Cuide do seu tempo!

5/5 - (1 vote)

Certamente, todos nós já ouvimos falar sobre a expressão “perda de tempo”, mas, você já passou para pensar o quanto isso pode prejudicar a sua vida.

Pensando nisso, neste post iremos abordar um pouco sobre a importância do fator tempo para as nossas vidas e o quanto a sua perda pode ser prejudicial.

Mas afinal, o que seria “perda de tempo”? A perda de tempo é basicamente o ato de desperdiçar o seu tempo com alguma atividade ou coisa fútil. Dessa forma, entendemos que perder tempo pode ser extremamente prejudicial para que você consiga conquistar aquilo que deseja.

O tempo é seu bem de maior preciosidade, isso porque, sem ele se torna impossível conseguir aquilo que se deseja na vida.

Portanto, é necessário cuidarmos do nosso tempo, porque além de ele ser fundamental para vivermos, ele é também um bem esgotável e, por mais que geralmente não consideramos isso, ele pode acabar a qualquer momento.

Então, é importante que você saiba organizar e usar seu tempo de forma que isso traga benefícios para você. Logo, nessa organização muitas coisas deverão estar envolvidas, principalmente a disciplina e a responsabilidade, pois lembre-se: o tempo é muito importante para a sua vida, por isso é fundamental que o seu tempo seja organizado corretamente.

Reflita!

Quantas vezes já lhe ocorreu deixar de fazer alguma tarefa por conta de utilização do seu tempo, como aquela louça que acabou ficando acumulada ou a cama que você não teve tempo de arrumar antes de ir para o trabalho?

São inúmeras as vezes em que deixamos de fazer simples tarefas pessoais, por não utilizarmos corretamente o nosso tempo, e isso ocorre por diversos motivos.

Reflita

Não dar a devida importância para aquilo naquele momento, talvez por ter outra tarefa mais importante é um destes motivos.

Assim como as distrações, como quando ao acordar pegamos o celular, olhamos as redes sociais e quando percebemos o tempo foi utilizado para isso e já em cima da hora para ir ao trabalho.

Por exemplo, precisamos escolher entre tomar café da manhã e se atrasar alguns minutos no trabalho ou ir direto para o trabalho sem se alimentar para não se atrasar.

Frente a esses cenários, é nosso papel destacarmos sobre a necessidade de se saber utilizar o tempo corretamente.

Utilize seu tempo corretamente!

Para saber utilizar o seu tempo, é importante saber em quais áreas você precisa focar e em qual momento. O tempo que você usa e como o usa interfere muito em sua vida, por esse motivo é importante que você saiba utilizar o seu tempo de maneira positiva para si mesmo.

Utilize seu tempo corretamente

Aproveite seu tempo para criar, ter novas ideias e adquirir conhecimento, claro que, não é preciso que você deixe de fazer as outras coisas que gosta.

Como assistir uma série, ou algo que distraia a sua cabeça, mas, é importante que você saiba controlar o seu tempo e ter equilíbrio sobre o que você irá fazer, existem diferentes maneiras para você usar seu tempo de modo mais eficiente, mas isso irá depender de você mesmo.

Por que é importante saber organizar o tempo?

Tendo sido mencionado anteriormente que a má utilização do tempo pode ser causada pela má organização do mesmo, dessa forma, subentende-se que é importante saber organizar o tempo de maneira eficiente, mas, por que existe esta necessidade?

Saber organizar o tempo é necessário para que você consiga separar as coisas do seu dia.

Por exemplo, imagine a seguinte situação: você planejou estudar três horas por dia durante uma semana para que pudesse obter uma boa nota em uma prova.

Porém, nessas três horas, você só identificou que só consegue se manter focado durante uma hora, e nessas outras duas horas, acaba se distraindo ou fazendo outra coisa que foge daquilo que foi planejado e, como resultado disso, você apenas estuda em um terço do seu tempo separado para isso, qual é o problema nessa situação?

O problema é que você acaba gastando duas horas de forma ineficiente, tempo este que poderia estar sendo utilizado para outra atividade mais útil do que ficar distraído.

Então, seria melhor estudar apenas uma hora, afinal, é o tempo que você conseguiria se manter focado de fato e utilizar aquelas outras duas horas para alguma outra coisa. Por isso, é sim importante saber organizar o tempo, mas tenha em mente que precisamos ser realistas quanto à essa organização.

Além disso, precisamos nos atentar a disciplina e a responsabilidade com aquela distribuição de tempo pré definida, pois apenas organizar seu o tempo corretamente não vai lhe trazer bons resultados por si só.

É necessário também que você tenha disciplina para poder organizar o tempo e responsabilidade para conseguir concluir as tarefas fazendo uso do tempo que foi determinado para elas.

Por que é importante que você tenha responsabilidade e disciplina para organizar o seu tempo?

Podemos dizer que a disciplina é necessária para que você consiga organizar o seu tempo, ao passo que a responsabilidade é importante para que você cumpra com o que foi estipulado, mas, você sabe por quê?

Por que é importante que você tenha responsabilidade e disciplina para organizar o seu tempo

Porque é com a disciplina que você vai definir as suas prioridades e o tempo que irá utilizar para realizá-las.

Enquanto será com a responsabilidade que você irá cumprir os horários, as tarefas e se fazer responsável pelos possíveis problemas que possam vir a ocorrer, os quais, caso ocorram, também dependerão da disciplina para serem resolvidos.

Posto isso, é válido destacar que ambas, responsabilidade e disciplina, também são necessárias para que você não permita que fatores como a preguiça influenciem negativamente no seu tempo.

Logo, você sabe o que é a preguiça e qual é sua influência no tempo? É difícil falarmos de perda de tempo sem citarmos a preguiça, então, para que você possa entendê-la iremos abordar o assunto no próximo tópico.

O que é a preguiça e como ela pode influenciar o seu tempo?

A preguiça pode ser definida como característica ou atitude daquele que apresenta falta de disposição para trabalhar, indolência, falta de pressa para realizar alguma tarefa ou ócio. E ela afeta o seu tempo quando te impede de cumprir com as suas responsabilidades.

Nesse contexto, não estamos dizendo que ter um “dia de preguiça” é necessariamente ruim, na verdade, ter um dia assim, às vezes, te ajuda a ter momentos de reflexão acerca de si e a se esvaziar do estresse e das preocupações para que consiga ficar mais leve e produtivo. Contudo, o excesso de preguiça pode trazer problemas tanto no sentido pessoal quanto no profissional.

O que é a preguiça e como ela pode influenciar o seu tempo

No sentido pessoal, é possível que a preguiça em excesso faça com que você deixe de se relacionar com as pessoas, o que pode ocasionar um desapontamento da outra parte.

Já no sentido profissional, a preguiça pode te atrapalhar na conquista de alguns objetivos ao te impulsionar a apresentar baixo desempenho e produtividade, o que poderá lhe fazer perder a chance de conseguir algo que gostaria.

Logo, é possível inferir novamente que perder tempo pode ser muito prejudicial para a sua vida e a preguiça está relacionada a perda de tempo.

Esta relação ocorre por conta de que, quando a pessoa é preguiçosa ela acaba por perder muito tempo com momentos de preguiça que talvez não fossem necessários para ela, em que esse tempo gasto à toa poderia ter sido aproveitado em algo útil para ela. Desta forma, no próximo tópico iremos abordar os aspectos e as características de uma pessoa preguiçosa.

Quais são as características de uma pessoa preguiçosa?

Existem algumas características inerentes às pessoas preguiçosas, as quais precisamos te apresentar para que você não venha se submeter à elas, sendo essas as seguintes:

● Pessoas preguiçosas caem na zona de conforto: a preguiça é um dos fatores que impulsionam a pessoa para a zona de conforto, e isso ocorre porque a preguiça pode nos levar ao desinteresse, incluindo o desinteresse pelo desenvolvimento pessoal que, por sua vez, acarreta a estagnação dentro da nossa zona de conforto.

Dificuldade em começar alguma tarefa: devido a tendência de se afligir pela energia que iriam gastar em uma tarefa, as pessoas preguiçosas tendem a ter maior dificuldade de começar uma tarefa.

● Dificuldade em ver as recompensas de realizar uma tarefa: devido a preguiça, em alguns casos, ser fruto da mente, com a intenção de esconder o medo de não conseguir realizar uma tarefa ou de encarar uma tarefa a pessoa preguiçosa desenvolve “desculpas” para si mesma, a fim de que não se sinta mal por deixar de realizar tal tarefa.

● Tudo se torna mais difícil do que realmente é: isso ocorre pelo mesmo motivo da dificuldade de ver as recompensas de realizar tal tarefa.
Posto essas características, muitas pessoas confundem a preguiça com a procrastinação, a qual também pode prejudicar o seu tempo de certa maneira, contudo, a procrastinação tem suas diferenças da preguiça.

O que é a procrastinação e qual é a sua diferença para com a preguiça?

Para que você entenda a procrastinação pense que ela é o ato de ficar adiando cada vez mais alguma responsabilidade. Lembra daquele exemplo citado anteriormente sobre a louça?

Estar adiando essa louça é exatamente o ato de procrastinar, porém, nesse caso, você teria tempo para realizar e apenas não realizaria por pensamentos como “é uma tarefa fácil, posso fazê-la depois!”, ou se caso fosse uma tarefa muito complexa na qual você não acredita que consegue realizar, a procrastinação ocorreria pela desmotivação ou tristeza ao compreender que lhe falta capacidade.

Dessa forma, a diferença da preguiça para a procrastinação é que na procrastinação tem-se uma relação com o lado emocional, onde por isso a pessoa procrastina, mas ao se recuperar ela realiza a tarefa sem problema; enquanto na preguiça a pessoa deixa de realizar suas tarefas por preferir não fazer ou fazer apenas aquilo que é do interesse dela.

Nesse contexto, ressalta-se a seguinte questão: mas por que a procrastinação tem relação com o lado emocional? Bom, vamos entender isso no próximo tópico!

A relação da procrastinação com o lado emocional!

A procrastinação envolve o lado emocional do ser humano, porque procrastinar é também definido como uma dificuldade de controle emocional.

Ou seja, o sujeito que está procrastinando, acaba deixando as tarefas para mais tarde, por ter dificuldade de lidar com essas questões que estão pendentes.

Por exemplo, quando temos que lidar com questões difíceis que irão, de certa forma, impactar a nossa vida, constantemente ficamos adiando, e essa ação diz respeito à procrastinação, pois entendemos que não estamos preparados para lidar com isso.

Dessa forma, a procrastinação está ligada como uma espécie de fuga para não ter que lidar com tal situação, diferentemente da preguiça que está relacionada com a falta de vontade e disposição para lidar com alguma tarefa.

Nesse contexto, entendemos que quando procrastinamos e evitamos lidar com as nossas emoções, acabamos perdendo tempo com algo que já poderia ter sido resolvido desde o princípio.

Logo, como vimos que a procrastinação pode ser muito ruim para nós, por isso, no próximo tópico iremos entender como podemos combatê-la.

Como combater a procrastinação?

Para que você possa evitar a procrastinação é necessário ter autoconhecimento. Em outras palavras, é preciso conhecer suas capacidades e seus limites, para que assim possa estabelecer metas que sejam confortáveis e funcionais para você.

O que não somente vai ajudar a ter um melhor controle do seu tempo para resolver aquilo que tem que ser resolvido, como também vai te impulsionar a conseguir cumprir essa tarefa.

Como combater a procrastinaçãoNeste contexto, é importante superar a procrastinação para poder ser mais produtivo em sua vida e para se desenvolver pessoalmente.

Posto isso, em suma, reconhecemos que dar valor para o tempo é fundamental para sermos mais organizados, produtivos e, como consequência, para evitar a procrastinação.

Tais fatores são necessários para que possamos evoluir em todos os aspectos cada vez mais e com mais rapidez.

Portanto, a nossa mensagem de hoje é que você não deve esperar seu tempo acabar para dar valor a ele, comece a organizá-lo para que você tenha mais controle em sua vida e seja feliz por conseguir cumprir com suas metas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui