A Fé em Deus realmente move montanhas?

Conteúdo

5/5 - (8 votes)

Em nosso post de hoje iremos refletir sobre a conhecida frase “a fé move montanhas”. Dessa forma, a fim de que você compreenda esse complexo fenômeno, iremos apresentar alguns pontos vitais sobre a fé.

A fé em deus realmente move montanhas

O nosso objetivo é que você consiga fortalecer a sua fé no dia a dia.

Logo, neste post de hoje iremos refletir junto a você sobre essa afirmação. Esse fato pode ser visualizado na própria Bíblia, sobretudo em Mateus 17:20.

Entendia-se que os discípulos poderiam fazer milagres e expulsar demônios, assim como outras coisas concernentes ao campo espiritual, como é o caso da cura.

Porém, na prática, eles não conseguiram curar um jovem e, dessa forma, na época, passaram a questionar Jesus quanto ao fato de não terem conseguido fazer uso de tal poder.

Os questionamentos a Jesus e a falta de fé

Ainda considerando a história de Mateus 17:20, como os discípulos não conseguiram curar um jovem, as pessoas foram questionar Jesus e o seu poder de cura. Afirmaram que receberam essa autorização e mandado, porém, não conseguiram executar esse poder.

Nesse sentido, questionaram Jesus quanto ao porquê de não terem conseguido curar o jovem. Jesus, porém, de forma humilde, apenas respondeu que a pouca fé foi que os impediram de curar o jovem.

Os questionamentos a Jesus e a falta de fé

Dessa forma, podemos ver que a fé pode remover/mover qualquer montanha, desde que a pessoa que a pratica realmente acredite em tal poder.

De modo que, a bíblia diz que mesmo se tivermos a fé do tamanho de um pequeno grão de mostarda, ela surtirá efeitos grandiosos.

A fé é desse tamanho, porém, produz milagres inimagináveis e inigualáveis, porém, para que se concretize, acreditar é o primeiro passo. Nesse sentido, se você tem a fé do tamanho de um grão de mostarda e acredita que poderá reverter uma situação, acredite, você conseguirá. As parábolas estão mais próximas da vida real do que imaginamos.

Se você tem fé, poderá controlar o que entra e sai em sua vida.

Em outras palavras, será capaz de mover qualquer montanha que esteja em seu caminho. Algo sobre o qual precisamos comentar é o fato de que muitos acreditam que as parábolas são apenas analogias.

Nesse sentido, muitos pensam que essas parábolas estão distantes da vida real, mas elas estão mais próximas do que imaginamos. Assim sendo, torna-se relevante a discussão sobre a forma como nos comportamos diante da fé.

As pessoas que a todo o momento ficam testando o mundo espiritual não são capazes de experienciar a verdadeira fé. Esses indivíduos apenas praticam uma “fé” para fortalecerem o próprio ego, o que é algo muito danoso.

Confusões relacionadas ao campo da fé

Muitas vezes, os indivíduos confundem o significado da fé, pois a entendem como algo que os permite agir de forma mimada.

Onde muitos acreditam que o simples ato de ter fé os ajudará a conquistar qualquer coisa que desejem sem que precise mover um dedo para que isso aconteça, ou seja, acham que Deus é responsável por fornecer essas coisas naturalmente, como uma forma de recompensa por crer em sua grandiosidade, o que é um erro.

O que ocorre nesses casos, na maior parte das vezes, é que as pessoas não percebem que, na verdade, elas não têm fé, mas sim ego. São sujeitos que se acham donos da razão. Assim sendo, também acham que sabem o que é melhor para si mesmos.

Se retomarmos o exemplo da história, percebemos que os discípulos, na verdade, estavam mais preocupados com a ordenança, ou seja, com o cumprimento da tarefa para qual foram designados do que com o exercício da fé, sendo esse o motivo do porquê falharam.

Preocupação versus fé

Posto o contexto acima, é possível entender que a preocupação dos discípulos com aquilo que eles foram designados para fazer os impediram de curar aquele jovem.

Como os discípulos estavam preocupados em cumprir a missão a eles atribuída (praticar atos de cura), distanciaram-se da fé real e não conseguiram curar o jovem.

Preocupação versus fé

Achavam que eram eles, enquanto seres humanos, que iriam curar, expulsar demônios e fazer milagres, quando, na verdade, esse poder viria da própria fé.

Se permitimos que a fé se torne algo secundário, não conseguiremos cumprir, de fato, a nossa missão, uma vez que permitiremos que o ego nos domine.

No caso dos discípulos, eles foram autorizados a trabalhar por meio da fé, em nome de Jesus. Contudo, eles, enquanto seres humanos, é que tentaram cumprir a missão e, dessa forma, impediram, mesmo que de forma indireta, a ação da própria fé, o que inviabilizou o cumprimento dos atos aos quais foram designados e autorizados.

Permita que a espiritualidade aja

Sem dúvidas, a espiritualidade é muito mais sábia do que qualquer questão de ordem material. Quando o nosso espírito está fortificado, permitimos que as atribuições divinas cheguem até nós de uma forma muito natural e espontânea.

É o mundo espiritual que passa a governar as nossas ações. Contudo, o desafio é se desviar de uma postura que faz com que o homem se coloque como o detentor de toda a verdade.

Com essa mudança de postura, é possível observar o que a espiritualidade espera de nós. Ela torna tudo mais claro.

Entretanto, esse processo precisa ocorrer de forma natural, visto que é preciso que experienciamos certas situações para que possamos aprender com cada uma dessas questões, pois, dessa forma, nos tornamos pessoas mais sábias e alimentadas pela fé.

Por outro lado, muitas pessoas não aceitam isso e acreditam que tudo é “obra do inimigo”. Pensemos um pouco nessas questões.

Tenha fé e aprenda com as adversidades

Muitos acreditam que aquilo que se desvia do que acham “correto” é “obra do inimigo” e que está ali para testar a fé.

Há certas situações complexas e delicadas que são realmente difíceis, porém, se não pararmos para pensarmos no que podemos aprender com essas situações, não conseguiremos evoluir enquanto seres humanos e não conseguiremos resolver esta questão, sobretudo pela falta de fé.

Ter fé, nesse sentido, é muito mais do que buscar por respostas para problemas cotidianos. Trata-se de um exercício em busca de subsídios para aprender com essas questões vitais.

Algo que deve ser evitado, e que é feito com muita frequência, é ressaltar ao próprio Deus o que deve ser feito. É Ele quem sabe o que é melhor para cada um de nós. Não questione as situações. Esforce-se para aprender com elas.

O que fazer para fortalecer a fé?

Ter fé, se permitir ser abraçado pelo próprio Deus e não questionar as situações que afetam a sua vida cotidiana é essencial.

Elas não acontecem por um acaso. Não significa que você deve permanecer nessa situação, mas sim aprender com ela e ter fé que ela pode mudar, desde que você acredite nisso.

O que fazer para fortalecer a fé

Além disso, é de suma importância que saiba que tudo acontece para que possamos evoluir de alguma forma.

A fé fornece subsídios para que você possa evoluir um pouco mais a cada dia.

Nesse sentido, a partir do momento em que você aceitar que tudo em sua vida acontece por um propósito, conseguirá viver de uma forma mais plena, pois se permitirá aprender um pouco mais todos os dias.

A fé, portanto, é algo que transcende o próprio indivíduo, visto que não é algo material e que pode ser agarrado à força. Ter fé fará com que você se liberte dos achismos e do ego inflado, que são problemas que prejudicam a fé.

Não imponha limites à fé

Há pessoas que tendem a atribuir regras para a própria fé, o que é algo danoso. Pessoas com essa postura costumam determinar ao próprio Deus o que é certo e o errado. Ter fé, então, é permitir que o próprio Deus determine essa resposta.

Essa resposta chega até nós por meio do Espírito Santo. É a espiritualidade que permite que você possa se tornar um ser humano muito melhor. Além disso, ela permite que você viva uma vida muito mais plena e feliz, desde que não imponha limites e desafie essa fé.

Ter fé, portanto, é agir conforme as leis de Deus e não conforme as suas próprias regras criadas pelo seu ego. Agir dessa forma é algo muito benéfico, uma vez que permitirá que você transcenda a si mesmo.

A transcendência a qual estamos nos referindo é aquela que permite você tenha um contato mais positivo com você mesmo e com as pessoas ao seu redor a partir da fé. Os seus relacionamentos serão positivos.

Como praticar a fé?

Há três mandamentos vitais que fazem com que mantenhamos o contato com o próprio Deus por meio da fé. São eles: “amai a Deus sobre todas as coisas, o próximo e a ti mesmo”.

A fé, portanto, engloba esses três aspectos essenciais. É a essa transcendência a qual estamos nos referindo. Esses elementos parecem ser simples e, de fato, quando eles são naturalizados em nossa vida cotidiana eles não são difíceis de serem alcançados, porém, não são todos que conseguem colocá-los em prática.

Embora esses aspectos sejam simples, eles são, ao mesmo tempo, muito complexos. Quando você ama a Deus sobre todas as coisas, você não apenas tem fé em sua existência.

Mas também que aquilo que acontece em sua vida cotidiana é o melhor para a sua própria evolução enquanto ser humano. Com isso, passa a ter fé que existe alguma coisa que transcende e é muito maior que você mesmo.

Amar a Deus sobre todas as coisas

A partir do momento em que você assume esse mandamento e o converte em ações práticas em seu dia a dia, você irá se preocupar em compreender esse Deus e a missão enviada por Ele a você a cada dia.

Além disso, irá se dedicar um pouco a cada dia a esse Deus. Assim como a mãe que ama o seu filho não o deixa à mercê, o mesmo é esperado da pessoa que acredita nesse mandamento.

A compreensão é o fator chave para que se saiba o que Deus espera de você. Nesse sentido, o fortalecimento da fé é essencial.

Amar a Deus sobre todas as coisas

Se você ama a Deus e tem fé, ou seja, acredita que Ele sabe o que é melhor para você, esse mandamento guiará todas as suas ações.

O mesmo vale para amar a si mesmo. O desafio é compreender o que é melhor para você segundo o olhar do próprio Deus que age por meio do Espírito Santo, isto é, da fé.

Amar ao próximo como a ti mesmo

Ter fé também implica a prática desse mandamento fundamental. Amar ao próximo é mais complexo do que imaginamos e é preciso que estejamos dispostos a nos libertar dos julgamentos e achismos.

Nesse sentido, fazer o bem sem olhar a quem é de suma importância, visto que não devemos ajudar apenas aquele que conhecemos ou que julgamos que merece a nossa ajuda.

Ter fé não implica fazer qualquer tipo de distinção entre o próximo. Fazer caridade para uma pessoa, grupo ou ONG que realmente necessita é algo que pode corroborar para com o fortalecimento da fé no cotidiano.

Contudo, a fé é ainda mais complexa, porque há pessoas que fazem caridade, mas não conseguem amar e perdoar o próximo. Há sujeitos que até conseguem perdoar amigos, porém, aquela pessoa ainda mais próxima, como pai, mãe e irmãos, não conseguem perdoar e amar.

Perdoar as pessoas que lhe magoaram é algo implícito nesse mandamento, porém, não são todos que conseguem colocá-lo em prática. Saber como perdoar aqueles que fazem parte de nossa convivência é um dos principais desafios, porém, esse ato é de suma importância ao fortalecimento de nossa fé.

Além disso, ao longo de nossas vidas, também precisamos pensar em estratégias que possam impactar a vida do próximo de forma positiva. É essa a nossa verdadeira missão de vida e ela é bastante complexa, porém, essencial.

Enfim, o que é ter fé?

Quando falamos de fé, estamos falando sobre saber viver, respeitar e entender que tudo que vem do mundo espiritual e chega até nós tem uma razão, ou seja, devemos tentar aprender com as situações com as quais nos deparamos ao decorrer de nossas vidas. Isso é ter fé.

E se você tem fé que em sua vida chegarão coisas melhores ou coisas que te ajudarão a evoluir como pessoa, certamente a sua vida se tornará muito melhor. Dito isso, a fé, então, vai se basear em entender que a questão não é o nosso ego, muito pelo contrário, devemos dominar o nosso ego.

Devemos acreditar que a espiritualidade sabe muito mais do que nós mesmos, que tudo que chega é uma oportunidade para aprender, para alcançar a nossa felicidade.

Muitas vezes as pessoas confundem a fé com algo surreal, mas, na verdade, não é, ela é o dia-a-dia, o passo-a-passo. Claro que ela também pode ser algo surreal, desde que você tenha em mente que tudo que é micro é macro.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder