De que é feita a vida? Quais mudanças você espera para sua vida?

Conteúdo

Avalie! post

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre uma questão de suma importância para que possamos compreender as circunstâncias que afetam, de maneira direta ou indireta, a vida de um ser humano em todas as suas áreas, desde a vida pessoal até a profissional, sendo essas as mudanças.

Gostaríamos que a partir desse post você comece a refletir sobre a vida e a maneira como muitos de nós agimos quando nos deparamos com questões que podem trazer algum tipo de mudança em nossas vidas.

Desse modo, para dar início a essa discussão, pedimos que você pense na seguinte questão: que mudanças você espera para a sua vida?

O ato de esperar

Você já reparou que a maior parte das pessoas estão esperando por algo ou alguém ao longo de toda a vida? É como se houvesse algo dentro de nós que nos motiva a sempre esperar pela resolução de nossos problemas ou por alguém.O ato de esperar

Por exemplo, há pessoas que esperam que o príncipe encantado perfeito apareça do dia para a noite.

Há aquelas pessoas que afirmam que querem muito se casar, mas que só irão quando o sujeito perfeito aparecer.

E até aquelas que determinam características específicas que essa pessoa que esperam precisa atender.

Mas, no final das contas, essas pessoas criam muitas expectativas em cima daquilo que desejam e passam a vida esperando por algo que talvez nunca venha a se concretizar, porque acreditam que a espera trará isso para elas sem que precisem fazer nada.

A espera por algo e as suas consequências

Com base em nossos exemplos, podemos perceber que essas pessoas esperam por esse alguém, contudo, não fazem nada para encontrar o indivíduo que, do seu ponto de vista, é perfeito. Ficam esperando um dia tropeçar na rua, por um acaso, com esse sujeito.

Há, também, pessoas que esperam pelo sucesso financeiro e acreditam que a partir do momento em que montarem um negócio terão acesso ao sucesso e, com o CNPJ em mãos, já serão pessoas muito bem-sucedidas.

Com isso, passam a afirmar e a achar que poderão viajar a qualquer momento, conhecer pessoas influentes, ter a melhor casa, dentre outras questões, do dia para a noite.

No entanto, o maior problema desse tipo de pensamento é que as pessoas acabam não fazendo absolutamente nada para alcançar aquilo que desejam, mesmo que esse desejo seja algo possível de ser alcançado com um pouco de esforço.

São pessoas que acabam tendo uma vida frustrada, pois as oportunidades de conseguir aquilo que queriam foram perdidas pelo ato de esperar que as coisas acontecessem sem nenhum esforço, de modo a não alcançarem os seus sonhos.

O processo da mudança

Tudo na vida é um processo e um recomeço. Ou seja, para que consiga alcançar aquilo que deseja você precisará realizar mudanças em sua vida e em você mesmo. É necessário que passe por um processo para que consiga chegar aonde deseja, pois somente a espera não te trará isso.

Desse modo, se está esperando pelo príncipe ou pela princesa “perfeito/a”, em primeiro lugar, você precisa se tornar essa pessoa que está buscando. Ou, se aquilo que você quer é um relacionamento saudável, então, primeiro, terá que desenvolver relacionamentos pessoais e interpessoais que sejam saudáveis, o que não é fácil, pois nenhum tipo de relacionamento é fácil.O processo da mudança

Por isso, a fim de que possamos pensar nesse processo de mudanças, é preciso que desloquemos de uma visão egocêntrica, pois o egocentrismo não permite que enxerguemos as mudanças que precisamos realizar para alcançar nossos objetivos.

Entretanto, também é importante que prestemos muita atenção naquilo que estamos desejando alcançar e se esse processo vai trazer coisas boas para as nossas vidas.

Por exemplo, se você busca por uma pessoa de uma maneira superficial, se importando somente com a aparência externa, você terá que buscar por essa aparência externa, contudo, se o caráter interior não for considerado, saiba que mais para frente isso pode trazer problemas ao relacionamento e, consequentemente, a sua vida como um todo.

Tome cuidado com a busca pelo superficial

Essa é uma questão que afeta todas as áreas de sua vida. Se você está muito preocupado com as questões exteriores, os aspectos interiores, que são de suma importância, serão descartados, de modo que você terá acesso apenas ao superficial.

Entretanto, o interior é o que faz com que consigamos evoluir enquanto seres humanos, é o que nos permite crescer e amadurecer.

Dessa forma, a partir do momento em que escolhe focar somente nos aspectos exteriores de sua vida você não se permite se desenvolver e melhorar como pessoa, o que vai fazer com que você se torne uma pessoa superficial e vazia, e isso pode trazer vários problemas para as diversas áreas da sua vida, podendo afetar tanto os seus relacionamentos quanto a sua vida profissional.

Posto isso, se mesmo estando ciente de tudo isso você ainda é alguém que se preocupa com o exterior, é preciso que saiba que isso ainda vai exigir um longo processo. Por exemplo:

Ter muitos cuidados com a parte estética, frequentar academias, dar uma maior atenção a suplementação etc., pois nenhuma mudança, independente de qual seja, acontece da noite pro dia.

As mudanças não acontecem da noite para o dia

Existem pessoas que desejam montar um negócio porque acham que vão ficar ricas da noite para o dia, porém, elas estão equivocadas, pois para que a mudança seja, de fato, viável, é preciso que esses sujeitos passem por um processo.As mudanças não acontecem da noite para o dia

No caso do empreendedor, é necessário que ele saiba lidar com o seu negócio. Ele precisa encontrar o público certo para consumir seu produto e/ou serviço, formar uma boa equipe, ter uma boa gestão, eliminar aquilo que não funciona, desenvolver-se em sua área para que ele se torne um negócio competitivo, etc.

Esses aspectos são primordiais para que um gestor chegue ao sucesso almejado, o que pode ser demorado, de modo a levar dez, vinte ou até mesmo trinta anos.

Tome cuidado com a ilusão

Muitas pessoas sustentam a ilusão de que quando conseguirem abrir os seus negócios poderão trabalhar poucas horas por dia e ainda sim ter muito sucesso em seus negócios.

Entretanto, é quase impossível conquistar algum sonho sem nenhum tipo de trabalho árduo, e as pessoas que vendem esse tipo de sonho sabem que estão vendendo irrealidades, pois elas mesmas precisam trabalhar muitas horas, ou ainda trabalham, para conseguir chegar e se manter onde estão.

Por isso, para que você não se deixe levar por esse tipo de ilusão e venha a se frustrar, é necessário que você tenha em mente que aquilo que deseja agora pode levar muitos e muitos anos para ser concretizado.

Logo, é essencial que saiba que tudo isso é um processo e que nada irá acontecer de forma instantânea.

Os processos que a vida nos pede

Entender a vida como um processo é o primeiro passo para vivermos ela aproveitando a cada momento. É necessário que tenhamos constância naquilo que desejamos para nós e que nos fará bem.

Dessa forma, para que essa questão fique mais clara há uma analogia muito interessante pela qual podemos refletir. Suponhamos que uma pessoa esteja gorda e se sentindo infeliz com o seu peso.

Mesmo que essa pessoa opte por realizar uma cirurgia bariátrica, há todo um processo anterior e posterior que irá exigir uma mudança de postura e aquisição de hábitos de vida mais saudáveis.

É um processo que, por exemplo, exige o consumo de uma menor quantidade de calorias e um maior gasto calórico para que ela consiga, de fato, emagrecer.

Dessa forma, o que é interessante nesse processo é que ele nunca tem um fim, assim como o que ocorre em nossas vidas, pois para que essa cirurgia tenha um efeito duradouro, todos os dias essa pessoa precisará se esforçar para que continue bem fisicamente.

Caso ao contrário, se ela voltar a comer de uma maneira errada, todo o seu esforço será em vão, o que ocorre com muitas pessoas, pois não encaram isso como um processo. Logo, é necessário que encaremos a vida como um processo.

Entenda o processo como algo crônico

Todo processo é crônico. Por exemplo, pode ser que a pessoa esteja andando pelas ruas e encontre o seu príncipe encantado.

Contudo, o que essa pessoa deve fazer para manter esse romance e para que a pessoa continue a corresponder às suas expectativas?Entenda o processo como algo crônico

A maior parte dos filmes de comédia romântica vendem uma imagem positiva de um dado relacionamento. Mas você já parou para pensar o que acontece após esse “final feliz”?

Na prática, para que você vivencie, de fato, um casamento feliz, respeitoso e saudável, é preciso lapidar essa relação a cada dia.

A maior parte dos casamentos acabam fracassando porque quando o casamento não é lapidado não se tem como prosperar, pois, há estagnação.

Como lapidar uma relação?

Conflitos constantes podem ser o motivo para o fim de qualquer tipo de relacionamento. Dentro de um casamento, esses conflitos começam a ocorrer quando o casal esquece que esse tipo de relacionamento exige que eles dois sejam um.

Ou seja, quando a opinião e as vontades do outro não está sendo respeitada. Nesse contexto, o “feliz para sempre” só se torna uma realidade quando as pessoas envolvidas em um relacionamento estão dispostas a tornar ele o mais saudável possível para ambos, e é isso que significa lapidar um relacionamento.

Para lapidar um casamento, é necessário que as duas pessoas envolvidas tenham a consciência de que é necessário haver cumplicidade no casamento, ou seja, ambas precisam ter os seus interesses considerados e entrar em um acordo a respeito da resolução de um conflito.

A harmonia é o motor para qualquer relação.

Assim, a fim de que você possa vivenciar uma mudança efetiva, entenda que é necessário estar disposto a chegar a ela.

Como promover a mudança em minha vida?

A partir do momento em que você acorda e passa a viver o dia que vem pela frente, é preciso promover a mudança que almeja em suas atitudes diárias. Ter uma lista com tudo o que você almeja e deseja conquistar ao longo de toda a sua vida é de vital importância para que saiba como agir no amanhã para atingir essas metas.

Os objetivos que você irá listar devem refletir as suas metas a curto, médio e longo prazo. É necessário que você saiba, também, a direção que está seguindo. Analise o que você já fez e que ainda fará para alcançar todos os objetivos listados.

Também é preciso que você mantenha claro em mente que o recomeço de uma pessoa é iniciado a partir do momento em que ela acorda. O recomeço está ligado às novas escolhas que você fará para que chegue a essa mudança almejada. É primordial que, nesse exercício, você defina o que é importante para si. Isto irá lhe guiar durante toda a sua vida.

Você decide o que é importante para você

Embora partamos do exemplo de um relacionamento marcado pelo conflito e pela briga, esta é uma questão que se reflete nos mais diversos contextos.

Pensemos em um exemplo prático: havia uma mulher que estava gritando com o seu marido porque este não levou para a viagem do casal uma camisa que ela gostaria que ele colocasse durante a viagem.Você decide o que é importante para você

Assim, ela passou a acusar o marido por falta de sensibilidade, pois foram em um shopping, antes da viagem, justamente para que o marido comprasse a camisa para a viagem.

E então, ela quis que o marido admitisse que ele era o culpado por aquele conflito.

Contudo, certamente, nesse conflito, o marido não estava entendendo o porquê de a esposa insistir tanto para que ele utilizasse aquela camisa em específico.

A briga não fazia sentido, porém, tinha-se um clima de ódio e tensão entre este casal.
Estamos chamando a sua atenção para esse tipo de conflito pelo fato de que são situações como essa que fazem com que uma relação chegue ao fim.

A mulher resolveu dar uma importância muito grande para a camisa esquecida, e nessa briga por algo muito trivial, a mulher esqueceu que há uma pessoa que escolheu compartilhar a vida com ela, e que quando se compartilha a vida com alguém a experiência vivida juntos deveria importar mais do que pequenos detalhes.

Com base nesse exemplo, é importante que você escolha, por meio das suas ações, o que é mais importante em um cenário e quais são as mudanças que você quer em sua vida.

Essa mudança precisa começar o quanto antes, e aos poucos, pois tudo é um processo, e esse processo nunca acaba, porque ele precisa ser mantido para que as mudanças para melhor continuem acontecendo.

Deixe um comentário

Adquira seu Livro Impresso! Seu DESCONTO termina em:

Minutos
Segundos

Get my tips directly now! Ready to start?

Pellentesque id nibh tortor id aliquet lectus proin nibh nisl.

Você vai receber seu livro em casa… frete grátis

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder