bíblia, em que Jesus lançava a seguinte pergunta: por que estás ansioso? É possível observar que a ansiedade sempre existiu. Mas o que ela é? A ansiedade diz respeito a uma preocupação com o que não aconteceu e que, se exacerbada, impede que o indivíduo pense ou racionalize e, muita das vezes, afeta a alma.
Nesse sentido, as pessoas ansiosas muitas das vezes criam em suas mentes situações negativas acerca do que está por vir como se pudessem dominar aquilo que ainda sequer aconteceu. Esta preocupação com o domínio de algo que não pode ser controlado adoece e faz mal à própria alma, pois é impossível ter domínio sobre tudo, especialmente sobre aquilo que não aconteceu.
Por isso, é importante que fique claro que a sua preocupação com o que está por vir, de certa forma, não irá mudar o que está para acontecer. Não temos domínio sobre o futuro e nem tudo o que queremos que aconteça é possível de se concretizar.
O “querer” muda alguma coisa?
Como mencionado no parágrafo anterior, nem tudo o que queremos que aconteça irá se concretizar. O querer nem sempre muda alguma coisa. Nesse contexto, a única coisa que o “querer” é capaz de mudar são as questões que afetam a sua vida individual.
Um dos grandes males que afeta os indivíduos ansiosos é o fato de que não internalizam a ideia de que não temos domínio sobre muitas coisas em nossa vida. Portanto, é necessário manter em mente que nem tudo está sob o nosso controle, e sim no controle de Deus.
Assim sendo, é preciso aprender a ter fé, pois, somente dessa forma, poderemos confiar no amanhã, que foi preparado por Deus. Confie que é Deus que irá lhe proporcionar essa vida no amanhã.
Acredite no amanhã
Para que entendamos a importância do ato de acreditar em dias melhores iremos contar a história de uma pessoa que não tinha condições de comprar remédios dos quais necessitava, pois eram muitos remédios fortes e caros. Entretanto, essa pessoa nunca deixou de acreditar e confiar em Deus.
A sua preocupação era com a aquisição dos remédios e, dessa forma, conversou com Deus para saber como poderia consegui-los. Ela migrou de uma cidade para outra para conseguir comprá-los, sempre confiando que em algum momento encontraria algum tipo de providência divina.
Nessa situação, embora tivesse pouco dinheiro e os remédios custassem seis vezes mais o valor que possuía, não desistiu. Ela também não deixou que a ansiedade a impedisse de agir e acreditar que conseguiria.
Assim, para resolver o seu problema e acreditando que seria solucionado, agiu de forma estratégica: como tinha pouco dinheiro, escolheu os remédios mais necessários para aquele momento.
Porém, ao chegar em uma farmácia, uma pessoa financiou os demais medicamentos. Esta pessoa que a ajudou estava ansiosa e orando para que Deus lhe mostrasse como ser uma pessoa melhor. Nesse contexto, pudemos ver que a ansiedade não impediu que ambas chegassem a uma solução para algo que as inquietava.
O desafio em entender as suas possibilidades reais
Como demonstrado em nosso exemplo, o indivíduo que não se deixa dominar pela ansiedade encara os desafios e, assim, busca por possibilidades reais para resolver o problema que o aflige.
No caso de nosso exemplo, a moça precisava dos remédios e, com pouco dinheiro que possuía, passou a escolher aqueles que eram mais urgentes para serem comprados. E, então, passou a ir às farmácias para analisar o preço de todos os remédios necessários.
Inicialmente, como não tinha muito, logo, escolheu os remédios que eram mais baratos para que pudesse ficar com a maior parte deles naquele momento. A partir disso, percebemos que a moça não deixou de crer em Deus para obter ajuda, e conseguir comprar os outros remédios.
E assim, em uma das farmácias, havia uma mulher orando para que Deus lhe mostrasse um caminho para ser uma pessoa melhor. Notamos que o fato da moça ter agido e ido até a farmácia fez com que obtivesse a solução da qual necessitava para conseguir todos os remédios. Ela se encontrou com alguém que estava clamando a Deus para lhe mostrar como ser melhor.
As pessoas que buscam pelos melhores caminhos
Como mencionado no parágrafo anterior, na farmácia, esta moça se deparou com uma pessoa que estava orando a Deus para que lhe mostrasse a melhor ação para se tornar uma pessoa melhor.
Tendo como base este acontecimento fica a seguinte lição: a partir do momento em que confiamos em Deus ele nos ajuda a chegarmos à resposta da qual precisamos. Mesmo que o que tenhamos aparenta ser pouco, devemos fazer a nossa parte para que Deus nos ajude.
Deus sempre nos providencia uma forma de resolvermos as nossas questões!
Para chegarmos a esta resposta, precisamos partir de um bom caminho para que sejamos guiados por Deus. Com base na história, percebemos que mesmo diante das dificuldades a moça conseguiu os remédios dos quais necessitava e a mulher que desejava ajudar alguém também chegou a esta resposta.
Confie em Deus e não subestime o seu poder
Tenha fé em Deus e acredite que ele tem controle sobre todas as coisas. Ele não deixa ninguém desamparado.
Assim, o que queremos demonstrar com essa história é que ao invés de se desesperar quanto a impossibilidade de conseguir todos os remédios de uma só vez, entregando-se à ansiedade, essa moça confiou em Deus e esperou pela resposta da qual necessitava para resolver esse problema.
A partir dos recursos que tinha em mãos, agiu para resolver o problema, bem como confiou que, em uma hora ou outra, a ajuda viria. Deus não abandona nenhuma pessoa e não abandonou essa moça.
Com isso, percebemos que a moça de nossa história, mesmo que não no momento que gostaria, ao final, recebeu todos os remédios dos quais necessitava. A essa situação atribuímos o nome de fé.
A ansiedade, por sua vez, deriva da falta de fé, uma vez que você não acredita que a situação será resolvida, bem como sempre está preocupado com o que ainda está por viver e, assim, deixa de viver.
Consequências da falta de confiança
Como consequência da falta de confiança, a pessoa passa a viver sem qualquer tipo de motivação, pois não tem fé e, sem fé, fica sempre aflita e ansiosa.
Se entendermos que Deus tem controle sobre todas as coisas e não deixa ninguém desamparado em nenhum momento, conseguiremos lidar melhor com a ansiedade, pois chegaremos às respostas das quais necessitamos no momento certo.
A fé é nossa principal aliada. Confie em Deus. Ele sabe o que é melhor para você nesse momento de sua vida. Assim, sabia que se você ainda não alcançou aquilo que almeja, a culpa não é de Deus, pois essa situação é uma consequência de suas escolhas e ações diárias.
Todos nós passamos por um processo de aprendizagem e é nesse movimento que aprendemos a lidar com uma série de situações que sem esse aprendizado não seria possível.
Esse exercício implica que internalizemos em nossa mente que a ansiedade não é capaz de resolver qualquer problema, pelo contrário, ela impede que ajamos.
Preocupe-se com o momento presente
Pessoas muito ansiosas estão sempre preocupadas com o que irá acontecer no amanhã. São indivíduos que desde o momento em que acordam até a hora de dormir estão preocupados com problemas dos quais não têm controle, como, por exemplo:
A economia de nosso país, com os aspectos que afetam o país como um todo; com o que irá acontecer com as pessoas com as quais se relaciona, sejam elas da família ou não, dentre outros.
Contudo, se você pensar a todo o momento apenas nessas questões das quais não tem controle não será capaz de viver uma vida plena e feliz, pois não são situações das quais temos controle de nenhuma forma.
Mantenha em mente que nada está sob as nossas mãos, mas sim nas de Deus. Faça como essa moça: a partir do que você tem em mãos, com os recursos que possui nesse momento, faça a sua parte, aja em nome de sua felicidade. Abnegue-se da ansiedade e confie que Deus irá lhe fornecer a resposta.
Faça o melhor com aquilo que tem em mãos
Aproveite aquilo que você tem em mãos nesse momento e faça o melhor uso possível. Se formos retomar o exemplo da moça de nossa história, indicamos que você faça o seu melhor com o pouco que possui nesse momento.
Não se esqueça, se hoje você tem pouco dinheiro, escolha aquilo que é possível de ser resolvido com esse pouco. Basta ter fé como a moça de nossa história.
Confie na resposta que Deus está lhe concedendo, ele sabe o que é melhor para você nesse momento.
Escolha aquilo que nesse momento deve ser priorizado para que resolva o que é mais urgente.
Não significa que terá que abrir mão dos outros objetivos, mas, neste momento, é preciso partir de algum lugar e priorizar o que lhe afeta mais e necessita de uma resolução mais rápida.
Não é indicado que você deixe se levar pela ansiedade, porque na vida há coisas que não podemos alcançar, uma vez que não dependem apenas de nós, mas sim de uma ampla gama de fatores e até mesmo de pessoas. Faça o que é viável para você e confie.
Permita que a sua vida seja influenciada pelo divino
A fim de que você possa viver de uma maneira muito mais plena e feliz, é essencial que você permita que o divino influencie em todas as áreas de sua vida. Essa postura é crucial para que possa obter aquilo que precisa e no momento ideal.
É apenas Deus quem pode decidir quando as coisas irão acontecer e tem um motivo para isso. Confie em seu poder! Se Deus acredita que nesse momento você precisa de pouco ou muito, é o correto.
Há um propósito para isso. Entenda que o simples fato de querer não significa que ele irá acontecer ou que irá acontecer no momento que você decidiu. Todos nós somos muito pequenos perante Deus.
Não temos nenhum controle sobre o que irá acontecer amanhã ou mesmo daqui a poucos segundos ou minutos. Portanto, aproveite cada minuto do hoje. A vida é muito valiosa para perdermos tempo com o que não temos controle.