O cuidado com o corpo está ligado a mente?

Avalie! post

Neste post nós iremos abordar sobre o cuidado com o corpo e a sua relação com a mente, a fim de que você possa compreender a influência que um tem sobre o outro, de modo a começar a praticar esse hábito de cuidar tanto da sua mente quanto do seu corpo, para que assim eles possam estar em sincronia e funcionar adequadamente. Vamos lá!

Cuidar da mente e do seu corpo é fundamental para alcançar o sucesso ou até mesmo se sentir bem com você mesmo.

O que é o corpo e como ele age?

Ainda que você provavelmente já saiba o que é um corpo, ou seja, a nossa estrutura física, entendemos ser pertinente lhe perguntar: você sabe profundamente como seu corpo age e como suas células e órgãos se comportam quando sua mente está mal?

Não é segredo que nosso corpo possui muitas partes, tanto do lado externo quanto do lado interno, e que compreendê-lo totalmente não é uma tarefa fácil.

Dessa forma, é normal que muitas das vezes não consigamos de fato entender o que acontece dentro dele, ou melhor, dentro da nossa mente que atua como um guia para o corpo.

Muitas pessoas associam as dores e os problemas corporais com algum problema nos órgãos ou algo do tipo, e claro, isso não está errado, mas é importante que você saiba que se sua mente estiver mal.

Isso automaticamente também pode interferir no desempenho do seu corpo, onde o mesmo como resposta enviará sinais para que você saiba identificar e resolver esse problema. Portanto, se a sua mente vai bem, o seu corpo também irá.

O que é a mente?

A mente não é só uma coisa que está lá por estar, ela está relacionada com a ideia de retratar as ocupações do cérebro humano no que se refere a eficácia cerebral, funcionalidades cognitivas e comportamentos humanos.

O que é a mente

A mente do ser humano pode ser vista como a competência de pensar e entender, assim como a parte imaterial de uma pessoa, onde a inteligência se encontra.

Ela envolve um grupo de procedimentos que se manifestam de maneira consciente e inconsciente e permite que o ser humano possua a capacidade de obter informações para associá-las, examiná-las e a partir delas tirar suas próprias explicações.

Desta forma, os nossos resultados e pensamentos estão ligados à nossa mente, assim como o sucesso nas mais distintas áreas da vida. Nossas conquistas são resultado do jeito de como olhamos a vida.

Ou seja, do nosso Mindset que significa comportamento ou configuração mental, que nada mais é do que o modo de como um indivíduo pensa, a estrutura dos seus conceitos que têm influência sobre o seu agir.

Nesse contexto, é comum que as pessoas pensem que a mente e o cérebro são a mesma coisa. No entanto, ainda que ambos estejam relacionados, é importante destacar que os dois não são a mesma coisa.

Mente versus cérebro

Ao passo que o nosso cérebro representa a parte física da mente, onde são organizados cada parte de reação do nosso corpo, como por exemplo o lobo frontal que fica na parte frontal do cérebro e é responsável pelos movimentos físicos, aprendizagem, memória e fala, a nossa mente é algo que nós não vemos e é responsável pelos nossos pensamentos e nossa forma de agir em cada experiência de nossa vida.

Responsável pelas nossas habilidades motoras involuntárias e por responder aos comandos do nosso corpo rapidamente, de modo a nos fazer agir.

Nosso cérebro é a parte física que cuida do funcionamento do corpo, enquanto a nossa mente é a parte abstrata que gera o pensamento que estimula o cérebro a agir. Sendo assim, a mente gera o estímulo, à medida que o cérebro aciona a ação.

Corpo, mente e desempenho!

Agora que você pode compreender um pouco a respeito da relação entre o nosso corpo e nossa mente, e a sua influência em nossas conquistas, se você almeja ser uma pessoa bem-sucedida é importante destacar que o alto desempenho contínuo nas suas diversas áreas da vida é fundamental.

Assim, cabe a nós lhe explicar a influência desses dois fatores sobre o nosso/seu desempenho. Vamos conferir!?

Se compararmos o desempenho de um pessoa que conseguiu descansar 8 horas com uma pessoa que apenas descansou 3 horas, baseado em seu período de descanso, qual dessas duas pessoas você acha que teria um maior desempenho em seu trabalho?

É claro que por ter mais disposição a primeira pessoa teria uma maior produção, certo? E quanto a uma pessoa que não consegue se concentrar, ao passo que a outra possui mais foco, qual teria um desempenho maior? É sábio dizer que a pessoa que possui foco.

Sendo assim, com base nessas situações, podemos observar que se tratando do corpo e da mente temos limitações que podem interferir nas nossas ações. Logo, a forma como lidamos com a nossa mente e cuidamos do nosso corpo tem efeito direto no nosso desempenho.

Desta forma, existem alguns cuidados necessários sobre o corpo que podem te ajudar a ter um desempenho físico e mental maior em qualquer área da sua vida, os quais lhe mostraremos nos tópicos a seguir.

Tenha uma boa alimentação

Como vocês já devem saber, ter uma boa alimentação é muito importante para o nosso corpo, pois ela melhora o nosso desempenho físico e mental. Assim, a alimentação saudável é essencial para o organismo ter uma boa performance.

Tenha uma boa alimentação

A nossa estrutura física necessita todos os dias de vitaminas e minerais para trabalhar corretamente e um menu balanceado oferece vários benefícios, tanto para o nosso corpo, quanto para a nossa mente.

Nos proporcionado mais energia e resistência contra doenças como obesidade, diabetes, anemia, entre vários outros tipos de patologias.

Comumente, as pessoas pensam que uma boa alimentação se baseia em comer poucas coisas, mas isso não é verdade, muito pelo contrário é necessário comer vários tipos de alimentos, aquele famoso prato colorido com arroz, carne, verduras, legumes, feijão etc.

Além de consumir bastante frutas e uma coisa que todos já sabem é preciso beber bastante água. A água é o elemento mais importante para a vida, pois constitui 60% a 70% do nosso peso corporal, sendo assim, é recomendado beber 2 litros de água por dia para se manter bem hidratado.

Ter uma boa alimentação te ajudará a ter um alto desempenho no trabalho, em atividades físicas ou em qualquer área da sua vida.

É fato que muitas das vezes com a corrida do dia a dia deixamos de nos preocupar com a nossa alimentação, porém como já foi dito a alimentação adequada é fundamental para nosso corpo e mente. Sendo assim, cabe a nós lhe perguntar: como está a sua alimentação?

Faça atividades físicas

Praticar atividades físicas está além da estética, essas atividades são muito importantes para a saúde física, do coração e da mente. Contudo, mesmo sabendo disso, nem sempre é possível ter tempo ou mesmo incentivo para ter uma prática constante de atividades físicas.

Faça atividades físicas

Entretanto, as pessoas que fazem exercício são mais resistentes a doenças, tem um melhor sistema cardiovascular e tem vários benefícios que ajudam na diabetes e previne a obesidade.

A qual atualmente é um grande problema que tem vários malefícios como doenças cardiovasculares etc.

Assim, as pessoas que não praticam exercícios físicos estão mais dispostas a ter diabete, artrite, hipertensão arterial, entre outras patologias. Realizar exercícios físicos promove benefícios à saúde psicológica, possuindo até mesmo um resultado antidepressivo.

Alguns estudos já confirmaram que a sua prática diminui a ansiedade, reduz o cansaço, e ainda intensifica a autoconfiança.

Desta forma, vale destacar que as atividades físicas podem ser realizadas por pessoas de várias idades, onde até o ato de fazer caminhada já pode ser considerado um exercício físico. Sendo assim, vamos caminhar!?

Saiba o tempo de descansar

Assim como se alimentar bem e praticar exercícios físicos são aspectos essenciais para o aumento de desempenho, dormir bem é uma etapa fundamental para que você possa ter uma mente e um corpo saudável.

O tempo de descanso está relacionado com o saber reconhecer os limites do seu corpo. Logo, reconhecer os seus limites é saber o que você consegue fazer ou não ou até onde o seu corpo aguenta e isso se aplica em atividades físicas, na academia, no trabalho e até mesmo no dia a dia.

Saiba que reconhecer que não consegue fazer algo não é errado. Quando você entender os limites do seu corpo certamente saberá a hora de descansar um pouco e de dar uma desestressada da correria do dia a dia.

É importante ter uma boa noite de sono, para que sua mente e corpo descanse e recupere tudo aquilo que foi gasto ao longo do seu dia. Portanto, procure dormir melhor para que você possa acordar com mais disposição e fazer o seu dia acontecer.

Se você cuidar bem do seu corpo terá mais disposição para correr atrás dos seus objetivos, confrontando o nosso maior inimigo nesse contexto: A preguiça.

Preguiça: nosso maior inimigo

Falar sobre a preguiça significa falar desde um dia de folga, em que abandonamos as tarefas para descansar, até a indisposição em continuar ou começar alguma atividade física ou mental.

De acordo com dicionários, a preguiça compreende a falta de disposição para fazer determinada obrigação, e está relacionada à lerdeza ou cansaço e, frequentemente, à desatenção na execução de tarefas.

Desta forma, é sábio dizer que ela pode afetar definitivamente nosso desempenho no dia a dia. E como ela trabalha? Bom, o nosso cérebro geralmente quer de alguma forma guardar energia, como se vivêssemos em economia de energia todo dia.

Preguiça nosso maior inimigo

Assim, quando ele não percebe algo atrativo para que o seu corpo possa gastar essa energia ele não gera o estímulo para a ação, resultando no que chamamos de preguiça.

O nosso cérebro não vê vantagem em gastar energia em algo que para ele não trará lucros, pois ele sempre foi acostumado a querer realizar as coisas mais fáceis e rápidas, de modo a poupar o máximo de energia para algo mais vantajoso.

Sendo assim, é necessário trabalhar com o nosso cérebro todos os dias para que assim a preguiça seja evitada, pois somente a controlando você conseguirá encontrar um equilíbrio entre sua mente e seu corpo.

Como ter o equilíbrio entre a mente e o corpo

Agora que você já sabe que a mente está relacionada com o corpo é necessário encontrar um equilíbrio entre eles. Assim, é possível definir esse equilíbrio como a conquista de sentimentos bons que possam ocasionar bem-estar físico e mental.

Como ter o equilíbrio entre a mente e o corpo

No entanto, ainda que equilibrar o corpo e a mente possa parecer ser uma coisa difícil, na verdade ela não é tão complicada assim.

Existem atitudes simples que podem te ajudar a obter o equilíbrio entre esses dois fatores, portanto, preste atenção nessas dicas que vamos te dar.

● Tenha responsabilidade para cumprir o planejamento e alcançar os seus objetivos;

● Realize exercícios físicos, uma vez que o nosso corpo precisa de cuidados;

● Tenha autoestima, ou seja, confie mais em você mesmo e nas suas habilidades.

● Tenha boa alimentação, umas vez que ela é muito importante para a sua saúde;

● Tenha um bom descanso, assim, é recomendado dormir 8 horas por dia;

● Realize uma meditação, uma vez que, dentre os seus diversos benefícios, ela controla ansiedade, melhora concentração e proporciona paz interior;

● E busque equilíbrio emocional, a fim de que você tenha controle das suas emoções.

Agora só depende de você

Agora que você sabe que o cuidado com o nosso corpo está ligado à mente e a forma como tratamos os mesmo tem influência em nosso desempenho, nas mais diversas áreas da vida, estar atento a essas dicas pode mudar a sua vida positivamente.

Manter o equilíbrio entre a mente e o corpo é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável e feliz. Entretanto, isso não é algo que acontece da noite para o dia. É necessário uma mudança de comportamento progressiva que vai sendo adquirida ao longo do tempo. Por isso, o conselho que podemos te dar é:

Faço hoje, comece hoje e viva feliz. A sua mudança só depende de você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui