Conteúdo

Avalie! post

ALCANÇAR O SUCESSO

Não é segredo que o alcance do sucesso é algo almejado por muitas pessoas e que a sua conquista não é uma tarefa fácil. Ser uma pessoa bem-sucedida demanda esforço e competência para determinar os seus objetivos e conquistá-los, sejam eles no dia a dia ou com o tempo.

Sendo assim, podemos dizer que o sucesso não é algo que acontece em um passe de mágica, mas sim uma conquista que resulta de esforços e empenhos.

alcançar o sucesso

Provavelmente, você conhece ou já deve ter ouvido falar sobre alguma arte marcial que tem como marco de evolução a troca de faixa como, por exemplo, muay thai, karatê, judô, kung fu, dentre outros.

É sábio dizer que, para que um indivíduo consiga fazer a troca da faixa, precisa treinar bastante, ter foco, persistência, disciplina, humildade, aprimorar-se a cada dia, enfrentar os mais graduados, o que, em geral, resume-se em se esforçar bastante.

Contudo, é fato que os níveis vão ficando cada vez mais difíceis, assim como a responsabilidade em avançar e manter esses níveis. Logo, assim como nas artes marciais, o caminho para o sucesso consiste em uma escadinha que você vai construindo e subindo de pouco em pouco.

O QUE É SUCESSO?

Se um gênio da lâmpada aparecesse na sua frente e lhe desse a oportunidade de fazer um pedido relacionado ao seu sucesso de vida, o que você pediria? Muito dinheiro? Uma mansão? Carros de luxo? Fama, talvez? Qual seria o seu pedido?

Ainda que muitas pessoas relacionem o sucesso com o dinheiro ou riquezas, podemos dizer que nem sempre ele está ligado a essas concepções. Sendo assim, é fato que o sucesso é algo particular, de modo que cada pessoa o vê de um jeito diferente.

Ter sucesso não é somente ter dinheiro, pois, para algumas pessoas, ter sucesso pode se basear em ter uma vida com saúde, ter uma família estável ou até mesmo ter um bom relacionamento com as pessoas.

Contudo, tendo em vista que o sucesso varia de pessoa para pessoa, independentemente de qual for, é fato que ele sempre estará relacionado às 4 áreas fundamentais da nossa vida, as quais abordaremos nos tópicos a seguir.

ÁREAS FUNDAMENTAIS DA VIDA

Considerando que o sucesso sempre estará relacionado com as quatro áreas fundamentais da nossa vida, conhecê-las é fundamental. Sendo assim, são as quatro áreas fundamentais da nossa vida:

● Vida pessoal: envolve o desenvolvimento intelectual, emocional e físico;
● Vida profissional: envolve a área financeira, contribuição social e carreira;
● Relacionamentos: envolve os relacionamentos sociais, amorosos e familiares;
● Qualidade de vida: envolve os momentos de lazer, espiritualidade e saúde.

Cada uma dessas áreas demanda desenvolvimento contínuo. Quando elas estão em equilíbrio, nossa vida se torna melhor, assim como o nosso desempenho perante o mundo.

A conquista do sucesso está atrelada ao desenvolvimento de cada uma dessas áreas da vida. Sendo assim, nos tópicos a seguir, traremos alguns aspectos relacionados ao sucesso nessas áreas. Vamos conferir!

SUCESSO NA ÁREA PESSOAL

É certo que o sucesso pessoal está relacionado com a área pessoal da nossa vida, a qual compreende o bem-estar e saúde, o aspecto intelectual e o equilíbrio emocional.

Desta forma, podemos dizer que o desenvolvimento intelectual envolve o desenvolvimento contínuo das suas capacidades e habilidades, além da obtenção de conhecimento, o que permite a compreensão de tudo o que está ao seu redor.

Por outro lado, o desenvolvimento emocional está relacionado com a capacidade de sentir, entender e diferenciar as emoções de modo a ser capaz de autorregular esses elementos em diferentes situações.

Por fim, o desenvolvimento físico está associado à prática de exercícios físicos e alimentação saudável o que, como reação do organismo, promove mais disposição e energia, aumenta a autoestima e diminui o surgimento de doenças.

Posto isso, não é segredo que alcançar o sucesso nessa área da vida implica cuidar da sua condição física a partir da prática de exercícios físicos diários e alimentação adequada, além de seu desenvolvimento intelectual com a realização de leituras e educação continuada com cursos que lhe interessam e realização de um check up anual com seu médico, a fim de verificar a sua saúde.

Estar em um desenvolvimento pessoal contínuo é essencial!

Sendo assim, nos resta perguntar: Como a sua vida pessoal está? Já alcançou o sucesso nessa área?

SUCESSO NA ÁREA PROFISSIONAL

É comum que, muitas pessoas relacionem o sucesso profissional com o sucesso financeiro, já que é preciso de dinheiro para obter bens materiais. Contudo, é importante você ter em mente que nem sempre esse sucesso está ligado ao dinheiro.

sucesso financeiro

Por estar relacionado com a área profissional da nossa vida, a qual compreende os aspectos financeiros, a contribuição social e a carreira.

Ser uma pessoa de sucesso profissional, nem sempre significa ser uma pessoa famosa ou de status, mas sim conquistar um objetivo estabelecido por você mesmo em seu aspecto profissional.

Ainda que o sucesso profissional tenha relação com conquistas e realização de desejos, é certo que, assim como nas demais áreas fundamentais da vida, o significado do sucesso profissional pode ser diferente para cada pessoa, estando, muitas das vezes, relacionado com questões de cargos, salários, títulos, aquisição de conhecimento, tempo disponível fora da empresa, segurança ou status.

Logo, o primeiro passo para que você consiga alcançar o seu sucesso está em entender as suas características e habilidades a fim de direcionar a sua carreira para o sucesso. É necessário agregar continuamente valor ao seu trabalho e a você para que você consiga ser bem-sucedido profissionalmente.

Sendo assim, aí vai uma dica: entenda e gerencie os seus desejos, as suas habilidades, atitudes e recursos, sempre tendo em mente que o único que pode determinar o seu sucesso profissional é você mesmo.

SUCESSO NA ÁREA DO RELACIONAMENTO

Posto que por natureza o ser humano é um ser social, é válido mencionar que os relacionamentos são fundamentais para a vida em sociedade. A cada passo que damos nos relacionamos com algo ou alguém, sejam estes a nossa família, vizinhos, colegas de trabalho, professores, comerciantes ou desconhecidos.

sucesso relacionamento

Sendo assim, cada vínculo, desde os primários (mãe e filho) até os secundários (demais relacionamentos estabelecidos ao longo da vida), são cruciais para a nossa sobrevivência e desenvolvimento.

É sabido que se relacionar com pessoas, às vezes, pode não ser uma tarefa fácil, visto que cada indivíduo possui características, opiniões e estilos próprios.

Provavelmente seja por isso que muitas pessoas acreditam que o ato de saber se relacionar com as pessoas é uma arte. Desta forma, a arte de se relacionar envolve saber lidar com nossos estados mentais e com os do próximo, a fim de entender o modo de agir do outro a partir de um visão empática e respeitosa.

O respeito sem dúvidas é a base de todas as relações. Por isso, ainda que alcançar o sucesso nessa área possa não ser uma tarefa fácil, se colocar no lugar do outro pode facilitar esse processo.

É importante que você saiba que não existe um relacionamento de sucesso, mas sim o sucesso no relacionamento. Ter sucesso na área do relacionamento depende de você, ou seja, da forma em como você se relaciona com as pessoas. Sendo assim, como anda os seus relacionamentos?

SUCESSO NA ÁREA DA QUALIDADE DE VIDA

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30% dos trabalhadores no mundo sofrem de estresse, ansiedade ou depressão?

As pessoas estão tão envolvidas em suas rotinas, com as suas obrigações no trabalho, em casa e em outros lugares que, muitas das vezes, se esquecem de separar um tempo para cuidar da sua qualidade de vida. Entretanto, ter qualidade de vida é essencial para todo mundo.

Uma boa saúde implica no combate ao estresse físico, psicológico e mental e as atividades de lazer são grandes aliados nessa batalha. Elas além de servirem como entretenimento, promovem momentos de descanso e, consequentemente, melhoram o desempenho e a disposição.

Fazer um passeio com a família, assistir a um filme, escutar músicas, ler um livro, praticar um esporte, ter contato com a natureza, fazer uma caminhada, entre outras atividades de lazer promovem bem-estar e qualidade de vida.

Assim, o desenvolvimento da espiritualidade também abrange o âmbito da qualidade de vida, a qual alimenta nossa motivação e desejo de conquistar os nossos sonhos. Ela é responsável por dar sentido à nossa existência.

Por isso, cuidar da sua saúde mental, física e espiritual é fundamental. Entretanto, de fato, todas as pessoas querem uma boa qualidade de vida e buscam a todo momento o sucesso nesse âmbito, mas nem sempre se propõe a realmente cuidar de si mesmo.

O sucesso na área da qualidade de vida implica em tirar um tempo para cuidar de você, da sua espiritualidade, saúde e lazer. Portanto, aí vai uma dica: cuide-se!

QUAL A PARTE MAIS DIFÍCIL DE SER UMA PESSOA BEM-SUCEDIDA?

Primeiramente, é importante que você saiba que o sucesso não é algo padrão e que também não acontece em um passe de mágica. Esse processo de conquista é algo construído e quem o faz e o conquista é você.

Sendo assim, se você alcançou o sucesso nessas áreas fundamentais da vida, provavelmente você deve estar realizado, porém, o sucesso é algo que precisa de manutenção, ou seja, de atenção às áreas que foram totalmente alcançadas e até naquelas que ainda não foram inteiramente alcançadas.

Desta forma, podemos dizer que a parte mais difícil da trajetória do sucesso não está em alcançá-lo, mas em mantê-lo. Como o sucesso é algo construído, se não houver manutenção, ele irá acabar se desfazendo com o tempo.

Existem milhares de pessoas que, por exemplo, já alcançaram o sucesso financeiramente, mas, depois de um período, acabaram perdendo todo o seu dinheiro e fama. São episódios como este que demonstram que sucesso demanda a manutenção, sendo essa a parte mais difícil de ser uma pessoa bem-sucedida.

POR QUE O SUCESSO EXIGE MANUTENÇÃO?

Cada área da nossa vida exige uma atenção especial. Ainda que, por exemplo, você já tenha conseguido alcançar o sucesso no âmbito profissional, pois tem um bom emprego, uma vida financeira boa e um status legal, cuidar da sua vida pessoal, dos seus relacionamentos e da sua qualidade de vida também é importante.manutenção

Do que adianta trabalhar horas e horas, receber bastante dinheiro e não ter tempo para gastá-lo ou, então, viver doente por não cuidar direito da sua alimentação ou desrespeitar o limite do seu corpo, não se permitindo ter um tempo para descansar ou relaxar?

Qual a vantagem em ser rico, mas não saber se relacionar com as pessoas ou saber se relacionar com as pessoas de fora, mas viver preocupado com as coisas em casa?

Tenha em mente que cada área deve ser tratada de acordo com as suas necessidades e é por esse motivo que o sucesso exige manutenção, ainda que algumas áreas demandem mais atenção que outras. Sendo assim, é sábio dizer que o sucesso depende de você e se você não cuidar dele, certamente você irá regredir.

POR QUE É DIFÍCIL MANTER O SUCESSO?

Comumente, muitas pessoas, quando alcançam o sucesso, acabam entrando em um estado de conforto, esquecendo-se de continuar se aperfeiçoando e aprendendo coisas novas. No entanto, é importante que você saiba que esse comportamento é o maior vilão do processo de desenvolvimento das pessoas.

Por que é difícil manter o sucesso

Quando a busca pelo aprimoramento e aperfeiçoamento não ocorre, a consequência disso resulta no que chamamos de estagnação, podendo futuramente ocasionar a regressão.

Tendo em vista que o mundo está em constante evolução, a busca pelo processo de adaptação a essas mudanças é importante para que você mantenha o seu sucesso, pois, se não conseguir se adaptar e evoluir junto com o mundo, muito provavelmente acabará ficando para trás.

COMO MANTER O SUCESSO?

Como dito anteriormente, o maior desafio enfrentado por quem já conquistou o sucesso é conseguir mantê-lo. Mas afinal, como você pode fazer isso?

Bom, infelizmente não existe uma fórmula mágica que lhe garante o sucesso pleno, porém, existem algumas atitudes e comportamentos que podem te ajudar a manter o seu sucesso. Vamos conferir:

● Manter o foco, independentemente se o sucesso já foi conquistado;
● Investir no autoconhecimento para que, assim, você possa conhecer mais sobre si e suas habilidades, pontos fortes e fracos, dentre outras características;
● Estabelecer metas realistas;
● Ter responsabilidade com as suas metas e consigo mesmo;
● Viver um dia de cada vez;
● Reconhecer seus limites;
● Ter uma mente positiva;
● Ser grato.

Cada uma dessas atitudes devem ser trabalhadas diariamente sempre sobre o pensamento de que a formação do sucesso ocorre a partir de atitudes e pensamentos positivos e contínuos.

Logo, semelhante ao exemplo das lutas marciais, se você se esforçar, consequentemente, conseguirá alcançar seus objetivos! E, quando chegar no topo, mesmo sendo uma faixa preta, é importante acordar todos os dias como se ainda fosse uma faixa branca.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder